Canvas: o método que pode salvar a sua clínica!

Nós dentistas saímos da faculdade puramente técnicos, com pouquíssimo ou nenhum conhecimento sobre gestão e marketing. Portanto, quando abrimos nosso consultório, executamos muito bem a parte técnica, mas não sabemos como trazer mais pacientes de forma estratégica.

Com o passar dos anos, o dentista começa a sentir que trabalha muito e ganha pouco e não tem mais a energia do início pra trabalhar tantas horas. E, por consequência, sente que não conseguiu realizar seus sonhos através da profissão, se sentindo frustrado. Isso é o que eu tenho ouvido de alguns colegas que realizam meus cursos e consultoria.

O primeiro passo para evitar essa frustração, é entender que além de sermos bons dentistas, precisamos ter uma visão empreendedora dentro do nosso consultório, e tudo começa com um plano.

Já ouviu falar em Plano de Negócios?

Toda empresa, ao iniciar, precisa ter esse plano de negócios para que o próprio dono consiga enxergar o que a empresa faz, para quem, e de que forma. Afinal, só assim você será capaz de tomar boas decisões e comunicar para o seu público-alvo o que você faz. Dessa forma, você se posiciona no mercado.

E por que eu devo me posicionar?

Ao se posicionar, o público terá parâmetros de comparação entre você e os outros dentistas. Ou seja, ele consegue saber claramente seus diferenciais, e assim os pacientes certos te procuram.

Quando você não se posiciona, o que acontece é que as pessoas sempre vão buscar preço. Elas te trocam por outro dentista mais barato, visto que não te escolhem baseados em você, mas no seu preço.

Se você não deseja passar por isso e, assim como eu, busca ser um dentista reconhecido e valorizado, vem comigo que vou te ajudar a criar o seu plano de negócios! 

Já ouviu falar sobre o Canvas?

O mapa estratégico citado anteriormente é conhecido como Business Model Canvas. Esse modelo vem sendo utilizado no mundo todo por empresas de sucesso, com o objetivo de adquirir mais clareza sobre seu negócio. O resultado disso: tomadas de decisão mais certeiras na captação de novos clientes.

Além disso, é considerada uma ferramenta valiosa na hora de fechar vendas, visto que o resumo de tudo o que você faz e fornece está ali.

gestao-odontologica-plano-de-negociosFonte: Medium – Canvas da Tomada de Decisão

Este é o Business Model Canvas, um quadro simples onde você ira preencher as seguintes informações:

O que

Nessa parte você descreve qual é a sua proposta de valor e como você se posiciona diante dos seus pacientes e concorrentes. Ou seja, você se considera o mais barato? O mais rápido? Você oferece um atendimento VIP, exclusivo e moderno? Enfim, descreva como você se “enxerga” como negócio. 

Para quem?

Público: Seu consultório vai atender só crianças? Só idosos? Todas as especialidades? Vai atender o publico de baixa renda? Ou quer o público mais exigente e que paga mais? Pense nisso, pois precisará dessas informações para decidir sobre os cursos que vai fazer, a decoração do seu consultório, e muitas outras decisões.

Além disso, defina para quais canais você deseja fornecer seus serviços, por exemplo: você vai atender só no seu consultório ou nos consultórios de outros colegas? Como o cliente encontrará seu atendimento?

E também, defina quais estratégias você vai utilizar para conquistar e fidelizar seus pacientes. 

Fontes de receita 

Como o dinheiro vai entrar? Somente o pagamento pelos atendimentos? Ou você irá alugar salas para colegas? 

Como

  • Quais serão as principais atividades oferecidas em seu consultório? Exemplo: restaurações, limpezas, clareamento, implantes.
  • Quais serão as parcerias envolvidas com a sua clínica? Exemplo: protéticos, dentais, dentistas parceiros;
  • Quais serão os principais recursos utilizados para que o consultório funcione? Exemplo: resinas, bráquetes, adesivo;
  • Quais serão as principais pessoas envolvidas com a sua clínica? Exemplo: secretária, dentistas, auxiliares;
  • Quais serão os principais equipamentos utilizados pela sua clínica? Exemplo: cadeira, raio-x, compressor;
  • Quais os eventuais acordos financeiros utilizados? Exemplo: capital próprio, financiamento.

Custos

Quais serão seus custos fixos (aluguel, secretária, luz, agua, internet)? Quais os custos variáveis (protético, material de consumos)? Quais os custos de experiência (brindes, presentes, mimos em datas especiais)?

Vamos colocar em prática?

O próximo passo é imprimir o Canvas, preencher, respondendo essas perguntas, e você terá uma visão macro do seu consultório como empresa, e com certeza tomará decisões mais assertivas para caminhar em direção aos seus objetivos! Continue acompanhando os meus artigos por aqui e também as minhas dicas lá no Instagram (@alinebaltazar).

Me conta aqui nos comentários se esse conteúdo foi útil pra você e se você já conhecia a ferramenta Canvas! Desejo que você alcance o sucesso que almeja.

 

 

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