Ácido Hialurônico na Odontologia: indicações e benefícios na Harmonização Orofacial 

A Harmonização Orofacial é uma especialidade odontológica que apresenta grande interesse dos pacientes, devido aos benefícios estéticos e funcionais.

Dentre os procedimentos, o preenchimento facial com ácido hialurônico vem ganhando cada vez mais espaço, sendo um procedimento seguro e que proporciona resultados rápidos.

Como o ácido hialurônico é produzido pelo organismo e está presente em diversos tecidos, como por exemplo a pele, cartilagens e articulações, seu uso como preenchedor é muito bem aceita pela derme, devido à biocompatilidade.

Neste artigo, vamos abordar as indicações, tipos de ácido hialurônico e os benefícios em procedimentos de harmonização facial.

Ácido Hialurônico na Odontologia

O ácido hialurônico (AH) é um glicosaminoglicano (molécula composta por cadeias de açúcares), que apresenta grande capacidade de atrair e reter moléculas de água.

O AH está presente em diversos tecidos do corpo humano, como por exemplo a pele e as articulações, sendo responsável pela hidratação, elasticidade, lubrificação e manutenção do volume estrutural desses tecidos.

Na pele, é responsável pela firmeza e preenchimento. Quando diminui devido ao envelhecimento, surgem linhas de expressão, rugas, perda de elasticidade e do volume da face.

Além disso, fatores externos como exposição solar sem proteção, má alimentação e vícios, como o fumo, também influenciam na textura e elasticidade do tecido epitelial.

Atualmente, a procura por preenchimento labial com ácido hialurônico é a mais frequente.

Regiões onde o ácido hialurônico podem ser aplicados

  • Sulco nasolabial;
  • Olheiras;
  • Preenchimento de malar;
  • Contorno mandibular;
  • Rugas mentonianas;
  • Nariz;
  • Rugas de expressão;
  • Corrigir assimetrias;
  • Melhorar o aspecto de cicatrizes.

Ilustração das áreas de aplicação da toxina botulínica no rosto humano, destacando pontos específicos como testa, sobrancelhas, olhos, queixo, boca, e pescoço, para tratamentos estéticos.

 

Principais tipos de ácido hialurônico

Ácido hialurônico reticulado

  1. Apresenta uma estrutura química modificada por meio de ligações cruzadas (cross-linking), que conferem maior viscosidade e durabilidade;
  2. Ideal para volumização e preenchimentos estruturais, como por exemplo sulcos profundos, preenchimento labial, mandíbula, mento e contorno facial.

Ácido hialurônico não reticulado

  1. Apresenta estrutura molecular livre de ligações cruzadas ou com reticulação muito leve, resultando em uma consistência mais fluida;
  2. Utilizado em técnicas de hidratação profunda, bioestimulação, skinbooster, ou no tratamento de rugas finas e superficiais.

👉 A escolha entre os tipos depende da indicação clínica, bem como da região que será tratada.

Categorias de ácido hialurônico conforme densidade

alta densidade: indicado para áreas que necessitam de maior estruturação e efeito lifiting, como por exemplo as áreas de projeção óssea (malar, mandíbulas e mento);

média densidade: indicado para áreas intermediárias, sulcos e rinomodelação;

baixa densidade: indicado para áreas de pele delicada, como por exemplo rugas finas, olheiras e lábios.

Para garantir a pele firme novamente, o preenchimento com ácido hialurônico é uma das técnicas mais procuradas, por oferecer hidratação, sustentação e preenchimento nas áreas que perderam volume, além de ser um procedimento seguro.

Imagem promocional de harmonização orofacial, destacando a importância da escolha de produtos de qualidade para tratamentos estéticos.

Aplicações do ácido hialurônico na HOF

Conheça as principais indicações do ácido hialurônico na Odontologia e em procedimentos de Harmonização Orofacial:

Preenchimento de Sulcos e Rugas

  • Sulco nasogeniano (“bigode chinês”);
  • “Linhas de marionete”;
  • Rugas periorais (“código de barras”).

Aumento e Contorno Labial

  • Volume, projeção e hidratação dos lábios;
  • Melhora do contorno e do filtro labial.

Volumização Facial

  • Região malar (“maçã do rosto”);
  • Ângulo de mandíbula e queixo (mentoplastia não cirúrgica);
  • Melhora da projeção de regiões específicas para equilíbrio facial.

Rinomodelação

  • Correção de pequenas imperfeições no nariz;
  • Elevação da ponta nasal.

Olheiras

  • Preenchimento da goteira lacrimal para amenizar o aspecto de cansaço.

👉 Veja um caso clínico de preenchimento de olheiras com ácido hialurônico!

Tratamento de Assimetrias Faciais

  • Correção de desproporções para harmonizar o rosto.

Melhora da Qualidade da Pele (Skinbooster):

  • Hidratação profunda e estímulo de colágeno para pele mais jovem e viçosa.

Correção de assimetrias faciais

  • Assimetrias faciais podem ser suavizadas/minimizadas por meio do preenchimento com ácido hialurônico.

Vale ressaltar que para cada região da aplicação existe uma densidade de AH mais adequada, desde os mais fluídos aos mais densos.

Dentro da modalidade do preenchimento também entra o Skinbooster, que serve para hidratar a pele, levando o ácido mais fluído até a derme.

O efeito preenchedor é imediato, porém não é permanente. O organismo absorve a substância e, em média de 1 ano ela precisa ser reaplicada para garantir a sustentação da derme. Porém, isso também varia de acordo com os hábitos, rotina e metabolismo de cada paciente.

A sustentação aumenta gradativamente a cada aplicação, melhorando o aspecto da pele.

Benefícios do ácido hialurônico

A harmonização facial com ácido hialurônico promove a hidratação da pele, o estímulo da produção de colágeno e a regeneração celular, resultando no aumento de volume, refinamento do contorno facial e melhora da textura e elasticidade da pele.

Principais benefícios do ácido hialurônico

  • Biocompatibilidade;
  • Minimamente invasivo;
  • Procedimento reversível (uso da enzima hialuronidase);
  • Resultado natural;
  • Resultado imediato;
  • Baixo risco de reações adversas.

Porém, como todo procedimento, o profissional deve estar atento aos riscos de alergias e/ou efeitos adversos.

Apesar de ser um preenchedor biológico, para evitar reações adversas, o profissional deve realizar uma anamnese detalhada, verificar se o paciente tem histórico de alergia à algum componente da formulação, realizar a antissepsia da pele e utilizar cânulas e/ou agulhas do diâmetro indicado pelo fabricante do preenchedor.

Além disso, é fundamental o profissional ter conhecimento em anatomia, compreender as características físico-químicas da substância e indicações clínicas de cada tipo de viscosidade do produto.

A reação mais comum é o edema após a aplicação, que vai cessando com o passar dos dias e em menos de duas semanas já desaparece. O paciente também pode apresentar equimose, hematoma, eritema, nódulos, necrose tecidual e e dor no local da aplicação. Por isso é fundamental o monitoramento do paciente após o preenchimento facial.

Para que seu paciente tenha uma recuperação em menos tempo, você pode indicar a aplicação de compressas de gelo nos primeiros dois dias após o procedimento.

No caso de intercorrências, para reverter o preenchimento, o profissional pode utilizar a enzima hialuronidase, responsável por quebrar as ligações químicas do ácido hialurônico, permitindo que a substância seja absorvida pelo organismo e revertendo o preenchimento facial.

A hialuronidase é considerada segura por ser biocompatível, possui baixo risco de efeitos colaterais e apresenta efeitos imediatos.

👉 Leia mais sobre o uso da Hialuronidase nas intercorrências

Caso clínico: preenchimento labial com ácido hialurônico

Como dito anteriormente, o AH é uma substância que já está presente em nosso organismo, porém com o passar dos anos a produção chega a diminuir cerca de 1/3. E, por consequência deixa a pele desidratada e sem densidade.

O AH possui uma alta capacidade de reter água, absorvendo cerca de mil vezes o seu peso.

A ação da substância se dá quando aplicada na derme, uma camada mais profunda da pele, capaz de retê-la e cumprir com sua função de hidratar e preencher as rugas e marcas de expressão.

Recentemente, uma paciente chegou ao meu consultório com uma das queixas mais comuns: o lábio muito fino.

Antes e depois de tratamento facial com destaque para a melhora na aparência da pele e dos lábios, demonstrando resultados visíveis após o procedimento.

Além disso, não estava satisfeita com o sulco nasolabial profundo, mais conhecido como bigode chinês. A aplicação do ácido foi realizada conforme abaixo:

  • Contorno: 0,1 ml
  • Ponto A – B: retroaplicação e apertar para fazer contorno;
  • Até o C quando lábio é muito fino e quer inverter;
  • Quando tem “código de barras” entra até o ponto B e retroaplica 2 vezes;
  • D: entra no ponto e desce até a transição lábio seco/ molhado com a agulha angulada e retroaplica 0,06;
  • O restante 0,04 entra novamente com a agulha e faz a projeção do tubérculo – agulha vem raspando o lábio;
  • Volumizar o inferior: mede a metade do lábio e marca o ponto E, entra no ponto central e retroaplica para os lados direito e esquerdo.

Imagem detalhada com foco nos lábios e dentes, destacando a anatomia oral, incluindo a boca aberta e pontos de referência como as linhas e marcas ao redor da boca, para otimização de SEO na palavra-chave sobre anatomia dos lábios e boca. Ideal para artigos de saúde, odontologia ou estética facial.

Escolher um produto de qualidade é tão importante quanto dominar a técnica de aplicação.

A Dental Cremer | Henry Schein oferece diversas opções de preenchedores à base de ácido hialurônico, com diferentes densidades e indicações.

Para ter sucesso clínico, é fundamental o dentista ter conhecimento de anatomia facial, saber as características da substância e realizar o monitoramento do paciente, para evitar complicações tardias e se necessário, realizar a reversão do procedimento.

Conclusão

O uso do ácido hialurônico na Odontologia apresenta diversos benefícios, como por exemplo o estímulo da produção de colágeno e hidratação da pele, sendo indicado para preencher rugas, áreas que necessitam de volume, bem como para corrigir assimetrias, além de melhorar a textura e elasticidade da pele.

Para promover o sucesso do caso clínico, é fundamental o dentista realizar uma anamnese detalhada, avaliar o histórico do paciente, ter grande conhecimento em anatomia de cabeça e pescoço e conhecer as características de cada tipo de AH, além de escolher um material de qualidade.

Na Dental Cremer | Henry Schein você encontra uma linha completa de produtos para harmonização orofacial, incluindo o ácido hialurônico.

Confira a variedade de produtos disponíveis em nossa categoria de Preenchedores para Harmonização Orofacial e escolha o material o ideal para cada caso clínico!

Comentários

1 comentário
  1. Boa tarde. Parabéns pelo blog dental creme, preços acessíveis, bom para compras e indicações.
    Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *