Cadeiras Odontológicas – novas ou usadas? 

A escolha da cadeira odontológica é uma importante etapa na hora de abrir um consultório ou clínica própria. E por ser um equipamento essencial para o atendimento odontológico, este costuma exigir um alto valor de investimento. 

Para aqueles que possuem um orçamento limitado, é necessário buscar opções no mercado que caibam no bolso, e uma prática que tem se tornado bem comum entre dentistas é a compra de equipamentos de segunda mão. 

Mas afinal, vale a pena comprar uma cadeira odontológica usada? Leia a matéria e veja todos os cuidados a serem tomados para não sair no prejuízo 

Cadeira odontológica nova x usada 

Adquirir equipamentos de segunda mão, à primeira vista, pode parecer um bom negócio. Mas, é preciso pensar bem antes de tomar qualquer decisão. 

As principais vantagens desta prática são o preço mais baixo, oferecido pelo dono do equipo, e a disponibilidade do equipamento que costuma ser imediata. 

Sem dúvidas um grande atrativo para dentistas que já possuem um valor de capital reservado para a compra de uma cadeira à vista, com pressa para abrir o consultório próprio. 

No entanto, você já deve ter ouvido a expressão “O barato sai caro“, certo? 

Embora pareça financeiramente mais vantajoso, adquirir uma cadeira odontológica usada pode se tornar uma grande dor de cabeça para o profissional. 

Isso porque, diferentemente de uma cadeira nova, não se pode confiar 100% em um equipo usado.  

Mesmo cadeiras que aparentemente estão em bom estado de conservação podem apresentar problemas técnicos que não serão cobertos pelo antigo proprietário e nem pelo fabricante. 

Dentre os principais fatores a serem considerados estão:  

  • Frequência de uso do equipamento antes da compra — a cadeira pode ter sido usada em um consultório com alta rotatividade de pacientes, por exemplo; 
  • Manutenções periódicas — que podem ter sido negligenciadas ou feitas por profissionais não aptos; 
  • Modelo de equipamento — depois de algum tempo a cadeira pode ficar ultrapassada e sair de linha, dificultando a manutenção e substituição de peças. 

Considerando que a cadeira é um equipamento que será usado pelo cirurgião-dentista por muitos anos, optar por uma cadeira odontológica nova sempre será a alternativa mais confiável. 

Apesar de o investimento ser maior, equipamentos novos tem garantia de fábrica, instalação e assistência técnica autorizadas e maior vida útil, dando mais segurança ao usuário. 

Além disso, o dentista pode considerar modelo, cor e atributos do equipo que mais se adéquam ao objetivo do seu negócio, público-alvo e especialidade clínica. 

>>Leia mais: 5 dicas para você comprar sua primeira cadeira odontológica 

Quando substituir a cadeira odontológica? 

A cadeira odontológica, como qualquer outro equipamento, possui uma vida útil. E ao longo do tempo pode apresentar limitações quanto a sua funcionalidade. 

Dessa forma, substituir a cadeira odontológica por um modelo mais novo e tecnológico é indicado quando:  

  • Não promove mais conforto e ergonomia para paciente e dentista; 
  • Não oferece mais agilidade no atendimento, sendo necessário maior tempo de cadeira com um único paciente; 
  • Apresenta problemas técnicos com muita frequência, gerando prejuízos; 
  • Possui sinais de desgaste (rasgos, manchas) e design ultrapassado que podem impactar negativamente na imagem do seu negócio. 

Falando em ergonomia, a Dra. Ana Cardoso separou algumas dicas de alongamento e de como organizar seu dia a dia para não sofrer com as temidas dores musculares.

Já em relação a mudanças de endereço ou reforma do consultório, é comum que, caso esteja em boas condições, a cadeira odontológica seja mantida. 

Contudo, para garantir o bom funcionamento do equipo, é importante que o processo de desmontagem, montagem e nova instalação do equipamento seja feito por profissionais aptos. 

Para isso, procure uma assistência técnica de confiança, de preferência indicada pela própria fabricante.

Como economizar na compra de uma cadeira odontológica nova? 

Embora a aquisição de uma cadeira odontológica demande um investimento alto, saiba que é possível investir em um equipamento de qualidade e que esteja dentro de seu orçamento.  

Para te ajudar, separamos algumas dicas a seguir:

Escolha modelos de entrada

As linhas de entrada são modelos de cadeiras odontológicas mais básicos, mas que já podem oferecer o que você está buscando. 

Por possuírem valor mais acessível, apresentam excelente custo-benefício aos dentistas que estão iniciando carreira na odontologia.  

Em nosso site, você encontra cadeiras odontológicas das marcas Dabi Atlante, D700 e Gnatus 

Dentre os modelos de entrada disponíveis estão: 

Cadeira odontológica
Cadeira Odontológica Croma Air – Dabi Atlante
Cadeira Odontológica D700
Cadeira Odontológica D700
Cadeira Odontológica G1 FIT SF da Gnatus

 

Seja assertivo nos acessórios e opcionais 

Peças e acessórios opcionais na cadeira odontológica facilitam a rotina no consultório e trazem mais agilidade para os tratamentos, mas não significa que você precisa deles para começar a trabalhar. 

Por isso, antes de escolher os atributos de sua cadeira, liste suas necessidades clínicas e defina o que de fato é essencial para realizar seus atendimentos. 

À medida que seu consultório for se tornando rentável, você poderá implementar mudanças e melhorias, incluindo mais diferenciais para equipar a sua cadeira. 

>>>Leia também: Quais opcionais são obrigatórios para sua cadeira odontológica?

Busque condições de pagamento diferenciadas 

Para a aquisição de uma cadeira odontológica, além de realizar uma pesquisa de preço, é importante se atentar às formas de pagamento disponibilizadas pelos fornecedores.  

Na Dental Cremer, por exemplo, oferecemos as melhores condições de pagamento do mercado, com parcelamento e taxas acessíveis, que cabem no seu bolso. 

Nosso atendimento é personalizado e conta com especialistas que te ajudarão a encontrar o equipo ideal para o seu negócio. 

Afinal, somos a solução completa na odontologia, para todos os momentos da sua trajetória profissional! 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer | Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

💻 Facebook

📸 Instagram

🐤Twitter

🥰 Pinterest

💃🏼 TikTok

▶️ Youtube

🎧 Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Referências: 

CADEIRA Odontológica: Entenda O Que Analisar Antes De Comprar E Quais As Melhores Marcas. Empreender Dentista, [S. l.], p. 1-1, 1 mar. 2020. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/cadeira-odontologica/. Acesso em: 12 dez. 2022. 

VALE a pena comprar equipamentos odontológicos usados para o consultório?. Empreenda, dentista, [S. l.], p. 1-1, 4 set. 2017. Disponível em: https://empreendadentista.com.br/2017/09/04/equipamentos-odontologicos-usados/. Acesso em: 12 dez. 2022. 

QUANDO devemos renovar a cadeira da nossa clínica dentária?. Dentablog, [S. l.], p. 1-1, 10 out. 2018. Disponível em: https://www.dentaleader.com/dentablog/renovar-cadeira-dentaria/. Acesso em: 13 dez. 2022. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *