A importância do uso de régua endodôntica e Stop de Brocas

Sabemos que a segurança dos tratamentos odontológicos está sempre à frente de qualquer técnica. Desse modo, vou dar duas dicas de materiais que são oriundos da Endodontia que servem para aumentar nossa precisão na hora de realizar a preparação cirúrgica do leito ósseo para posterior instalação de implantes.

Na hora de montar meu kit de cirurgia de implantes, além de todos materiais necessários, incluo uma daquelas réguas endodônticas e alguns stops que também utilizamos em limas na Endodontia. A presença desses dois materiais no kit cirúrgico para realização de implantes já me deixa bem mais seguro, levando em conta que faço assim desde que aprendi na Especialização.

A gente tem noção que a precisão na hora de preparar o leito ósseo é fundamental. Dependendo do kit ou marca de implantes que você utiliza, você acaba tendo que mexer com medidas muito pequenas como 8, 10 ou 11,5 mm. Todas as empresas da área têm a preocupação de gravar a laser as marcações em cada uma de suas fresas para ajudar na hora do uso. Entretanto, quem faz implante sabe, às vezes a visão das marcações fica bem difícil dependendo da região, ainda mais com o jatinho de soro fisiológico batendo ali para refrigeração.

Então, vou te contar como eu faço. Primeiro realizo a perfuração inicial com a fresa lança. Nessa etapa, eu não utilizo stop e nem a régua, porque ela serve apenas como marcação do ponto onde fazer as próximas perfurações. Eu não entro com toda extensão dessa fresa. Já na fresa 2.0, aí sim ela já está preparada com um stop e eu faço a checagem da medida com a régua endodôntica, baseado no tamanho do implante que eu planejei instalar.

Acho esse passo fundamental, pois essa é a perfuração mais importante de todas. Ela é a que vai guiar as próximas que vão trazer apenas maior diâmetro ao leito. Lembrando que no caso de instalação de implantes do tipo cone morse, já realizo a soma de mais 1,5 ou 2 mm a medida do tamanho do implante planejado.

Enfim, simplesmente adicionar esses dois materiais ao kit de cirurgia me deixa bem mais seguro e me obriga a sempre checar as medidas e o tanto que eu vou entrar com a fresa 2.0. Isso visa facilitar a nossa visão e precisão, principalmente em regiões de difícil visualização como dentes posteriores, evitando chegar próximo de pontos anatômicos nobres como nervo alveolar inferior ou seio maxilar em casos de altura óssea limítrofe.

>>> Leia mais: Cirurgia guiada em Implantodontia <<<

Um Abraço

Luiz Rodolfo

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

 

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *