A relação entre um tratamento de qualidade e a odontologia digital

Quando falamos em uma solução digital, nos referimos ao uso de qualquer tecnologia baseada em computador usada por um cirurgião dentista para examinar, diagnosticar e planejar um tratamento para seu paciente que, quando aplicadas tornam esse tratamento mais seguro, eficaz e muitas vezes mais rápidos.

Odontologia digital significa que você irá planejar, diagnosticar, compartilhar e produzir tratamentos, baseados em fluxos digitais, além de criar registros digitais dos seus pacientes – economizando até em espaço de armazenamento!

Se você for digital, estará discutindo uma proposta de tratamento com seu paciente enquanto os dois estarão olhando para uma tela de computador, por exemplo. Ficará muito mais fácil para você e para seu paciente visualizarem o tratamento proposto.

E como a solução digital pode ser aplicada dentro do consultório?

Primeiro de tudo podemos começar falando sobre planejamento digital.

Através de um escaneamento intraoral, o dentista pode registrar fotos internas da boca do paciente e transformando-as em uma imagem tridimensional. A partir delas, o profissional pode analisar minuciosamente todas as características individuais do paciente, pode ainda fazer uma simulação do tratamento a ser realizado de uma forma bastante precisa ou também mostrar como ficará o sorriso com um novo formato.

Durante a execução do tratamento, o uso de recursos digitais proporciona um trabalho de alta qualidade, pois é possível reduzir bastante o tempo entre as sessões clínicas, por conta de toda a precisão que os equipamentos oferecem. Além disso, o próprio cirurgião dentista pode confeccionar dentro do seu consultório, coroas ou restaurações indiretas, diminuindo ainda mais as visitas para um procedimento relativamente simples.

Ouça agora: https://open.spotify.com/episode/7bllxgqkHuCyZXYpR7R4NE?si=9FVv-HEYTd6VlaahnmITHg

Com a utilização de scanner intraorais, além da precisão podemos fornecer mais conforto durante a execução de procedimentos e melhora na experiência do paciente.

>>>Leia também: Como escolher um scanner intraoral

Uma outra situação que pode deixar o paciente desconfortável é a diferença entre a cor natural do dente e a cor da restauração ou faceta instalada. Com o uso da técnica convencional o profissional pegará uma escala física e medirá a tonalidade ativa na boca do paciente. Já com o uso da tecnologia é possível identificar através de um software qual a cor do substrato dentário presente na cavidade oral e desta forma reproduzir isso em peça a ser instalada, o que mais uma vez proporciona um resultado bastante satisfatório para o paciente.

>>>Leia também: A odontologia digital oferece vários recursos para seu consultório!

E podemos aprofundar mais, a tecnologia digital aumenta a tão desejada previsibilidade o diminui drasticamente o risco do retrabalho. Tratamentos mais previsíveis e consistentes, permitem que os laboratórios parceiros trabalhem facilmente no desenvolvimento do tratamento e faz com o que o dentista se diferencie em um mercado altamente competitivo e exigente, resultando em um reconhecimento profissional em larga escala.

Quando começamos a trabalhar com a tecnologia entramos em um universo de possibilidades, e muitas vezes quando conhecemos e aplicamos na nossa prática não conseguimos mais voltar para o passo anterior. Executar algo novo gera expectativas, e com a tecnologia não é diferente.


Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Você não precisa ter tudo de tecnológico dentro do seu consultório, mas pode começar devagar, ir adquirindo confiança e segurança nessa transição. É possível primeiramente entender o seu fluxo e sua necessidade para depois descobrir qual estratégia para entrar de vez no mundo digital.

Quem usa o digital sabe que é um caminho sem volta!

Gabriela Serpa | @gabiserpa

  • Graduada em Odontologia desde 2014
  • Mestre e especialista em dentística restauradora
  • Especialista em harmonização orofacial
  • Consultora de digital na Dental Cremer

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *