5 dicas de Marketing de Conteúdo para 2021

O ano de 2020 com certeza foi muito marcante, e que se tivéssemos que aprovar os termos e condições na virada do ano, talvez nem aconteceria. Brincadeiras à parte, nesse ano tivemos que nos adaptar como nunca e aprendemos muito mais do que imaginávamos.

Por isso, quero compartilhar com vocês os conteúdos mais amados do ano e algumas dicas que deram certo e que você pode aplicar no conteúdo das suas redes sociais ou de sua clínica, para ter ainda mais sucesso.

Os mais queridinhos do blog em 2020

O blog da Dental Cremer possui vasto conteúdo sobre diversas áreas da Odontologia, e muitos deles são conteúdos classificados como evergreen. Ou seja, atemporais e duradouros, que são interessantes e continuam a alcançar pessoas independentemente de quando foi publicado, pois trazem informações que são sempre novas para os leitores.

Devido a pandemia, a busca por informações sobre assuntos ligados à biossegurança cresceu muito. Portanto, um dos artigos com mais acessos nesse ano, é de 2016 e fala sobre o uso da clorexidina, o qual traz esclarecimentos sobre sua indicação, administração em casa ou no consultório, seu uso no pós-cirúrgico e o que fazer quando ocorrerem manchas.

Os ortodontistas marcaram presença e leram muito sobre os fios ortodônticos num post blog supercompleto, com tudo que o profissional precisa saber para começar. Além disso, as explicações acompanham situações rotineiras do consultório. Você pode conferir o artigo aqui.

Outra especialização que não poderia faltar no nosso top 3 é a Harmonização Orofacial. A procura por procedimentos de HOF está sendo cada vez maior, e ficar tão bonito quanto nos filtros do Instagram na “vida real” é o desejo de muitos. Contudo, algumas intercorrências são comuns e nada melhor do que acompanhar um caso clínico de quem já passou pela mesma situação, como o Caso clínico: tratamento de necrose labial.

Em 2020 não foi diferente e publicamos no blog toda semana, então se você quiser ficar por dentro de tudo que rola no mundo da Odontologia e saber quando tem conteúdo novo por aqui, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter.

O aplicativo que veio para ficar: TikTok

Com todo mundo (ou quase todo mundo) em casa cumprindo a quarentena, um aplicativo chinês com funcionalidades muito interativas e vídeos bem engraçados de 15 a 10 segundos, conquistou de vez a internet em 2020.

Portanto, não tínhamos como só ficar olhando e entramos na brincadeira. Você pode conferir todas as nossas publicações nessa rede social aqui. Vai lá, curte e comenta o que achou, e claro, se você se identifica.

Falando em TikTok, você já começou a utilizar essa ferramenta? Sabia que ela pode te ajudar muito a se destacar no mercado? Se não sabe por onde começar, te convido a ler um artigo escrito pelo Dr. Nayo Hernandes, que tem mais de 260 mil seguidores na rede social e compartilhou conosco algumas dicas valiosas para você dentista, aproveitar e abusar dessa ferramenta tão querida.

Conhecimento em diversos formatos

Sabemos que existem diversas maneiras de adquirir conhecimento, seja por meio de áudio, vídeo, ou por escrito como aqui no Blog. Cabe a cada um escolher aquilo que mais gosta ou busca no momento.

Devido ao isolamento social, em 2020 criamos um projeto chamado “Zoom da Odonto” onde convidamos professores especialistas de diversas áreas da Odontologia para ministrar aulas ao vivo sobre temas atuais e pertinentes. É possível tirar dúvidas e compartilhar conhecimento com todos na sala.

As aulas são transmitidas no Zoom e no Youtube e depois são disponibilizadas em nosso canal do Youtube e em nosso aplicativo – onde além de conferir todas nossas ofertas, você consegue visualizar os melhores conteúdos num só lugar – dessa forma, pode escolher quando assistir.

Falando nisso, você sabia que temos um Podcast? Ele se chama “Da boca pra fora”. Você pode escutar bate-papos com convidados muito especiais sobre, quando e onde quiser. Como tivemos um ano desafiador, recomendo o episódio #30 sobre como utilizar a inteligência emocional sendo dentista.

5 dicas de conteúdo que deram certo em 2020

Para otimizar o conteúdo das suas mídias sociais em 2021, trouxe algumas dicas que deram certo em 2020 para você implementar em sua estratégia de marketing digital, tornar seus conteúdos cada vez mais ricos e conquistar cada vez mais clientes.

1. Recicle o conteúdo em formatos e abordagens diferentes

O mesmo conteúdo pode ser reaproveitado de diversas maneiras, no Instagram por exemplo, temos seis maneiras de expor nossos conteúdos: Story, Feed, IGTV, Guia, Live e Reels. Portanto, para cada uma dessas ferramentas existe a estratégia mais adequada.

No IGTV o assunto pode ser abordado de modo mais profundo; em post carrossel é possível trazer o tema em forma de tópicos e depois salvar nos guias; no stories você pode interagir com o seu público através das caixinhas de perguntas; no Reels, separar os pontos chaves e encontrar uma trilha sonora bacana que encaixe com o seu vídeo, por exemplo.

2. Faça um post lista

Quem não ama uma lista, não é mesmo? Esse tipo de conteúdo é mais fácil de ser lido e é uma das melhores maneiras de ser notado, já que transmitem aos leitores um certo valor do que eles podem esperar da sua publicação, além de gerar curiosidade.

Por isso, abuse de “3 dicas para uma escovação perfeita”, “5 passos para ter o sorriso que sempre sonhou”, “Check list dos cuidados pós-cirúrgicos” …

3. Indique livros, produtos ou outro perfil que ache interessante

As pessoas que acompanham a sua rede social ou de sua clínica, admiram o seu trabalho/você e seu conhecimento. Portanto, a indicação é algo legal que você pode adotar para a sua audiência se sentir mais próxima. Além disso, dessa forma você passa a ser um influenciador para os seus clientes.

4. Responda em formato de post as perguntas mais frequentes que recebe por direct

Aqui a ideia não é entregar todo o peixe, mas compartilhar conhecimento com os seus pacientes. Veja o que está sendo mais comentado e tire as suas principais dúvidas por meio de publicações.

Demonstre na prática alguns de seus procedimentos. Dessa forma, além de tirar algumas dúvidas mais específicas de seus pacientes, trará mais segurança quando ele for buscar um profissional para lhe atender.

5. Publique conteúdos que gere identificação

Você deve produzir conteúdo que o seu cliente de identifique, seja por meio de frases, memes ou vídeos curtos nos Stories. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense no que ele gostaria de ver em sua rede social.

Para ajudar na construção de ideias utilize as enquetes dos Stories do Instagram como fonte de pesquisa para conhecer melhor o seu público. Assim, criará proximidade e com certeza renderá muitas interações positivas e insights para novos conteúdos.

5 erros que você não deve cometer em 2021

Agora, para complementar as dicas do que deram certo em 2020, trago 5 erros para você não cometer no próximo ano com o anseio de conquistar resultados, pois o resultado será justamente o contrário.

1. Comprar seguidores

A compra de seguidores é uma ilusão, pois a tendência é existir muitas contas falsas te seguindo o que vai lhe causar menos engajamento, perda de relevância e consequentemente ausência de resultados.

Além disso, essa ação infringe os termos de uso da rede social que proíbe práticas que gerem spam ou atrapalhem a experiência do usuário. Portanto o Instagram pode banir o seu perfil por causa disso.

2. Usar várias hashtags aleatórias

As hashtags são palavras-chave que ajudam a categorizar os conteúdos nas redes sociais, elas não servem para descrever a publicação. Por isso, utilize apenas hashtags relacionadas ao post e pouca quantidade. Indica-se utilizar de 5 a 10, apenas.

Não coloque uma hashtag para cada palavra #assim #por #exemplo. Opte por hashtags curtas e se precisar utilizar alguma com mais de uma palavra, separe-as com lera maiúscula, como #DentalCremer. E cuide da ortografia para que não tenha alguma letra errada, pois além de não ser útil, compromete a sua credibilidade.

3. Ser inconstante

Não ter um planejamento e cronograma de publicações pode ser um dos seus principais vilões. A inconstância nas redes sociais faz com que os seus seguidores percam o interesse e acabem dando unfollow no seu perfil. Além disso, com a falta de conteúdo durante um longo período, não ocorrem compartilhamentos e o seu perfil não será alcançado por novas pessoas.

Identifique qual o dia e melhor horário para publicar na rede social e defina uma estratégia de acordo com o seu público. No Instagram, se você tiver uma conta empresarial, pode conferir algumas dessas informações na barra de ferramentas do perfil > informações > público.

4. Usar automações

A automação é utilizada para gerenciar uma conta de forma automática, na qual robôs seguem pessoas de perfis que você seleciona e passa a interagir com publicações delas por meio de curtidas e comentários padrões.

Parece legal, então por que não utilizar? As pessoas estão nas redes sociais para se relacionar e conectar com outras pessoas. Por isso, seguir algum perfil por ter um conteúdo legal faz muito mais sentido do que seguir alguém apenas porque comentou em alguma de suas fotos. Além disso, é muito fácil identificar quando o comentário é verdadeiro ou automatizado e você acabará soando falso.

Por fim, o valor utilizado nesse serviço, poderia ser mais bem utilizado em outro investimento, que falarei a seguir.

5. Não investir em conteúdo pago

Uma forma de utilizar o seu dinheiro com algo que certamente trará resultados positivos é no investimento de conteúdo pago. Esse recurso fortalecerá a sua estratégia, impactará mais e novos usuários, é possível alcançar um público específico por meio da segmentação, posiciona a sua marca no ambiente digital. E ainda, resultará em mais engajamento.

Espero que essas dicas lhe ajudem a criar conteúdo relevante e significativo para as suas redes sociais ou de seu consultório, e que o ano de 2021 inicie da melhor forma, com muitas oportunidades e conquistas.

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