Gestão e Marketing

Dicas para aumentar as avaliações do consultório

Dicas para aumentar as avaliações do consultório
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Se você nunca pegou um Uber, tenho certeza que conhece alguém que já usou o aplicativo. Sabemos que esse tipo de serviço é bem diferente dos tradicionais táxis, e é no fim das corridas que isso fica ainda mais explícito. Sabe por quê? Passageiro e motorista podem avaliar a viagem com até cinco estrelas. Ao longo deste artigo você vai entender porque isso vai funcionar para o seu consultório.

O que mais me impressiona é que os motoristas fazem questão de receber essas avaliações. A boa reputação, que rende benefícios para motoristas e usuários da Uber, faz parte da cultura de muitas organizações.

A metodologia que inspirou várias empresas

Frederick F. Reichheld, criador do Net Promoter Score (NPS), desenvolveu uma metodologia de pesquisa de satisfação que mede a lealdade dos clientes. Em 2003, o americano mostrou que a qualidade do atendimento era o termômetro de crescimento das organizações.

É dele uma das frases mais sensatas que já escutei sobre negócios: “O único caminho para o crescimento lucrativo está na capacidade da empresa de fazer com que seus clientes fiéis se tornem, de fato, seu departamento de marketing”. 

Agora, você deve estar se perguntando: “Ok, Ramon, mas o que isso tem a ver com odontologia?”. A resposta é tudo!

O sorriso de felicidade do paciente e as cinco estrelas que essa pessoa dará para o atendimento serão um verdadeiro motor de marketing para o seu negócio. Do orçamento ao retorno, existem milhares de oportunidades para você encantar seus pacientes.

Dicas para aumentar as avaliações do seu consultório 

Relevância e concorrência

Visitar o dentista pode não ser a coisa mais excitante da semana de alguém. Portanto, minha sugestão é criar uma estratégia estruturada para o tempo do paciente no consultório. Separei algumas ideias abaixo para você se inspirar. 

  • Crie um vídeo de boas-vindas e aproveite para explicar como será a primeira consulta. Tenho certeza de que ele notará que você tem um negócio diferente e, mais do que isso, oferece um cuidado a mais com tudo que envolve a consulta. A ação ainda diminuirá o seu índice de no show (taxa de faltas e atrasos em suas consultas);
  • Faça um tour pelo consultório para mostrar suas instalações e como você é organizado;
  • Descubra o estilo musical ou série de TV que o paciente gosta e, sempre que ele entrar para ser atendido, deixe passando o programa ou coloque uma playlist que ele se identifique.

#Dica importante: anote essas informações na ficha do paciente!

Perguntar sempre o que ele quer escutar ou assistir demonstra uma falta de preocupação sua. Por isso, a experiência é muito melhor quando você simplesmente sabe o que o paciente gosta. Coloquei aqui embaixo um exemplo de como eu faço na minha clínica.

  • Esteja presente nos pequenos momentos da vida do paciente, como por exemplo aniversário e datas importantes;
  • Sua relação tem que continuar mesmo após o término de tratamentos. Isso facilita os retornos e garante que o seu paciente nunca esqueça que precisa ir ao dentista de vez em quando.

O Simples Dental, consegue automatizar campanhas e essa tarefa não precisa mais ser feita por você ou pela sua secretária.

Depois que você fizer tudo isso, garanto que seus pacientes vão ficar muito mais felizes e satisfeitos. Automaticamente, você vai conseguir mais indicações deles. 

2 dicas para explodir as indicações do seu consultório

Você pode acelerar esse fenômeno e fazer com que essas experiências gerem ainda mais resultado. Para isso você vai fazer duas coisas:

1- Pedir para seus pacientes, no final do tratamento, enviarem um depoimento sobre como foi a experiência com o seu atendimento. Encoraje ele a postar nas redes sociais (marcando você e a clínica) ou peça para enviar pelo WhatsApp mesmo. Recomendo que você tenha uma autorização por escrito do paciente para poder divulgar em suas redes sociais. Com isso em mãos, poste em seu Instagram, Facebook sem se preocupar. O importante é divulgar ativamente;

2- Fotografar seus casos e arquivar na ficha do paciente (se você usar um software odontológico) ou em uma pasta física mesmo. Você pode mostrar para ele em sua primeira consulta. Além disso, utilize os depoimentos de seus pacientes. As pessoas confiam muito mais quando veem outras falando bem ou mal de determinada empresa ou serviço (por isso que o Reclame Aqui deu tão certo).

Não existe campanha de marketing mais eficiente que essa. Certamente seus resultados virão bem rápido e serão muito mais consistentes. Em um futuro não muito distante teremos notas que mostrarão quanto seu consultório é especial e possui credibilidade. 

Agora, quero saber: como você acha que uma avaliação pública do seu consultório poderia ajudar a atrair novos clientes?

Compartilhe a sua opinião nos comentários! 

Um grande abraço e até mais. 

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