A Cor Importa: Escolhendo as Brocas Certas com Base nas Indicações

Consideradas materiais de grande importância e relevâncias na rotina diária do acadêmico de odontologia e também do cirurgião-dentista, as brocas possuem a função de realizar desgastes nas superfícies dos tecidos dentais.

Entretanto, para que este procedimento de desgaste seja realizado com sucesso, seja em dente hígido, em resina composta, ou até mesmo em material metálico, é necessário entender o tipo de utilização para cada uma, a fim de se evitar falhas durante o trabalho.

Com o propósito conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de brocas, ao longo desse texto vocês vão aprender – ou recordar – , como elas são classificadas, as principais indicações para tipo e outras particularidades.

Já sabemos que ter conhecimento do material correto para cada procedimento que será executado é um dos pontos cruciais para o sucesso do procedimento.

Então, bora conhecer um pouco sobre os tipos de brocas mais utilizadas na odontologia?

  • Broca Carbide: São formadas por carbureto de tungstênio e podem possuir até 6 lâminas de corte.
  • Broca Multilaminada: Diferente da carbide, as multilaminadas possuem mais lâminas, variando em número, chegando a possuir até 45 lâminas em uma ponta ativa. Assim, quanto maior a quantidade de lâmina presente na ponta ativa da broca, menor será o seu poder de corte, promovendo um acabamento mais liso na superfície que for utilizada.
  • Broca Diamantada: Elas possuem em sua ponta ativa um conjunto de partículas irregulares que assumirão o papel de corrosão e abrasão, a partir dos deslizar de suas pontas ativas pelas superfícies dentárias desejadas.

Classificação das Brocas Diamantadas

Além da classificação das brocas pelo seu tipo, elas também podem ser classificadas conforme a sua haste, a sua cor e formato.

  • Conforme a Haste – Brocas FG ou Friction Grip: Brocas com esse tipo de haste possuem uma aderência de fricção maior que outros tipos de hastes. São utilizadas para serem acopladas em motor de alta rotação.
  • Brocas CA: Suas iniciais ajudam em uma maior compreensão. Esse tipo de broca é utilizada para acoplamento em peças de mão do modelo contra ângulo.
  • Brocas PM: São brocas utilizadas para acoplamento em peças de mão do modelo reta. Exceto as brocas PM, todas os outros tipos de hastes possuem também o modelo HL, que está diretamente relacionado ao tamanho da sua haste, sendo assim modelos de Haste Longa.

Conforme o Formato

Assim como os demais tipos de brocas, as diamantadas também possuem diversos formatos de suas pontas ativas, podendo elas serem: esféricas, cilíndricas, cônicas, tronco-cônicas, chama, pêra, e disco ou de anel.

Classificação conforme as cores

As brocas diamantadas possuem marcações coloridas em sua haste, e essas cores seguem uma classificação internacional. Essa classificação de cores vai te permitir identificar com mais facilidade o poder de corte que cada broca tem, conforme a sua granulometria.

Sendo então classificadas da seguinte forma:

  • Preta – Granulometria extra grossa: São brocas que possuem um alto e rápido poder de corte, sendo ideais para desgastes profundos de esmalte e dentina, em procedimentos que não há a necessidade de ser conservador
  • Verde – Granulometria grossa: brocas com essa coloração de haste são geralmente utilizadas para reduzir rapidamente camadas mais espessas da superfície dentária, e também de materiais restauradores como amálgama.
  • Azul – Granulometria média: por estas brocas possuírem poder de corte médio, são usualmente as mais utilizadas durante o cotidiano para realização de desgastes na odontologia, como os preparos prévios a procedimentos restauradores.
  • Vermelha – Granulometria fina: São brocas utilizadas para realizar procedimentos que exigem uma cautela e conservação maior, como o refinamento do acabamento das paredes dos preparos das cavidades.
  • Amarela – Granulometria ultra fina: estes tipos de brocas são utilizadas em procedimentos que possuem que exigem uma delicadeza ainda maior, como nas restaurações que utilizam materiais de porcelana, e também no acabamento dos ângulos cavossuperficiais dos preparos.

A escolha do tipo, formato e tamanho de haste de broca de forma adequada para cada procedimento é essencial, assim o trabalho será realizado com eficiência, diminuindo tempo de procedimentos, logo, aumentando o conforto do paciente.

Sobre o autor:
Patrick Brito | @trickbrito
Acadêmico do 6º período de Odontologia
Engenheiro, Mestre e Doutorando

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *