Como aumentar o rendimento no consultório sem prejudicar o meio ambiente?

Preservação do meio ambiente e sustentabilidade são pautas cada vez mais discutidas pela sociedade atual e, ao mesmo tempo, essenciais para a manutenção da vida no planeta. 

No contexto da Odontologia, o tema merece atenção total dos cirurgiões-dentistas, devido aos impactos ambientais causados pela prática odontológica, como o elevado consumo de água e energia elétrica de um consultório e produção exacerbada de resíduos. 

Ao longo deste texto, você verá algumas práticas sustentáveis que podem minimizar os prejuízos à natureza e, até mesmo, aumentar o rendimento do seu consultório ou clínica. Confira! 

O que é Odontologia Sustentável? 

Odontologia sustentável, também chamada de odontologia ambientalmente correta ou odontologia ecológica, é um novo conceito na área odontológica. 

É caracterizada por uma série de ações e medidas práticas para tornar a rotina no consultório odontológico e o atendimento ao paciente mais sustentáveis, sem agredir o meio ambiente. 

Algumas atitudes sustentáveis na Odontologia vão desde o uso de lâmpadas mais econômicas, passando pelo descarte correto de lixo infectante, até o investimento em equipamentos digitais para reduzir o consumo de materiais e geração de resíduos. 

O impacto da odontologia no meio ambiente 

A Odontologia possui um importante papel na manutenção e melhora das condições de saúde da população. 

Mas, por ser um serviço da área da saúde – como hospitais e clínicas médicas- também causa prejuízos ao meio ambiente, principalmente em relação ao desperdício (água, energia, etc.) e produção de resíduos. 

De acordo com dados fornecidos pela UNESP, um dentista gasta cerca de 700 litros de água por dia, enquanto a média da população é de 100 litros por pessoa. 

O número de aparelhos que consomem energia em um consultório também é grande. Além da cadeira odontológica, há peças de mão, autoclaves, fotopolimerizadores e demais periféricos que, muitas vezes, não possuem selo de consumo de energia consciente. 

Além disso, todos os dias uma quantidade considerável de lixo é produzida nos consultórios odontológicos, parte dele potencialmente infectante. 

No geral, são resíduos como papel, plásticos descartáveis, perfurocortantes, além de substâncias químicas, biológicas e infectocontagiosas que, se não descartadas corretamente, causam danos ambientais gravíssimos. 

Portanto, esse cenário nos faz repensar os hábitos adotados no dia a dia clínico e de que forma uma odontologia sustentável pode ser colocada em prática no consultório. 

Como meu consultório pode contribuir para uma odontologia sustentável?  

Ao praticar a sustentabilidade no consultório, o dentista e sua equipe estarão utilizando melhor os recursos e equipamentos, reduzindo o consumo de materiais poluentes e até mesmo economizando dinheiro. 

E existem várias atitudes que podem ser adotadas para promover uma rotina mais sustentável no consultório.  

A seguir, veja 5 medidas simples de serem inseridas na rotina do cirurgião-dentista e de sua equipe. 

  1.  Descartar os resíduos adequadamente 

O lixo gerado por um consultório odontológico, assim como os demais resíduos dos serviços de saúde (RSS), pode causar muitos riscos à população e ao meio ambiente.  

Neste sentido, além de compreender o risco presente em cada tipo de resíduo é importante que o cirurgião-dentista possua um rigoroso controle do descarte dos materiais do lixo odontológico. 

Vale ressaltar que os resíduos devem ser descartados em lixeiras próprias e que identifiquem o tipo de material armazenado para facilitar o transporte e evitar acidentes.  

  1. Promover ações sustentáveis

O dentista e sua equipe também podem promover ações a fim de contribuir para os cuidados com meio ambiente e, ao mesmo tempo, conscientizar os pacientes. 

Uma dica é disponibilizar em seu próprio consultório um ponto de coleta de escovas dentais usadas para destiná-las ao correto processamento e reciclagem.  

  1. Evitar o desperdício de água e energia

Reduzir o consumo de água e de energia é uma das melhores formas de contribuir para a longevidade dos recursos naturais. 

Para economizar água, o dentista pode começar desligando as cuspideiras enquanto não estiverem sendo usadas, equipar os banheiros com descarga de duplo acionamento e torneiras com temporizados e lembrar de fechar a torneira durante a limpeza de instrumentais. 

Em relação à economia de energia, é possível substituir as lâmpadas por modelos mais econômicos, criar o hábito de desligar equipamentos que não estão sendo usados, além de aproveitar melhor a luz natural no ambiente odontológico. 

  1. Reduzir o consumo de papel 

O uso de papel na gestão da clínica odontológica é uma prática que, aos poucos, está sendo substituída pelo digital. 

Hoje, utilizar um software odontológico, como o Simples Dental, é a melhor alternativa para tornar a gestão do consultório mais simples e eliminar a papelada. 

Além de ser ecologicamente correto, a gestão digital do consultório permite um atendimento mais seguro, prático e moderno, contribuindo para a fidelização de seus pacientes. 

  1. Usar equipamentos que não agridem o meio-ambiente

Outra forma de trabalho mais sustentável e que ao mesmo tempo aumenta o rendimento do consultório é o uso de equipamentos e periféricos de alta performance.  

