Outros

Você sabe descartar corretamente os resíduos?

Você sabe descartar corretamente os resíduos?
Compartilhar | Comentar

Há muito tempo a sustentabilidade tem se tornado o foco de muitos debates, não é mesmo? Mas, enganam-se os dentistas que pensam que no consultório não há muito o que fazer para ajudar. E hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos te mostrar como você pode contribuir para reduzir os efeitos negativos.

Cada profissional precisa ter a orientação, saber manusear e cumprir as normas de qualidade e segurança quanto ao radiodiagnóstico e descarte de resíduos gerados pelo atendimento ao paciente.

Você sabia que a alguns anos atrás, o resíduo do serviço de saúde (RSS) era descartado assim como o lixo domiciliar? Não precisamos de muitas explicações para entender o quanto transportar, tratar e alocar esse tipo de material da mesma maneira que o lixo comum é perigoso.

Mas, para corrigir esta prática, em 2004 entrou em vigor a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 306, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde estão definidas as classificações dos RSS e qual o devido gerenciamento a ser dado para cada grupo.

O gerenciamento correto dos resíduos do consultório tem como benefício:

– Minimizar a produção de resíduos com potencial de contaminação ou com elevada toxicidade, promovendo a substituição de materiais, reciclagem e segregação;

– Proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e eficiente;

– Redução da ocorrência de acidentes de trabalho;

– Preservação do meio ambiente e da saúde pública;

– Redução do custo do processo de inutilização.

Uma pesquisa realizada pelo CBMRJ em 2010, apresentou dados preocupantes sobre o descarte de resíduos odontológicos. Confira!

Capturar

Para que esta estatística não se mantenha desta maneira, você pode tomar pequenas atitudes e alinhar o processo com toda a equipe de trabalho do consultório.

– Sensibilize todos os envolvidos e os oriente quanto ao risco da destinação incorreta;

– Leia mais sobre o tema e conheça todos os tipos de resíduos que são gerados no seu ambiente de trabalho;

– Elabore um fluxo ou um descritivo das etapas de manejo do resíduo para que este material possa ser consultado em caso de dúvidas;

– Contrate uma empresa especializada no segmento para fazer a coleta, tratamento e alocação ideal destes resíduos.

Na nossa loja virtual, você encontra departamentos específicos de Biossegurança e Descartáveis para comprar de maneira rápida e fácil todos os itens que precisa para garantir a sua saúde, da equipe, do paciente e do meio ambiente.

Fique atento aos detalhes, seja crítico e assim, garanta que todos estejam fazendo o seu trabalho da maneira correta.

Fonte: CBMRJ

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.