Articuladores dentários: qual a melhor escolha para o estudante?

Você sabe o que é o articulador dentário e para que serve? É um aparelho capaz de simular a articulação temporomandibular de uma pessoa, reproduzindo os movimentos mandibulares em uma oclusão ideal. Também conhecido como articulador semi-ajustável (ASA). Utilizado para análise, diagnóstico, planejamento de tratamentos e execução de próteses, próteses unitárias e fixas.

Cada peça do ASA tem uma função diferente e deve ser manuseada de forma específica, no momento correto da montagem. O conjunto de todas as peças têm como objetivo o registro da trajetória condilar sagital e lateral, trajetória incisal, e ainda o ajuste da distância intercondilar.

Mas como escolher um articulador dentário?

Bom, se você está comprando para a faculdade, o ideal é que siga a orientação do seu professor e da lista de materiais previamente fornecida. Isso porque nos laboratórios todos irão simular o mesmo caso clínico, e para acompanhar melhor a aula, você deve utilizar o material padrão.

Já se vai comprar para usar no seu consultório, escolha uma marca de confiança e qualidade. Minha sugestão é a Bio-Art, a mais conhecida pela durabilidade, longevidade das peças e precisão nos registros. Dentre os articuladores, cada modelo tem suas especificações, fique atento às descrições de cada um antes de comprar.

Se você não for seguir nenhuma área que envolva DTMs, próteses, implantes etc. Você pode vender o seu articulador para um calouro e economizar um dinheirinho. Então, esse é um bom motivo para você cuidar bem do seu novo filho. Sim, digo filho porque nos próximos meses ele vai com você para cima e pra baixo!

Dica!

Uma vez montado, aconselhamos que você cuide do transporte e manuseio do seu articulador, pois qualquer movimentação que altere a referência registrada pode prejudicar o resultado do tratamento. Também vale como dica evitar o acúmulo excessivo de gesso. Sempre que trocar o caso, remova o máximo possível de resíduos para não manchar ou danificar o seu articulador.

Espero que esse artigo tenha ajudado você! Até mais!

Sobre a autora: 

Kamila Luz | @kamilaluzismail

Cirurgiã Dentista pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Fundadora do curso Manual do Recém Formado
Especializada em Ortodontia
Liga Acadêmica de Saúde Coletiva
Influenciadora Digital para acadêmicos

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *