A que especialidade ou área da odontologia pertence a Profilaxia?
Essa pergunta também é uma espécie de auto análise, se a odontologia fosse colocada em um divã para uma avaliação filosófica do propósito de nossa profissão.
Me recordo da minha “primeira clínica” durante a graduação. Após um primeiro semestre estudando somente áreas básicas, nós finalmente vestiríamos a “roupa branca”.
Era uma espécie de batismo, pois a partir daquele momento finalmente estaríamos fazendo algo clínico, um atendimento a um paciente.
Esse dia ocorreu há aproximadamente 36 anos, onde um jovem estudante de odontologia ainda não sabia qual caminho iria trilhar.
Os anos passaram e, mesmo que nos meus primeiros anos com profissional tenham sido trilhados nas áreas de cirurgia e implantodontia, minha trajetória e história de vida foi construída na odontologia restauradora, onde a prevenção é parte inerente da abordagem prévia a qualquer tratamento.
Reflexões e ensinamentos sobre a nobre profilaxia
Particularmente, sempre tenho fases de reflexão na vida profissional em que avalio o que fiz, o que estou fazendo e no que posso melhorar.
Recentemente, em uma destas reflexões, atentei a algo que podia fazer a diferença no meio educacional em que estou inserido.
Sou dentista clínico, focado em Reabilitação Oral, que inclui a prótese e a dentistíca, área em que atuo em educação desde minha graduação.
Minhas primeiras referências profissionais sempre foram professores, e com um destes aprendi algo que perdura até hoje, e moldou minha personalidade.
Seu nome era Antonio Fernando Martorelli de Lima, professor de Periodontia da FOP-Unicamp, faculdade onde me formei e realizei parte de minha formação na pós graduação
Ele era habilidoso nas “curetas”, cuidadoso na sutura, ácido nas piadas e exigente com os alunos.
E eu o acompanhava sempre, pois em cada procedimento que ele realizava, por mais simples que fosse, sempre havia uma importante discussão clínica que se desdobrava em assuntos diversos que encantavam os alunos mais interessados.
Tive sorte de ter ele em minha ala, e entre tantos aprendizados, um deles ficou para sempre. Não sei se nestas exatas palavras, mas ele dizia:
“Dentista tem que fazer sempre uma boa profilaxia! Sempre deve caprichar! É algo que todos têm a obrigação de fazer bem feito. Só com as profilaxias que faço no meu consultório pago a escola das minhas filhas”.
Foi incrível o impacto deste ensinamento em mim e na minha formação.
Nos tornamos amigos, ministramos cursos juntos, viajamos para congressos no exterior e quase fomos sócios de uma clínica.
Infelizmente ele partiu precocemente e não está mais entre nós. Mas sou eternamente grato a ele por acender em mim essa centelha de luz em relação à “nobre profilaxia”.
Profilaxia e Prevenção: a essência da Odontologia
A profilaxia junto com a prevenção formam uma espécie de entidade, que é para mim a “essência da odontologia”.
Sendo uma área da saúde, o “cuidar” e o “manter” devem ser a busca de qualquer dentista, não importando a sua área de atuação.
Por essa razão, venho nos últimos anos mostrando de maneira enfática, em cursos e nas mídias sociais, o meu posicionamento em relação ao nosso propósito como dentistas.
A cada ano, desde minha graduação, sempre digo que minha meta é sempre melhorar a experiência do meu paciente com uma profilaxia cada vez melhor.
Não somente no que diz respeito a equipamentos, mas com informação de qualidade, orientação e estímulo ao “autocuidado” com a saúde bucal.
Profilaxia como extenção do exame clínico
Como meu foco é a odontologia restauradora reabilitadora muitos profissionais e pacientes me perguntam se ainda faço “limpeza”, e eu respondo que sim.
A profilaxia inicial no meu entendimento é uma extensão do exame clínico onde avalio com critério, e cuidado, todos os detalhes que preciso para planejar, executar e elaborar um plano de tratamento adequado para cada paciente.
Nessa “nobre” sessão, além de dentes avalio a gengiva e todo o ambiente bucal no qual irei atuar em outras sessões.
Nos casos de pacientes que retornam para avaliação e controle clínico de minhas restaurações, a profilaxia permite que eu analise meu trabalho ao longo dos anos, ajustando parâmetros para melhoria e, se necessário, mudanças na técnica empregada e na abordagem didática para orientação para prevenção de patologias bucais.
A profilaxia, nesse caso, é uma espécie de “professor” de meus próprios atos. Minhas sessões de profilaxia vão além de uma limpeza, são sessões de aprendizado contínuo, para mim e para meus pacientes.
Além disso, hoje temos produtos, equipamentos e conteúdos que fazem da profilaxia uma experiência muito mais agradável e efetiva para o paciente do que há 30 anos atrás, quando entrei no mercado odontológico.
Desta forma e, a cada momento, vejo que podemos melhorar e criar, não importa em qual classe social atuamos, o conceito de prevenção e profilaxia e quese feito com critério e de forma cuidadosa pode salvar e transformar vidas.
Vem aí: Jornada da Profilaxia e Prevenção by Oswaldo Scopin
Diante disso, e do conhecimento cada vez mais amplo da importância saúde bucal em cada ser humano, gostaria de convidar você a embarcar comigo em uma jornada imperdível sobre a importância da prevenção e da profilaxia na odontologia atual.
Confira nossos EP2 e EP3 da Jornada da Profilaxia, você encontrará convidados como: Dr. Felipe Rossi, Dra. Ana Cecília Aranha, Dr. Guilherme Barrela e Dra. Carolina Moura
A cada edição, você vai conferir conteúdos de extrema importância vindos de grandes nomes da educação odontológica, para potencializar cada vez mais estas duas personagens que são a essência da odontologia: A profilaxia e a prevenção!
Fique de olho nos principais canais da Dental Cremer e prepare-se para a Jornada da Profilaxia e Prevenção by Oswaldo Scopin.
Sobre o autor:
Oswaldo Scopin | @oswaldoscopin
Mestre e Doutor em Prótese Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.
“Curso Avançado a Nível de Pós-Graduação em Prótese Dental” pela New York Univesity-College of Dentistry-USA (1995-1996)
“Teaching Fellow” (professor assistente clínico) no Departamento de Prótese Dental- Department of Prosthodontics– NYU College of Dentistry (1996-97).
Editor Chefe da Jornal of Clinical Dentistry and Research/Revista Dental Press de Estética publicação oficial da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, SBOE (2016-2018).
Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário do SENAC, São Paulo, desde 2004.
Coordenador do Curso de Pós-Graduação a nível de Especialização em Implandodontia do Centro Universitário do SENAC, São Paulo (2004-2014)
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
💃🏼 TikTok
▶️ Youtube
Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!
Comentários
Nenhum comentário