No tópico a seguir, confira mais informações sobre essas novas tecnologias e sua importância para o meio ambiente. 

Equipamentos para uma odontologia mais sustentável 

Hoje, é possível encontrar no mercado equipamentos odontológicos que oferecem alta performance clínica, sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente.  

Essas soluções tecnológicas promovem grandes mudanças na rotina do cirurgião-dentista, trazendo mais eficiência aos processos e procedimentos clínicos. 

Ao mesmo tempo, reduzem o consumo e evitam o desperdício de materiais, pois não exigem a utilização de tantos consumíveis. 

Além disso, ao usar menos consumíveis, o giro de embalagens desses produtos, o combustível usado nos transportes, etc. também são reduzidos, impactando toda a cadeia produtiva. 

A seguir, confira alguns dos equipamentos de alta tecnologia que tornarão o seu consultório mais sustentável: 

Sensor de Radiografia Digital  

A realização de exames radiográficos com sensores de radiografia digital já é realidade em muitos consultórios e clínicas odontológicas. 

Esses equipamentos facilitam as tomadas radiográficas, permitindo mais precisão diagnóstico, agilidade no tratamento e segurança para o paciente. 

São produtos excelentes para profissionais e clínicas que buscam promover uma odontologia mais sustentável.  

Com o sensor digital, o uso e a manipulação de materiais e químicos para o processo de revelação de uma radiografia como filme radiográfico, fixador e revelador não é mais necessário. 

Além disso, evita-se a geração de resíduos de todos esses componentes, bem como o descarte destas substâncias químicas. 

Scanners Intraorais  

Com o avanço ao fluxo digital, é muito provável que os métodos tradicionais de moldagem deixem de existir.  

O scanner intraoral, por exemplo, é um recurso tecnológico que já vem substituindo o processo de moldagem convencional por um escaneamento oral de alta precisão. 

O equipamento realiza moldagens de forma rápida e com mais conforto para o paciente, reduz o tempo de cadeira e entrega resultados superiores à moldagem tradicional. 

Além disso, é a escolha mais sustentável para o consultório, pois no escaneamento intraoral não há necessidade de consumir materiais de moldagem, como alginatos e silicones, e demais acessórios. 

Significa menos descarte de materiais de moldagem e seus respectivos resíduos no consultório. 

Assista um scanneamento intraoral em uma paciente com aparelho ortodôntico: 

AIRFLOW® 

A profilaxia dentária é um dos procedimentos mais feitos em consultórios odontológicos. E uma das formas de realizá-lo de maneira mais sustentável é usando o Airflow®. 

O equipamento promove redução significativa no uso de instrumentação manual e consumíveis. Essa economia além de ser benéfica ao meio ambiente, contribui para o aumento da rentabilidade do consultório, garantindo retorno rápido do investimento. 

Do mesmo modo, os produtos usados no Airflow® possuem qualidade superior. O pó com eritritol AIRFLOW® PLUS, por exemplo, consome apenas 12 gramas por procedimento, é menos abrasivo e mais eficiente do que o bicarbonato tradicional. 

Assista à comparação de Profilaxia X AIRFLOW® Prophylaxis Master:

Essas são apenas algumas dicas que podem ser colocadas em prática para tornar o seu consultório odontológico mais ecológico e sustentável.  

Se interessou por algum dos equipamentos citados neste blogpost?  

Fale agora com um consultor especialista da Dental Cremer e entenda como esse produto pode contribuir para o sucesso do seu negócio. 

Você também pode agendar uma visita ao Dental Cremer Experience (DCXP) para conhecer e manusear esses equipamentos odontológicos de última geração e participar de palestras e hands-on exclusivos.

 

Somos a solução em Odontologia, aqui você encontra atendimento especializado, experiências avançadas e condições de pagamento de cabem no seu bolso. Aproveite! 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer | Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Referências:

CONSULTÓRIO sustentável: 8 maneiras de estruturá-lo. Iclinic, [S. l.], p. 1-1, 20 ago. 2019. Disponível em: https://blog.iclinic.com.br/consultorio-sustentavel/. Acesso em: 3 abr. 2023. 

ODONTOLOGIA sustentável: como ser consciente na hora da escovação. Vitat, [S. l.], p. 1-1, 24 maio 2022. Disponível em: https://vitat.com.br/odontologia-sustentavel/. Acesso em: 3 abr. 2023. 

COMO ALCANÇAR a sustentabilidade no consultório odontológico. DVI Radiologia, [S. l.], p. 1-1, 16 set. 2021. Disponível em: https://www.dviradiologia.com.br/2021/09/16/sustentabilidade-no-consultorio-odontologico/. Acesso em: 3 abr. 2023. 

CINCO dicas de como você e sua clínica podem colaborar com a preservação do ecossistema. Dentalis, [S. l.], p. 1-1, 16 set. 2021. Disponível em: https://www.dentalis.com.br/blog/cinco-dicas-de-como-voce-e-sua-clinica-podem-colaborar-com-a-preservacao-do-ecossistema/. Acesso em: 3 abr. 2023. 

LIXO odontológico: como fazer o descarte adequado?. Dentalis, [S. l.], p. 1-1, 27 nov. 2019. Disponível em: https://sorridents.com.br/business/lixo-odontologico-como-fazer-o-descarte-adequado/. Acesso em: 3 abr. 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *