Upgrades da cadeira odontológica que aumentam a biossegurança do seu consultório

As preocupações com a ergonomia, conforto e, principalmente, biossegurança odontológica, motivaram o mercado a desenvolver consultórios cada vez mais robustos e tecnológicos.

Hoje, já existem cadeiras odontológicas projetadas com recursos e funcionalidades capazes de transformar as rotinas de biossegurança do consultório e promover um ambiente clínico mais seguro.

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo essa matéria imperdível e descubra os principais componentes e modelos de consultório disponíveis atualmente!

A importância da cadeira odontológica para a biossegurança

A biossegurança é caracterizada por um conjunto de ações e procedimentos para prevenção de acidentes e redução dos riscos de contaminações por microrganismos.

A adoção dessas medidas pelo cirurgião-dentista e sua equipe é fundamental para manter o ambiente odontológico seguro e livre de riscos biológicos. Esses cuidados também devem ser aplicados à cadeira odontológica, principal equipamento de um consultório.

Nesse sentido, é muito importante manter a higiene e limpeza da cadeira odontológica sempre em dia, realizar a desinfecção da cadeira entre cada atendimento e utilizar barreiras mecânicas como campos descartáveis e filmes plásticos (PVC).

Ao mesmo tempo, é possível adicionar componentes opcionais à cadeira odontológica, como forma de contribuir para as medidas de biossegurança. Sistemas internos de desinfecção e sensores de proximidade, por exemplo, são funcionalidades que reduzem os riscos de contaminação cruzada.

Mas se a cadeira odontológica do seu consultório já não proporciona segurança durante os atendimentos, a melhor opção é fazer um upgrade, substituindo-a por um modelo mais moderno e funcional, o que sem dúvidas facilitará as rotinas de biossegurança.

Entenda: Como aumentar a durabilidade da minha cadeira odontológica?

Upgrades da cadeira que contribuem para a biossegurança odontológica

Existe uma série de componentes da cadeira odontológica que podem ser adquiridos para aumentar a biossegurança do seu equipo e tornar o ambiente clínico mais seguro.

A seguir, confira os principais deles.

Mais funcionalidades no equipo

Com uma área de trabalho ampla e bem equipada, o cirurgião-dentista consegue aproveitar melhor o espaço disponível, manter o ambiente mais organizado durante as consultas e reduzir as chances de contaminações cruzadas.

Para isso, invista em opcionais como:

  • Terminais extras para equipo: concedem mais autonomia ao dentista para uso de ultrassom, micromotor elétrico e demais peças de mão;
  • Bandejas extras: ampliam a área de apoio de instrumentais e demais produtos durante os procedimentos clínicos;
  • Tampo de inox: práticos e removíveis, facilitam a limpeza e desinfecção do equipo. Além disso, são resistentes a corrosão;
  • Mangueiras funcionais: de preferência, lisas, arredondadas e flexíveis. Para evitar a proliferação bacteriana, não devem apresentar ranhuras ou estrias.

Upgrades na unidade de água

Do mesmo modo, algumas funcionalidades opcionais na unidade de água podem contribuir significativamente para a manutenção da biossegurança durante os atendimentos.

Unidade de água branca da cadeira odontológica como upgrade para biossegurança
Unidade de água da cadeira odontológica Dabi Atlante, modelo Versa

Alguns exemplos são:

  • Cuspideira com acionamento automático: fluxo de água é acionado assim que o paciente se aproxima da cuba, evitando contaminações e reduzindo o consumo de água.
  • Porta-copos com sensor de proximidade: o jato de água é ativado quando o copo é colocado diante do sensor, também evitando contaminação cruzada entre paciente e componentes.
  • Sistema de desinfecção de mangueiras: a limpeza interna das mangueiras e terminais é feita por meio de líquido bactericida, garantindo a desinfeção do componente.

Refletor em LED com sensor de proximidade

Um refletor com sensor de proximidade facilita a visualização dos procedimentos clínicos, reduz os acidentes de trabalho e minimiza os riscos de contaminação durante a prática odontológica.

Dentre os modelos mais modernos de refletor, podemos destacar:

Refletor 5 LEDS: composto por jogo de Leds que iluminam o campo operatório com luz fria, branca e homogênea e diferentes programações de intensidade de luz, geram melhor visualização de detalhes e acuidade visual do profissional.

 

Refletor 3X2 LEDS: apresenta sistema óptico com 5 LEDs: 3 LEDs de cor branca e 2 LEDs de cor laranja isenta de ondas polimerizantes. Também oferece programações de intensidade para luz branca e laranja.

Pedal de comandos joystick

Usar pedais de comando multifuncionais na cadeira odontológica também é uma excelente forma de reduzir os riscos ocupacionais e, ao mesmo tempo, ganhar mais agilidade durante os atendimentos clínicos.

Os pedais do tipo Joystick, por exemplo, acionam a cadeira, unidade auxiliar, peças de mão e refletor de forma automática e permitem personalizar posições de trabalho de acordo com as necessidades de cada dentista.

Dentre as funções geralmente oferecidas pelo componente, podemos destacar:

  • Bloqueio dos movimentos da cadeira: para maior segurança do paciente, principalmente crianças;
  • Movimentação do assento: elevação e inclinação do assento automáticas e sincronizadas;
  • Posição de cuspir: encosto sobe para o paciente cuspir;
  • Last position: retorno à última posição de trabalho;
  • Posição “Volta a zero”: retorno à posição inicial e desligamento automático do refletor;
  • Proteção do sistema elétrico: contra oscilações de tensão e corrente.

Leia também: 5 dicas para você comprar sua primeira cadeira odontológica

Cadeiras odontológicas que entregam biossegurança, tecnologia e conforto para o seu consultório

Agora que você já conhece os componentes de uma cadeira odontológica essenciais para redução de riscos no consultório, confira os modelos de consultório que mais contribuem para a segurança de dentista, equipe clínica e paciente!

Cadeira odontológica Gnatus G3

A cadeira odontológica G3 da Gnatus é um equipamento premium de alta durabilidade e resistência. Possui pedal de comando com diferentes programações de trabalho, prático e fácil de usar.

Cadeira odontológica aumenta a biossegurança: modelo Gnatus azul
Cadeira odontológica Gnatus, modelo G3

Sua unidade de água é equipada com sensor de proximidade, proporcionando mais conforto ao paciente, economia de água e redução de riscos biológicos.

O refletor conta com sistema de lâmpadas de LED que fornecem a iluminação ideal para que o profissional trabalhe de forma segura, evitando acidentes ocupacionais.

Cadeira odontológica Gnatus G4

O consultório Gnatus G4 reúne elegância, conforto e tecnologia para uma experiência odontológica de alto nível.

Sua tecnologia de iluminação LED oferece excelente iluminação no campo de trabalho e o sensor de proximidade dispensa o uso das mãos para ligar/desligar o aparelho ou aumentar/reduzir a intensidade da luz.

Cadeira odontológica aumenta a biossegurança: modelo Gnatus azul
Cadeira odontológica Gnatus, modelo G4

As bandejas de apoio acopladas à cadeira entregam uma ampla área para acomodação de instrumentos, favorecendo a organização e mobilidade do dentista em ambiente clínico.

Seu pedal de comando joystick permite a programação de diferentes posições de trabalho e bloqueio dos movimentos da cadeira para maior segurança durante os atendimentos odontológicos.

Cadeira odontológica Dabi Atlante Prestige

Dabi Atlante Prestige é um dos equipamentos mais modernos do mercado odontológico.

Possui design arrojado e anatômico que acomoda o paciente de forma confortável, mesmo que por longas horas de atendimento.

Biossegurança com a cadeira odontológica Dabi Atlante azul
Cadeira odontológica Dabi Atlante, modelo Prestige

Conta sistema de iluminação LED de alta intensidade com sensor de proximidade e pedal joystick com programação de várias posições de trabalho, incluindo a posição de Trendelenburg.

Também oferece itens opcionais como estofamento em couro, sistema de massagem e suporte para monitor.

Cadeira odontológica Dabi Atlante Versa

O modelo versa da Dabi Atlante reuni funcionalidades para um atendimento odontológico de alto padrão.

A cadeira oferece posições de trabalho que proporcionam mais estabilidade, segurança e ergonomia para dentista e paciente, incluindo posição de Trendelenburg e sistema de elevação lateral exclusivo, Column Lift.

Cadeira odontológica Versa Air azul que aumenta a biossegurança
Cadeira odontológica Dabi Atlante, modelo Versa

Possui uma unidade de água moderna e inteligente, incluindo porta-copos com enchimento temporizado, cuspideira com sensor de proximidade e sistema flush para desinfecção interna das mangueiras, favorecendo a biossegurança em ambiente odontológico.

Cadeiras odontológicas aumentam a biossegurança na odontologia

Deseja comprar a sua primeira cadeira odontológica ou fazer um upgrade? A Dental Cremer possui a solução completa para o seu negócio.

Temos um time de especialistas que te ajuda a encontrar o equipamento mais adequado para manutenção da biossegurança do seu consultório odontológico.

Fale agora com um de nossos consultores e garanta condições especiais de pagamento, entrega rápida e a melhor experiência de compra!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *