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6 tendências que vão te ajudar a crescer no Instagram

6 tendências que vão te ajudar a crescer no Instagram
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O Instagram descabelou muita empresa e influenciador em 2019. Estratégias que até final de 2018 funcionavam, pararam de ter efeito. Likes caindo, depois sumindo… Não é novidade que as coisas são voláteis nas redes sociais, mas com todas essas mudanças, o que nos aguarda em 2020?

01 – O Feed perfeito está no fim!

Ao longo dos últimos anos, a frequência de publicações feitas no feed diminuiu drasticamente. De acordo com um estudo, um dos grandes motivos pra isso acontecer é que os usuários estão postando somente seus melhores conteúdos, aqueles mais elaborados, por medo de que o post não tenha engajamento.

Porém, como o Instagram quer que as pessoas gastem mais tempo na plataforma e, por consequência, as empresas gastem mais dinheiro. Portanto, quanto maior for o volume de posts melhor.

Com a retirada dos likes, a ideia é que os usuários compartilhem com mais velocidade e frequência, sem se importar com a quantidade de curtidas que o material publicado irá receber. Isso impacta na obsessão do filtro e do feed perfeito, e fomenta os conteúdos nativos, feitos pelo próprio celular. Sem contar que os feeds extremamente organizados, feitos com um padrão, parecem falar sempre sobre a mesma coisa e são extremamente impessoais.

Obs: você sabia que ainda é possível ver a quantidade de likes através do navegador do desktop?

02 – O engajamento vai continuar caindo no Instagram

O Instagram trabalha arduamente para que você fique mais tempo na plataforma. Eles buscam criar um feed infinito pra entregar conteúdos semelhantes aos que você costuma engajar. Isso faz com que os produtores de conteúdo tenham que rebolar pra manter os números em uma crescente.

Uma coisa que vai te ajudar a melhorar seus indicadores são os stories. Use e abuse desse tipo de post e aproveite as ferramentas de engajamento que o Insta oferece (enquete, pergunta, teste). Além dos insights que elas trazem, ajudam diretamente no seu engajamento. Quanto mais seu público clicar/responder, mais você volta a aparecer pra eles.

Além disso, esteja sempre atento aos conteúdos que as pessoas gostam de consumir. Parece básico, mas avalie seus comentários, compartilhamentos e salvamentos para saber mais sobre o que funciona para quem te segue. Muita gente esquece essa parte focando apenas nos likes, que hoje já não significam muita coisa.

03 – IGTV

Em 2019 o Instagram investiu pesado no IGTV, e por ser uma ferramenta nova, os conteúdos publicados lá tem preferência de entrega. Pra 2020 ele vai continuar crescendo, e uma forma de manter o conteúdo recorrente são as séries de vídeos que podem ser organizadas na plataforma. O lado bom é que os conteúdos podem ser produzidos direto do celular, seguindo a tendência de que as publicações “reais” dão um bom engajamento.

Existem vários apps pra vídeos que são excelentes e fáceis de usar. Vale lembrar também que até o limite de tempo das publicações aumentou, reforçando a importância dos vídeos na rede social.

04 – A utilização do Cenas

O Instagram está preocupado com o TikTok! Assim como ele gastou dinheiro pra fazer o IGTV começar a rodar, também vai fomentar no Cenas para não perder seu espaço. Falando em TikTok, essa é uma rede social que você precisa estar de olho. Ela foi extremamente citada nos últimos eventos que participei.

05 – 2020 vai ser o ano do textão no Instagram

Foi-se o tempo em que as pessoas ignoravam o textão. Ele já foi sinônimo de reclamação, mas hoje está ajudando as marcas e influenciadores a conquistarem seus públicos.

Em 2019 muitas contas já começaram a aproveitar as legendas pra criar um relacionamento com os seguidores. Com os textos mais extensos, eles estão conseguindo sair de uma relação “rasa” e criar valor pra quem está acompanhando as publicações. O feed é um lugar excelente pra ensinar algo, e quanto mais os perfis ensinam, mas eles crescem. Uma das métricas mais relevantes é o salvamento. Se a pessoa te “guarda” pra acessar sempre que quiser, é porque viu valor no que você está fazendo.

06 – Nanoinfluenciadores

Em 2019 os microinfluenciadores ganharam espaço! Depois de muitas “fake news” e falta de confiança entre marcas e pessoas, as contas com menores números começaram a ter tanta influência, ou as vezes até mais, do que os perfis com milhões de seguidores. Pra 2020 o movimento de valorização das contas menores continua! Mais um ponto pra quem faz conteúdo real.

Quer saber mais sobre o assunto? Temos vários artigos que podem te ajudar, basta acessar AQUI.

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