Amizade na odontologia

O dentista na maioria das vezes é um profissional muito solitário. Nós dentistas meio que conversamos sozinhos quando fazemos perguntas aos nossos pacientes que não tem como responder direito por causa dos inúmeros aparatos que colocamos em suas bocas. A labuta diária exige concentração em certos momentos e quando a gente se dá conta, mais um dia se passou. Lembro com muito carinho de minhas amizades de faculdade, muitas das quais, cultivo até hoje.

Dizem que nossas memórias mais vívidas e inesquecíveis são formadas em momentos de grande emoção. Por isso lembramos exatamente onde estávamos, com uma maior riqueza de detalhes, em momentos de grandes tragédias ou de grande alegria. Acredito que vários momentos do meu aprendizado dessa linda profissão ficaram marcados e bem detalhados em minha memória porque aprendi odontologia rodeado de amigos.

Meu primeiro paciente

Lembro muito bem do meu primeiro paciente. Um senhor edêntulo de mãos fortes e cheias de calos, que precisava de um par de próteses totais. Atendíamos em duplas na faculdade por causa da otimização do espaço e da ajuda que um dava ao outro no atendimento. Nessa hora percebíamos como a amizade era uma condição que melhorava muito o dia a dia clínico.

Quem tinha escolhido uma dupla que não se dava muito bem, tendia a brigar mais e se estressar mais, fazendo com que isso, às vezes, atrapalhasse o andamento do atendimento do paciente.

>>> Leia mais: Trabalho em equipe: o estudante camaleão >>>

Acredito que a amizade melhora muito o trabalho em equipe, com respeito mútuo, conhecimento das limitações e das melhores habilidades de cada um. Depois de três anos de formado montei um consultório com um amigo. Hoje em dia trabalho em consultórios de amigos fazendo minha especialidade, a Periodontia, auxiliando no planejamento clínico dos casos. Trabalhar com amigos torna tudo mais fácil, na hora de elogiar e mesmo na hora de discutir coisas que não concordamos. Sem contar os amigos que a gente faz pelo caminho e que vão nos ajudando a construir nossa vida profissional.

Gostaria de dedicar esse texto a todos os meus amigos de verdade que me ajudam ou que um dia me ajudaram a me tornar o profissional que sou hoje. Juntos, somos mais fortes para vencer os desafios do mundo lá fora.

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *