A influência da Laserterapia no pós-operatório de implante dentário

No mundo de hoje, com o mercado da odontologia saturado, uma das saídas é ser um profissional diferenciado. A especialidade que mais possui dentistas inscritos – a Implantodontia – cresce e se destaca cada vez mais. E se além de técnica apurada, reabilitações bem-feitas e dentes novinhos em folha, você também pudesse oferecer mais conforto pós-operatório aos seus pacientes? Com uma terapia que acelera a cicatrização, tem características anti-inflamatórias e analgésicas?

Os benefícios da Laserterapia na Implantodontia

Os benefícios da Laserterapia são velhos conhecidos da área da saúde. Seu principal efeito, sentido diretamente pelos pacientes, é a diminuição da inflamação e da dor. O Laser* tem a capacidade de ativar processos bioquímicos provocando melhoria do reparo tecidual e restauração da função celular. Tudo que a gente quer depois de instalar um implante dentário.

>>>Leia mais: Benefícios da Laserterapia na odontologia para pacientes oncológicos

Acima de tudo, queremos que a osseointegração aconteça. Que é o conceito base da Implantodontia onde observamos a formação óssea sobre a superfície de titânio dos implantes. Isso possibilita a posterior aplicação de forças mastigatórias sobre o parafuso. A aplicação de Laser de baixa potência logo após o procedimento cirúrgico do implante e na sessão pós-operatória subsequente vai dar mais conforto aos pacientes e acelerar processos de reparação e cicatrização.

Na odontologia em geral, a Laserterapia é utilizada, principalmente na especialidade de Estomatologia.

Lesões labiais por Herpes simples recorrente, se identificadas no início podem nem se manifestar por completo após algumas aplicações. O Laser também se faz presente no alívio de dor de mucosites, quielite angular, gengivite, aftas, parestesias, paralisias, nevralgias, após as sessões de raspagem periodontal, no tratamento de hipersensibilidade dentinária e no pós-operatório de cirurgias.

A interação do Laser com os tecidos depende da potência, tipo de tecido, comprimento de onda, quantidade de energia aplicada, distância focal e tempo de exposição.

O Laser como terapia para outras doenças

Podemos ainda encontrar o uso do Laser como terapia coadjuvante no tratamento da peri-implantite. Doença que afeta os implantes, podendo até levar a perda dos parafusos e dos dentes reabilitados. Até hoje não há consenso sobre qual é o melhor tratamento para este problema. Entretanto, a terapia fotodinâmica de associação do Laser com corante azul de metileno se mostra bastante eficiente na redução das bactérias do local afetado.

>>>Leia mais: O uso do laser na Odontologia

Os aparelhos de Laser de baixa potência disponíveis no mercado atualmente são ergonômicos, portáteis e fáceis de usar. Possuem poucos botões que alternam entre a luz vermelha e infra-vermelha e uma base para carregamento da bateria. Alguns deles lembram fotopolimerizadores. Nunca realize o uso do Laser sem os devidos óculos de proteção para os seus olhos e os olhos do paciente.

É de extrema importância que o cirurgião-dentista procure na literatura os melhores protocolos para atingir os objetivos de estimulação de reparação tecidual, analgesia e diminuição da inflamação com sucesso após as cirurgias de instalação de implantes. Lembrando que a terapia com Laser é um adicional, que pode fazer a diferença no sucesso do tratamento. A Laserterapia oferece mais conforto e proporciona aspecto novo e tecnológico que chama a atenção e agrega valor ao seu dia a dia.

Um Abraço!

*(Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation – Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação).

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *