Autoclave: qual escolher Vitale Class CD ou Vitale Class?

Tudo vai depender das suas prioridades. Meu nome é Liliana Donatelli e sou consultora em Biossegurança da Cristófoli e hoje vou ajudar você a definir as suas preferências em autoclave para fazer uma ótima escolha.

A marca Cristófoli

Cristófoli é a marca da proteção. Foi a pioneira com o Projeto Biossegurança em Odontologia em 2001, o qual coordeno desde então. O compromisso com a saúde anda lado a lado com a engenharia, prestação de serviços e estilo. Há 30 anos no mercado com mais de 250 mil autoclaves produzidas, é a marca líder em autoclaves do Brasil. O design externo reflete as constantes inovações tecnológicas que permitem que os equipamentos tenham um funcionamento preciso. Além disso, a câmera é de inox com a qualidade exigida para atender às normas internacionais, tanto em relação à espessura quanto à rastreabilidade. Embora o cliente não consiga visualizar essas qualidades, são atributos que conferem segurança e durabilidade ao produto. É importante acrescentar que estão presentes em todos os modelos Cristófoli.

Você terá dois anos de garantia, e, ao mesmo tempo, pode contar com uma rede gigante de assistência técnica capilarizada por todo Brasil. São 450 pontos de atendimento!

Modelos das Autoclaves Cristófoli

Autoclave VITALE CLASS A branquinha básica

Autoclave VITALE CLASS

Em primeiro lugar, vamos analisar o modelo Vitale Class. É um equipamento que apesar de mais enxuto já conta com avanços de engenharia que fazem dela uma campeã de vendas.

Simplicidade

Nesse modelo, o ciclo de esterilização é único então o operador não precisa escolher qual utilizar e irá atender a grande parte dos instrumentos utilizados em Odontologia.

Secagem

Quando a fase de esterilização termina a despressurização acontece automaticamente. Ao final desse processo soa o alarme indicando o momento para entreabrir a porta, proporcionando uma ótima secagem dos pacotes.

Preço

Por ser um modelo mais básico, tem um preço para aquisição menor que o modelo Vitale Class CD. Portanto, a Vitale Class é sua melhor opção de qualidade em autoclave com menor investimento inicial.

Autoclave VITALE CLASS CD

Do mesmo modo que o modelo anterior, as autoclaves Vitale Class CD contam com o padrão de qualidade da marca. Seu grande diferencial é a praticidade aliada à versatilidade. São cinco programas: Instrumental Embalado, Instrumental Desembalado, Plásticos e Algodão, Kit Cirúrgico e Tecidos, Líquidos com opções em 121 °C ou 134 °C e mais a secagem extra. Igualmente vantajosa é a apresentação dos parâmetros no painel luminoso do equipamento com as informações de pressão, temperatura em cada etapa.

Secagem de porta fechada

Além do mais, a praticidade da secagem com a porta fechada é o seu principal benefício. Todo o vapor e calor saem pela mangueira do dreno que pode estar direcionada para um galão ou para o esgoto que resista à temperatura. É bem prática porque a auxiliar não precisa vir imediatamente para entreabrir a porta no final do ciclo.

Essa é uma vantagem em relação à Vitale Class, pois se houver demora em entreabrir a porta o vapor residual quente cria um ambiente pressurizado que impede a abertura da porta. Dessa forma, há possibilidade de restar umidade nos pacotes. É importante ressaltar que esse contratempo não ocorrerá se o operador seguir as instruções de uso.

Custo/benefício

Embora o investimento inicial seja maior em relação Vitale Class, o modelo Vitale Class CD proporciona tanta praticidade e conforto que vale à pena. Uma excelente relação custo/benefício.

Biossegurança é assunto sério! Pensando nisso, preparamos um guia prático de biossegurança para você ter sempre em mãos! Baixe gratuitamente

 

Autoclave Vitale Class CD 54 litros

O top de linha nas autoclaves de mesa Cristófoli possui além das vantagens já descritas para o modelo Vitale Class CD, os parâmetros da esterilização gravados no pendrive. Dessa forma, você poderá transferir para o seu computador e deixar registrados todos os dados. Outro benefício é o abastecimento automático e sem reservatório, não deixando água parada no interior do equipamento. Esse equipamento foi desenvolvido para clínicas de maior porte, com capacidade para esterilizar ao mesmo tempo até 52 pacotes com o uso de quatro suportes para envelopes (vendidos separadamente). O painel possui avisos luminosos para a realização da manutenção preventiva anual e indicador biológico semanal.

Tamanho 12 ou 21 litros? Ou ainda 54?

Hoje temos tantos materiais para esterilizar que a minha tendência é sempre escolher um equipamento de maior tamanho e, de preferência, ter um de reserva. É terrível ter que mandar a autoclave para manutenção preventiva e não ter outra para usar. Não tem como trabalhar!

Mas tudo vai depender da sua rotina de pacientes e do número de profissionais atendendo em uma mesma clínica que dependa desse equipamento.

Vamos fazer as contas?

Considerando envelopes para atendimento clínico bem básico (só para simplificar as contas e padronizar o tamanho dos pacotes) do tamanho 9×23:

Autoclave 12 litros

Configuração de fábrica com duas bandejas — 5 pacotes
Utilizando um suporte para envelopes — 13 pacotes

Autoclave 21 litros

Configuração de fábrica com três bandejas — 12 pacotes
Utilizando dois suportes para envelopes — 26 pacotes

Autoclave 54 litros

Configuração de fábrica com quatro bandejas — 24 pacotes
Utilizando quatro suportes para envelopes — 52 pacotes

Dicas sobre o Dimensionamento

Lembre-se que existem pacotes com outros tamanhos irão afetar essa conta.

Outro fator relevante é que nem sempre é possível utilizar os suportes para otimizar o espaço interno, como pacotes contendo peças de mão. Por esse motivo, é importante que você analise os seus pacotes para analisar essa função. O propósito dessa simulação é ajudar você a entender como calcular. Finalmente, cabe ressaltar que a autoclave não pode ser sobrecarregada porque pode comprometer a esterilização. É no momento da escolha que você precisa pensar nisso para evitar adquirir um equipamento com um tamanho inadequado para a sua necessidade.

Dica: passe um período na sua sala de esterilização e entenda o fluxo, ou visite a sala de um colega com uma estrutura semelhante à sua. Conclusão, na dúvida, compre uma autoclave maior. Isso fará com que você economize energia elétrica!

Resumindo:

Para resumir, escolha a sua prioridade praticidade e versatilidade com ótima relação custo/benefício? A sua autoclave é Vitale Class CD.
Precisa de qualidade com um preço enxuto? Sua autoclave é a Vitale Class.

Agora é só escolher a sua!

Sobre a autora

Liliana Donatelli, Bs, MPH
Consultora em Biossegurança Cristófoli

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *