Alto Arapiuns: Projeto social odontológico

Por que fazemos voluntariado? Ao longo desse texto você vai entender o porquê! Os projetos voluntários trazem um encanto sem igual para quem participa, e é assim quando você está presente no Projeto “Alto Arapiuns”.

O Projeto Alto Arapiuns faz parte do Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável (PAADS). Ele atua na região Amazônica Paraense desde 2011, abrangendo o desenvolvimento social, econômico e cultural das populações indígenas Paraense, para que possam conviver em harmonia com o meio ambiente.

Qual é o objetivo do Projeto Alto Arapiuns?

O programa tem como objetivo mobilizar recursos humanos e materiais em ações participativas que contribuam para a saúde sistêmica e emancipação das comunidades do Alto Arapiuns. Portanto, com o intuito de potencializar o tempo investido em tais ações, são utilizados barco e avião como meios de transporte.

As ações têm cunho humanitário, não têm fins lucrativos e contam com a participação de voluntários do Brasil inteiro.

A escolha da região do Rio Arapiuns, Maró e Aruã se deu pelo coordenador do projeto, que ao sobrevoar as comunidades distantes da região da Amazônia – PA, visualizou a dificuldade de acesso das populações a saúde, alimentação e educação. Ele concluiu que isso gera um impacto direto na qualidade de vida dos ribeirinhos. Por isso, esse projeto leva melhorias a comunidade, proporcionando melhor bem estar individual, coletivo e saúde a todos.

O cuidado com a Saúde Bucal dos moradores

O Projeto de Saúde bucal, teve início em novembro de 2011 com o objetivo de melhorar os índices de saúde bucal, paralelo a uma cultura de hábitos saudáveis nessa área de difícil acesso.

Na assistência odontológica, dentistas fazem o atendimento clínico com procedimentos realizados no local disponibilizado para montagem de uma estrutura de clínica odontológica. Junto com a clínica, são feitas ações educativas com a distribuição de kits contendo copo, escova, creme dental e fio dental, aplicação tópica de flúor gel para a população, além de um levantamento epidemiológico da condição bucal dos habitantes.

O projeto atende todas as comunidades e aldeias da região do Maró. Até 2018 foram realizados 7.908 procedimentos clínicos e 1.271 exames para levantamento epidemiológico. Foram feitas 2.137 orientações de higiene bucal, distribuídos 3.734 kits (escova, creme dental e fio dental) e realizadas 2.065 escovações supervisionadas com aplicação de Flúor em gel.

Sorria + Maró: Prevenção e proteção da saúde bucal

Em 2020 estendemos o Projeto Saúde Bucal, nomeado “Sorria + Maró”. Ele tem como maior foco a prevenção e proteção da saúde bucal das crianças e adolescentes da região do Maró. Busca-se a melhoria na qualidade da saúde oral através de ações educativas junto a todas as escolas, com orientação de higienização bucal e escovação supervisionada.

Além disso, são utilizadas medidas como o uso de flúor tópico (visto que estas regiões não apresentam água fluoretada), atendimento clínicos não invasivos, no qual irão proteger e prevenir o desenvolvimento da doença na boca dos indivíduos, e distribuição de kits de higiene oral para uso na escola e para uso em casa.

Essa nova fase irá determinar uma etapa preventiva e de proteção a saúde em todas as escolas da região. Isso levará a diminuição de perdas dentárias, que resultam em alterações no desenvolvimento da criança e prejudicam sua qualidade de vida.

 

Com o decreto mundial da pandemia da Covid 19 em 2020, o projeto suspendeu algumas das grandes ações por risco de contaminação a população. Porém, a assistência continuou de outra maneira, levando alimentos, socorro e atenção a outras áreas do projeto como agricultura, mas sempre com os devidos cuidados.

Seja um voluntário do Projeto Alto Arapiuns!

É muito gratificante ver a alegria, felicidade e amor da população quando chegamos nas comunidades. Todos os moradores sempre são muito receptivos e atenciosos e isso faz com que a gente se sinta em casa durante toda a ação.

Por isso, não tem preço que pague a emoção em estar junto dessa população que nos ensina em cada conversa, em cada gesto e em cada atitude. Ser voluntário é encher o coração de amor e coragem, transbordando de ensinamentos e gratidão, e já contando as horas de uma nova ação!

O projeto Alto Arapiuns sempre necessita de apoio e pessoas dispostas a trabalhar nas ações e ajudar. Portanto, se você tiver interesse nos procure, um coração a mais sempre será muito bem-vindo!

>>> Clique aqui para contribuir com o Projeto Alto Arapiuns.

Caso queira mais informações para participar como voluntário, entre em contato com a Dra. Carol D. Bruzamolin através do e-mail: carolbruza@gmail.com

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *