Mercado

Você está preparado para vencer a crise?

Você está preparado para vencer a crise?
Compartilhar | Comentar

E aí pessoal! Semana passada eu estive no Meeting do Ateliê Oral e hoje vim contar para vocês um pouquinho do que aconteceu por lá.

O primeiro dia foi totalmente focado em gestão e uma das melhores palestras foi a do Ricardo Amorim. Ele é um dos maiores economistas do país, o brasileiro mais influente do Linkedin e uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, segundo a Forbes.

Anotei alguns pontos que ele abordou em sua palestra e resolvi escrever este artigo para vocês. Em um momento onde todos falam de crise, o Ricardo foge disso e nos dá esperança que em um futuro (tomara que breve) o país cresça em um ótimo ritmo.

Sobre a palestra no Meeting Ateliê Oral

A palavra do ano é crise. Crise moral, crise política, crise econômica. Não se fala de outra coisa!

A notícia boa dessa história é que crises sempre precedem bons períodos de expansão. O Ricardo comprovou isso muito bem com um gráfico do PIB Brasileiro dos últimos 115 anos. Ele mostra que após todas as crises do país, tivemos pelo menos 3 anos de crescimentos subsequente maior que 5 % ao ano.

Infelizmente, não temos como saber quando essa nossa crise vai passar, mas sabemos que ela vai. Quando for, muitas oportunidades boas irão surgir e quem estiver mais preparado vence o jogo.

Novas oportunidades:

– 1º Demanda reprimida

Em tempos de crise, as pessoas costumam postergar gastos não essenciais, ou seja, as pessoas não estão indo tanto quando deveriam ao dentista.

Sempre que a crise vai embora, acontece o contrário: as pessoas voltam a saciar essa necessidade e resolvem todos os problemas que ficaram para trás. O que quer dizer que quem estiver preparado para atender essa demanda reprimida sai na frente.

– 2º Aumento da classe média

Esse é um fenômeno muito comum em países emergentes que estão crescendo. Quando acontece, essa nova classe média quer gastar mais com saúde e educação. Isso significa que ao final da crise, a nova classe média irá investir seu dinheiro em nossos consultórios e clínicas.

– 3º Pessoas indo embora do país

Todo dia, 50 novas famílias estão indo embora do país e com isso perdemos mão de obra. Quando a crise acabar, as pessoas que resistirem não só terão mais demanda, como também menos concorrência.

– 4º O interior cresce mais que os centros

O mundo nunca foi tão rico! Consequentemente, a população nunca comeu tão bem quanto agora. Essa é a melhor notícia que poderíamos receber e sabe por quê?

O nosso país possui as melhores condições climáticas e espaço para plantio do planeta. Isso está fazendo com que o interior do país cresça mais que os grandes centros. E onde a população é mais carente de serviços odontológico de qualidade? No interior! Se você quiser estar na frente nos próximos anos, venda seu Honda ou sua 320 e compre uma Hillux. #ficaadica 😉

Para completar a palestra do Ricardo, eu escrevi sobre algumas mudanças que estão interferindo diretamente no futuro da nossa profissão.

– 5º Busca por facetas maior do que silicone

Pela primeira vez na história um tratamento estético teve mais procura que silicone, o que nos levar a compreender que nunca se falou tanto de odontologia.

– 6º Botox na odontologia

Nós, cirurgiões-dentistas conquistamos o direito mais do que merecido de usar botox e preenchedores para fins estéticos.  Além de aumentar o prestígio da nossa profissão, isso também é uma nova fonte de renda, o que gera uma previsibilidade para as nossas clínicas e consultórios.

– 7º Clínicas populares em crise

As pessoas estão buscando cada vez mais tratamentos melhores, isso significa que elas não estão mais aceitando restaurações de 10 minutos. Quando a crise acabar as pessoas vão ter ainda mais dinheiro e buscarão por tratamentos de qualidade.

– 8º Dentistas interessados em gestão

Eu confesso que fiquei muito orgulhoso de ver quase mil colegas em um auditório vendo um dia inteiro palestras não técnicas. Essa é uma das grandes mudanças da nossa odontologia: enxergar nosso consultório como um negócio.

Para finalizar, foque na sua profissão, aprenda mais, melhore a gestão do seu negócio, aprimore seu atendimento e leve seu consultório para um outro nível, pois o futuro nos reserva grandes oportunidades.

Contem comigo, contem com o Simples Dental, e conte com todos seus colegas! #juntossomosmelhores.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.