Da Boca Pra Fora · [BLOG] 10 erros que impedem sua clínica de crescer
Existem erros comuns que estão impedindo a sua clínica odontológica de ser um sucesso.
Afinal, como qualquer outro negócio, conseguir controlar o financeiro, treinar equipes, vender tratamentos e oferecer um bom atendimento requer muitos cuidados.
A faculdade de odontologia não ensina a administrar um consultório. Elas formam bons técnicos, mas não gestores. Por isso, muitos dentistas cometem erros graves que impedem sua clínica de crescer.
Por isso, neste artigo, você vai conhecer 10 erros comuns na gestão odontológica para evitar ou corrigir no seu consultório. Vamos nessa?
10 erros comuns que atrapalham a gestão da sua clínica odontológica
Veja as principais recorrências que podem estar atrapalhando o seu crescimento:
1. Não confirmar as consultas da clínica
Parece bobo, mas faz toda a diferença. Sem confirmação, o paciente pode esquecer ou faltar sem avisar. Você perde tempo, receita e ainda demonstra pouca organização.
2. Não reagendar faltas ou consultas canceladas
Este é um erro grave de gestão e, infelizmente, muitos dentistas ainda cometem. Faltas e cancelamentos sempre vão acontecer, a questão é como você lida com eles.
Consultórios que ainda usam agenda de papel perdem o controle facilmente, por isso, softwares de gestão odontológica, como o Simples Dental, ajudam no processo, mostrando automaticamente quem precisa ser reagendado.
3. Não ter um fluxo definido de retornos da clínica
Retornos são uma excelente fonte de receita e são essenciais para o tratamento. Fizemos uma pesquisa no Simples Dental e descobrimos que clínicas que não controlam retornos deixam de faturar cerca de R$ 50 mil por ano.
Já pensou o que você faria com esse dinheiro? É bastante coisa, não é?
4. Não assinar contratos
Quando você não assina um contrato, fica vulnerável juridicamente. Além disso, o paciente tende a levar o tratamento menos a sério. O documento protege ambos os lados e transmite mais profissionalismo.
5. Misturar contas pessoais com as contas do consultório
Esse é mais um dos erros comuns mais recorrentes na gestão da sua clínica odontológica e compromete muito sua saúde financeira. Sua clínica é uma empresa e precisa de contas separadas.
Organize tudo e defina um pró-labore fixo ou proporcional para você. Isso ajuda a separar despesas e manter o controle.
6. Não tirar um pró-labore
Como citamos acima, o pró-labore é o que você recebe pelo seu trabalho. É comum nos negócios bem geridos.
Pode ser um valor fixo mensal ou comissão por tratamento. O importante é que esse pagamento esteja bem definido.
➡️ Leia também: Imposto de renda para profissionais da Odontologia!
7. Não medir a qualidade do atendimento
O que não é medido, não pode ser melhorado. Por isso, faça pesquisas de satisfação com seus pacientes e com a sua equipe.
Elas podem ser contínuas ou em periódicos específicos. Essa é uma forma eficiente de descobrir o que melhorar e reconhecer acertos.
8. Não fazer reunião de feedback com a equipe
O feedback é extremamente importante para o crescimento da equipe e dos líderes também.
Ele reforça acertos e ajuda a corrigir falhas, sendo um dos erros comuns mais clássicos deixar de fazê-lo. Reuniões mensais de feedback fortalecem a cultura da clínica e melhoram o clima organizacional.
9. Não entrar em contato com orçamentos não aprovados
Nem toda venda é fechada na hora, às vezes, as pessoas precisam de um tempo. Entrar em contato com o paciente pode ser o empurrãozinho que faltava.
Agende um contato futuro quando o orçamento for recusado. Isso mostra iniciativa e pode aumentar suas conversões.
10. Não acompanhar seus indicadores
Sem indicadores, você está dirigindo no escuro. Já imaginou? Difícil, não é? Acompanhe o faturamento, taxa de aprovação de orçamentos e ticket médio.
Esses dados mostram se a clínica está crescendo e onde é preciso melhorar.
➡️ Leia também: Indicadores que você precisa acompanhar
Esses são os principais erros comuns que impedem o crescimento de uma clínica odontológica. Se você identificou algum no seu dia a dia, comece a corrigir hoje mesmo.
Pequenas mudanças podem fazer muita diferença na sua gestão.
Comentários
Nenhum comentário