Para Estudantes

5 Conselhos para arrasar no próximo semestre de odontologia

5 Conselhos para arrasar no próximo semestre de odontologia
Compartilhar | Comentar

A cada início de semestre da faculdade de odontologia as promessas são as mesmas: desta vez vou ser mais organizado, não vou deixar a matéria acumular, nem deixar o trabalho em grupo para um dia antes da apresentação.

Mas a realidade é que quando chega o novo semestre, vamos deixando as atitudes para o dia seguinte e em pouco tempo já estamos soterrados em responsabilidade, esquecendo prazos e virando a noite debruçados em resumos de aulas gentilmente cedidos por aquele colega super organizado.

Que tal fazer diferente no próximo semestre da faculdade de odontologia?

Aqui vão 5 dicas/conselhos que podem contribuir para um semestre menos estressante e que ainda vão te deixar bem na fita com os professores (pode acreditar!).

1 – Organize seu cronograma

Não interessa onde você prefira anotar seus compromissos (agenda, smartphone, planner, caderno, folha de papel), você precisa ter um local que concentre todos eles. Comece a anotar assim que receber o cronograma do semestre e vá acrescentando todos os prazos que os professores passarem nas disciplinas.

Anote as datas das provas, entregas de trabalhos, datas finais de atendimento de pacientes e feriados. O ideal são as agendas que permitem que você veja toda sua semana e seu mês. Isso ajuda a planejar as horas que serão dedicadas aos trabalhos e aos estudos. Se você não tiver um planner, existe um gratuito que você pode baixar no meu site em PDF e imprimir na sua casa.

2 – Providencie logo a compra dos materiais

Se for seu primeiro contato com a lista, não deixe para comprar tudo na última hora. Faça isso assim que estiver com a lista em mãos. Acredite, você terá dúvidas sobre o que são aqueles nomes que você nunca ouviu antes, quais as marcas de qualidade, etc.

Existem materiais que podem ser comprados dos veteranos, pois podem ser utilizados usados. Já outros precisam ser novos e de boas marcas, porque influenciarão na qualidade do seu trabalho. Quanto antes você for atrás disso, mais tempo terá para tirar dúvidas e organizar o material.

3 – Revise o material dos semestres anteriores

Suas brocas e pontas diamantadas estão em bom estado? Será que não está na hora de substituir? O lençol de borracha acabou? O início de um novo semestre é a hora perfeita para substituir espelhos que estão arranhados, grampos quebrados, limas que já foram muito utilizadas, etc.

Usar materiais deteriorados, além de perigoso, dificulta a execução do procedimento e prejudica a qualidade final do seu trabalho. Então faça uma check-list e reponha ou substitua tudo que não estiver em bom estado. Seu paciente e seu professor agradecem!

 4 – Fique atento aos prazos de bolsas

Início de semestre é o período em que as universidades oferecem muitas bolsas, tanto para iniciação científica, quanto para monitorias. Além do benefício financeiro – incentivo que pode dar uma ajudinha na hora da compra dos materiais – atividades de monitoria e pesquisa são formas maravilhosas de enriquecer o aprendizado e o currículo.

5 – Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Para finalizar, a dica que parece mais óbvia é também a mais difícil de seguir!

Acredite, vejo isso na faculdade todos os dias. E tenho que confessar que mesmo eu, que já sou macaca velha, preciso exercitar isso todos os dias. A forma como melhor consigo me organizar é seguindo uma lista de FAZER HOJE.

São metas que coloco para serem cumpridas naquele dia. Caso algo não seja realizado, irá engrossar a lista do próximo dia. Então acabo me esforçando para realizar o maior número de tarefas, especialmente nos dias em que meu cronograma está mais tranquilo.

Espero que estas dicas sejam valiosas e desejo à todos um ótimo semestre!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.