Canvas: o método que pode salvar a sua clínica!

Ao sair da faculdade, muitos dentistas se veem preparados tecnicamente, mas com pouquíssimo ou nenhum conhecimento sobre gestão e marketing. Quando abrem seus consultórios, executam muito bem a parte técnica, mas têm dificuldades em conquistar pacientes de forma estratégica.

Com o passar dos anos, o desgaste é inevitável: o dentista começa a sentir que trabalha muito e ganha pouco, e não tem mais a mesma energia do começo de sua carreira. Além disso, se vê frustrado por não conseguir realizar seus sonhos através da profissão.

Para evitar essa frustração, é importante entender que, além de ser um bom dentista, você precisa ter uma visão empreendedora para o seu consultório. E tudo começa com a criação de um plano.

Plano de Negócios na Odontologia: qual a importância?

Toda empresa, ao iniciar suas atividades, precisa de um plano de negócios, e na odontologia isso não é diferente. Ele ajuda o dentista a visualizar de forma clara:

  • o que seu negócio faz?
  • para quem faz?
  • como faz?

A partir dessas informações, será muito mais fácil tomar decisões e comunicar para o seu público-alvo o que o seu consultório oferece. Ou seja, você conseguirá se posicionar no mercado.

E por que eu devo me posicionar?

Ao se posicionar, o seu público terá parâmetros de comparação entre você e os outros dentistas. Ao destacar os seus diferenciais como profissional de odontologia, você atrairá os pacientes certos.

Quando você não se posiciona, as pessoas avaliam os seus serviços apenas pelo preço, sem considerar as suas habilidades, qualificação e diferenciais. Neste caso, a chance de trocar você por um dentista mais barato é muito alta.

Se você não quer mais passar por isso, e deseja ser reconhecido e valorizado, continue a leitura e veja como criar o seu plano de negócio.

Método Canvas: estruture seu modelo de negócio odontológico

O método Canvas, ou Business Model Canvas, é uma ferramenta estratégica usada no mundo todo por empresas de sucesso.

Seu objetivo é trazer mais clareza sobre o negócio, ajudando a tomar decisões mais assertivas e captar novos clientes.Além disso, é considerada uma ferramenta valiosa na hora de fechar vendas, já que oferece um resumo de tudo o que a sua clínica odontológica oferece.

Como utilizar o método Canvas?

O Business Model Canvas reúne diferentes categorias. Veja como preencher cada uma delas:

Proposta de valor

A proposta de valor é como você se posiciona diante dos seus pacientes e concorrentes. Ou seja, como você se “enxerga” como negócio.

Nesta etapa, você pode responder a perguntas como:

  • Você se considera o mais barato? O mais rápido?
  • Oferece um atendimento exclusivo e moderno? Quais são os seus diferenciais?

Segmento de clientes

A segmentação diz respeito a quem é o seu público-alvo. Essas informações ajudarão você a decidir no que se especializar, quais serviços oferecer, como será o ambiente do consultório, dentre outros fatores.

  • Seu consultório vai atender pacientes de qual faixa etária?
  • Todas as especialidades odontológicas?
  • Vai atender um público com renda mais baixa?
  • Ou um público exigente e que paga mais?

Canais

Os canais estão relacionados ao local onde você fornecerá os seus serviços. Ou seja, aonde o seu paciente será atendido.

  • Apenas em seu consultório?
  • Em clínicas de outros dentistas?

Relacionamento

O relacionamento é como você se conecta com o seu público-alvo e quais estratégias utilizará para manter uma boa relação dentista-paciente.

  • Como entrará em contato?
  • Qual será a abordagem?

Atividades principais

Nessa etapa, é importante listar as principais atividades oferecidas em seu consultório odontológico. Ou seja: o que você faz?

  • Realiza procedimentos estéticos?
  • Oferece próteses e implantes?
  • É especializado em ortodontia?

Recursos principais

Quais serão os principais recursos utilizados para que o consultório funcione? Lembrando que eles podem ser: físicos, intelectuais, humanos e financeiros.

Exemplos:

  • produtos odontológicos;
  • equipamentos;
  • secretária e auxiliares;
  • Etc.

Parcerias principais

Quais serão as parcerias envolvidas com a sua clínica odontológica?

Exemplo:

  • Protéticos;
  • dentais;
  • dentistas parceiros.
  • etc.

Fontes de renda

As fontes de renda são as possibilidades de entrada de capital no seu consultório odontológico, a partir das atividades realizadas.

  • Como o dinheiro vai entrar?
  • Somente o pagamento pelos atendimentos?
  • Irá alugar salas para colegas dentistas?

Custos

Refere-se aos custos relevantes necessários para o funcionamento do seu consultório odontológico.

  • Quais serão seus custos fixos (aluguel, secretária, luz, água, internet)?
  • Quais os custos variáveis (protético, material de consumo)?
  • Quais os custos de experiência (brindes, presentes, mimos em datas especiais)?
Modelo de quadro Canvas para impressão
Modelo de quadro Canvas para impressão

Vamos colocar em prática?

Agora é hora de colocar a mão na massa e criar o seu plano com o método Canvas. Você pode imprimir o quadro disponibilizado neste texto e preencher respondendo a todas essas perguntas.

Ou, se preferir, acesse o site do Sebrae e utilize a ferramenta Canvas online e gratuita.

Esperamos que, após criar o seu plano, você tenha uma visão macro do seu consultório como empresa, e que isso te ajude a tomar decisões mais assertivas para caminhar em direção aos seus objetivos.

Antes de ir, conte nos comentários se esse conteúdo te ajudou e se já conhecia a ferramenta Canvas.

Fontes consultadas:

https://www.dentistaorganizado.com.br/noticia.html?id=146&Como-fazer-o-Canvas-do-seu-consultorio-odontologico.htm

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *