Qual a diferença de uma cadeira odontológica básica e uma cadeira premium?

A cadeira odontológica é o elemento chave de qualquer consultório. É nela que o dentista passa a maior parte do dia, atendendo pacientes e realizando os tratamentos odontológicos necessários. 

Para aqueles que desejam adquirir um equipo, existe uma ampla variedade de cadeiras odontológicas disponíveis no mercado. 

Desde modelos de entrada para profissionais que estão começando sua carreira e não dispõe de grande investimento, até modelos sofisticados e tecnológicos para aqueles que desejam atender um público mais exclusivo. 

Mas, você sabe as principais diferenças entre elas? A seguir, confira mais informações sobre cadeiras odontológicas e veja quais as melhores opções para o seu negócio. 

Cadeiras odontológicas básicas 

Os modelos mais básicos de uma cadeira odontológica tradicional, também chamado de modelo de entrada, são produtos resistentes, com excelente custo-benefício e de baixa manutenção. 

Além de suprir todas as necessidades de um atendimento odontológico, esse tipo de cadeira fornece funcionalidade e ergonomia para a atuação clínica de dentistas e o conforto necessário para o paciente durante os procedimentos.

O produto é composto por diversas peças e normalmente apresenta as seguintes características: 

  • Assento (cadeira)  

De modo geral, o assento é revestido com material laminado (PVC), com apoios de braço e encosto de cabeça anatômicos, mas nem sempre articuláveis.  

A cadeira possui pedais de comando, sistema de elevação eletrônico, posições de trabalho programáveis – cerca de três opções de programação – e volta automática à posição zero. 

Dependendo da fabricante, o equipamento dispensa fixação no piso. 

  • Refletor:  

O refletor é um equipamento auxiliar resistente, com lâmpada de luz halógena, espelho multifacetado e puxadores em forma de alça.  

Alguns modelos oferecem a opção de lâmpada LED, as quais economizam energia e tem maior vida útil. Contudo, este costuma ser um atributo adicional. 

  • Unidade de água  

A unidade de água é um componente essencial para os atendimentos diários, composta por cuba ou cuspideira e sistema de sucção Venturi.  

Além disso, para maior mobilidade no campo operatório, alguns modelos oferecem rebatimento em 90°. 

  • Equipo 

O equipo é uma estrutura de alta durabilidade que fica acoplada à cadeira. Acompanha bandeja em inox para periféricos e terminais para alta rotação, baixa rotação e seringa tríplice.  

Alguns fabricantes também oferecem esse componente de forma avulsa, mais conhecido como “cart”. 

Principais modelos de cadeiras básicas 

Os consultórios das marcas Dabi Atlante, D700 e Gnatus se destacam pela qualidade e segurança que oferecem aos profissionais. 

Entre os diversos modelos de entrada disponíveis no mercado, podemos destacar: 

  • Consultório Odontológico G1 SF (Gnatus) 
cadeira odontológica básica G1 SF da Gnatus vendida na Dental Cremer
Fonte imagem: site Dental Cremer

 

  • Consultório Odontológico Croma (Dabi Atlante) 
cadeira odontológica básica Croma da Dabi Atlante vendida na Dental Cremer
Fonte imagem: site Dental Cremer
  • Consultório Odontológico D700 
cadeira odontológica básica D700 vendida na Dental Cremer
Fonte imagem: site Dental Cremer

Cadeiras odontológicas premium 

Quando comparadas aos modelos básicos, as cadeiras odontológicas premium apresentam design mais moderno e sofisticado, além de diversas funcionalidades. 

Seus atributos avançados otimizam a rotina profissional e oferecem uma experiência única aos pacientes. 

Veja a seguir os principais diferenciais de uma cadeira odontológica premium: 

  • Assento (cadeira)  

A cadeira premium possui estofamento anatômico e sofisticado, confeccionado em PVC ou couro. Os braços são pneumáticos e o encosto de cabeça é removível e articulável.  

Conta com sistema de elevação e de inclinação e pedais de comando com diferentes programações, incluindo a posição de Tredelenburg e stop emergencial. 

  • Refletor 

O refletor do consultório premium utiliza tecnologia de iluminação LED que dura 6x mais do que uma lâmpada halógena e economiza mais energia.  

Há também opções de refletores com maior intensidade de luz, com sistemas ópticos de 3 LEDS e 5 LEDS. 

Além de modelos com sistema 3×2 LED, que mescla lâmpadas LED de luz branca e luz laranja, evitando a polimerização precoce de materiais restauradores foto ativáveis. 

  • Unidade de água  

A unidade de água, assim como em consultórios básicos, é composta por cuspideira e sugador Venturi.  

Contudo, alguns consultórios premium também contam com porta-copos, sistema de aquecimento de água, terminais extras para sugadores (bomba a vácuo, Vac Plus) e, até mesmo, sensor de proximidade para liberação do fluxo de água de forma automática. 

