Agenesia Dentária na Ortodontia: Como tratar?

A agenesia dental é uma anomalia que resulta na falta de dentes na arcada dentária. Ela ocorre devido à uma síndrome ou deficiência genética. Um dos tratamentos indicados para esses casos na Ortodontia, seria abrir o espaço para que o dente seja implantado, ou então, fechá-lo por meio de um tratamento com aparelho ortodôntico.

Porém, fechar ou não fechar? Eis a questão! Se tem um assunto que perdura atualmente e ainda é controverso, são os casos de agenesia de incisivo lateral. Seja unilateral ou ambos, tratar casos de agenesia causa um certo frisson em muito Ortodontista. Mas será que esse monstro é tão feio assim?

Todo planejamento, por mais simples que seja, deve obedecer e ser norteado por uma premissa básica: a queixa principal do paciente. De nada adianta entregar o melhor tratamento se ao final, o paciente não estiver satisfeito. E isso tem tudo a ver com o tratamento de paciente com Agenesia.

Como tomar a melhor decisão?

O paciente, quando chega no seu consultório para resolver seu caso, provavelmente pensará no mais simples “ah Dr. queria só fechar os espaços”. Bom, dito isso, já temos uma parte do nosso problema resolvido. A outra parte é definir pelo fechamento ou abertura dos espaços, e é neste momento que entra o Ortodontista.

É necessário fazer algumas outras perguntas para o paciente, a fim de compreender se ele gostaria de receber o tratamento de forma rápida ou se está tranquilo quanto a isso. Entretanto, deve-se levar em consideração que há grande possibilidade de o paciente se tornar impaciente quando o tratamento passar de um ano.

Além disso, como o diagnóstico clínico é fundamental, existem algumas perguntas que são importantes para a definição das condutas terapêuticas:

  • Qual é a idade do paciente?
  • Qual é o padrão facial do paciente?
  • Os caninos estão mesializados?
  • Como está a anatomia deste canino? Ele está muito amarelo em relação aos incisivos? A bossa está muito saliente?
  • A maloclusão, favorece o fechamento ou abertura?

Como tudo que é polêmico, os prós e contras devem ser pesados em cada decisão a ser tomada. O paciente tem pouca informação, pra não dizer nenhuma, sobre as possibilidades terapêuticas. Ele quer resultado, e de preferência o melhor possível.

Além disso, normalmente em casos de agenesias, os pacientes são adolescentes, e essa decisão deve ser tomada em conjunto com os pais. Por isso, explique, fale e exemplifique. Desta forma, tudo fica mais fácil.

Enfim, nunca se esqueça de que navegar em águas desconhecidas pode gerar surpresas desagradáveis. Fechar os espaços, mesializando os caninos, além de ser mais demorado, requer um controle mecânico / grau de cooperação do paciente bem maiores. Faça a sua parte, e sempre faça da melhor forma possível.

A seguir, confira algumas fotos de um tratamento realizado em paciente com Agenesia Dental.

>>> Saiba mais: confira outros artigos de Ortodontia no blog  

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

1 comentário
  1. Minha filha tem 7 anos e faz uso de aparelho movel para expandir a arcada há quase 1 ano, tendo ótimos resultados até então, porém na segunda panorâmica, descobrimos a agenesia do permanente 12, agora estou em busca do melhor para ela nesse caso, seu blog foi esclarecedor. obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *