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5 dicas para planejar suas redes sociais

5 dicas para planejar suas redes sociais
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Que as redes sociais funcionam para captação de pacientes, você já sabe, né? Mas, para que o número de seguidores aumente e você tenha cada vez mais consultas, o conteúdo deve ser interessante para o público que você deseja alcançar. Portanto, os posts devem gerar valor e aparecer com uma frequência regular. Quer postar mais mas não sabe por onde começar? Então continue lendo esse artigo e confira 5 dicas pra planejar os seus posts.

#DICA 1: O planejamento é imprescindível para garantir sua frequência

O primeiro passo é definir quanto tempo você vai poder dedicar às publicações. Algumas pessoas dizem que o ideal é postar todo dia, já outras dizem que é 3 vezes por semana. O que eu te digo é que não existe uma regra, mas sim, uma frequência que se encaixa na sua realidade. Por isso, é compreensível que a sua prioridade não seja essa.

Você precisa entender que incluir as redes sociais na sua rotina é algo que vai te diferenciar dos concorrentes e atrair pacientes qualificados. Portanto, crie um planejamento viável e mantenha a consistência, ou seja, siga a frequência que você propôs. Pra te ajudar, separei algumas dicas para se organizar e conseguir o tão desejado destaque nas redes sociais.

#DICA 2: Alterne seus posts por assunto

Determine assuntos gerais para abordar durante cada dia de publicação. Por exemplo, na segunda você publica uma foto de um procedimento (antes e depois), na quarta uma foto com paciente e assim por diante. É importante deixar um espaço na sua pauta para informações relevantes para o seu paciente.

Algumas pessoas ainda aproveitam essa divisão por assuntos para tornar o feed esteticamente mais atraente. Calma, vou explicar! O feed é aquela parte do Instagram onde aparecem todas as fotos do perfil ao mesmo tempo. E algumas pessoas o organizam por temas, de forma que chamam mais a atenção das pessoas, criando um diferencial. Como o feed tem 3 colunas, as pessoas geralmente deixam uma coluna para cada tema. Essa é uma forma bem legal de humanizar seu feed, mostrando sua vida pessoal, um hobby ou interesse que você tenha e gostaria de compartilhar com as pessoas. 

A organização do feed por temas é um excelente estímulo para postarmos, pois você sabe que tem que seguir aquela sequência, se comprometendo mais. Porém, tem que ter paciência. Veja alguns exemplos:

 

 

#DICA 3: Tenha um calendário de publicações mensal

Assim você conseguirá distribuir os assuntos de forma que faça sentido na cabeça dos seus seguidores. Dessa forma, os posts também não ficam repetitivos demais. Existem diversas formas de organizar as publicações, pode ser um planner ou uma planilha de Excel. O Trello também cumpre esse papel de uma forma bem dinâmica e é gratuito!

Ter um calendário de postagens me ajudou muito no início. Com o decorrer do tempo, esse processo vai se tornar rotina, não exigindo tanto esforço. Digo que é como dirigir, no início você tem que pensar pra mudar as marchas, mas com o tempo, se torna automático. O importante é você ter a motivação necessária no início, pois quando começar a ver os resultados, não vai mais deixar de postar!

#DICA 4: Use ferramentas para agendamento de posts

Algumas ferramentas nos permitem deixar os posts do mês agendados, de forma que todo o trabalho do mês pode ser feito num dia só. Uma plataforma que eu indico é o Postgrain. As publicações no feed podem ser feitas automaticamente. Quanto aos stories, recomendo que você continue postando em tempo real, por ser uma ferramenta de caráter mais improvisado. Os stories servem pra mostrar a “vida real”, os bastidores, e não há como planejar o dia a dia nesse caso, concorda?

#DICA 5: Utilize a função de rascunho do próprio Instagram

Esta é a minha preferida. Quando você vai publicar uma foto no Instagram, passando pela edição e pela etapa final de criação da legenda, você pode ir voltando para as etapas anteriores através de uma seta que fica no canto superior esquerdo. Após isso, o Instagram mostra uma mensagem com duas opções: “descartar” o post ou “salvar rascunho”. Você vai clicar em salvar rascunho. É uma ótima maneira de deixar vários posts criados e salvos como rascunho, para ir postando ao longo do mês, sem ter que criar tudo do zero, de última hora.

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