  • Equipo 

O equipo de um consultório premium é maior e mais amplo, acomodando até duas bandejas de inox para facilitar a organização diária dos instrumentais de trabalho. 

Apresenta terminais para peças de mão, fotopolimerizador, equipamentos de profilaxia, etc., com mangueiras reforçadas e flexíveis.  

Alguns fabricantes também oferecem painel com comandos eletrônicos para acionamento de funções da cadeira, negatoscópio LED acoplado, manômetro e sistema hasteflex. 

  • Outros diferenciais 

Além dos atributos já mencionados anteriormente, alguns modelos de cadeira mais modernos oferecem design e funções exclusivas.  

Permitem, por exemplo, que o profissional acesse o histórico do paciente de forma rápida e eficiente por meio de um kit multimídia. 

E contam com sistema completo de massagem, para oferecer ainda mais conforto ao paciente durante o tratamento. 

Principais modelos de cadeiras premium

A Dabi Atlante e Gnatus também possuem diversas opções de consultórios premium para atender os mais altos níveis de exigência dos profissionais de Odontologia. 

Entre os modelos de consultório premium oferecidos pelas marcas, destacam-se: 

  • Consultório Odontológico Prestige Hasteflex (Dabi Atlante) 
cadeira odontológica Prestige Hasteflex da Dabi Atlante vendida na Dental Cremer
Fonte imagem: site Dental Cremer
  • Consultório Odontológico G4 (Gnatus) 
cadeira odontológica G4 da Gnatus vendida na Dental Cremer
Fonte imagem: site Dental Cremer

Cadeira básica vs premium: qual a diferença? 

Já é possível perceber que as principais diferenças entre uma cadeira básica e uma cadeira premium dizem respeito aos atributos, design e funções de cada uma delas. 

Consultórios de entrada possuem estrutura simples e resistente, com componentes básicos para a prática clínica, e são indicados para profissionais que estão iniciando carreira na Odontologia e buscam por opções mais acessíveis. 

Além disso, é bem comum começar com uma opção mais básica, devido ao custo-benefício, e com o tempo substituir a cadeira por um modelo mais avançado. 

Cadeiras premium, por sua vez, são mais robustas e apresentam funções altamente tecnológicas, por isso, exigem um valor maior de investimento. 

São indicadas para profissionais que querem alta performance e excelência clínica e, ao mesmo tempo, oferecer a melhor experiência a seus pacientes.

 

Como escolher a cadeira mais adequada para o seu consultório? 

Além de compreender as principais funções e componentes de uma cadeira odontológica, antes de comprar o seu equipo é importante analisar diversos fatores, como ergonomia, especialidade, orçamento, etc. 

No vídeo a seguir a Dra. Ana Cardoso traz dicas essenciais sobre como escolher a cadeira certa para o seu consultório. Confira! 

Quer saber mais? Separamos 5 dicas que te ajudarão na compra de sua primeira cadeira odontológica. 

E se você deseja realizar uma compra ainda mais assertiva, nada melhor do que falar com um especialista no assunto. Por isso, aqui na Dental Cremer oferecemos uma consultoria completa e especializada, a fim de entender o seu momento atual e indicar o consultório ideal para o seu negócio.   

Fale agora com um de nossos atendentes, conheça nosso portfólio completo de cadeiras odontológicas e aproveite as melhores condições de mercado, com opções de financiamento, parcelamento e taxas acessíveis. 

Seja qual for a sua necessidade, a Dental Cremer te ajudará a encontrar o equipo dos sonhos! 

Sobre a autora:

Gabrielli Ney Wandscheer

  • Redatora Shine
  • Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

💻 Facebook

📸 Instagram

🐤Twitter

🥰 Pinterest

💃🏼 TikTok

▶️ Youtube

🎧 Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Referências: 

CADEIRA Odontológica: Entenda O Que Analisar Antes De Comprar E Quais As Melhores Marcas. Empreendedor Dentista, [S. l.], p. 1-1, 3 mar. 2020. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/cadeira-odontologica/. Acesso em: 26 jan. 2023. 

A CADEIRA ODONTOLÓGICA – ASB TOTAL. Youtube: [s. n.], 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O_C_YbFWsA4. Acesso em: 26 jan. 2023. 

DABI Atlante. In: Cadeiras Odontológicas. [S. l.], 2022. Disponível em: https://loja.dabiatlante.com.br/cadeiras-odontologicas. Acesso em: 26 jan. 2023. 

GNATUS. In: Cadeiras Odontológicas. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.gnatus.com.br/equipamento-odontologico/consultorios/. Acesso em: 26 jan. 2023. 

D700. In: Cadeiras Odontológicas. [S. l.], 2022. Disponível em: https://d700.com.br/cadeiras-odontologicas. Acesso em: 26 jan. 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *