Reabilitar arcadas completas de maneira imediata, sem ter que esperar meses ou passar por próteses provisórias e reembasamentos, é o sonho de muitos pacientes e dentistas. Mas, para realizar a técnica de Carga Imediata, é necessário seguir alguns princípios básicos, os quais você vai conhecer a seguir.
O que é Carga Imediata?
Considera-se Carga Imediata os implantes ativados no mesmo dia ou em até 48h após a cirurgia de instalação.
É importante ressaltar que as próteses utilizadas no tratamento são provisórias e deverão ser substituídas posteriormente. Portanto, ao falar de carga imediata, estamos nos referindo às reabilitações totais de arcadas completas. Com isso, o cirurgião dentista deve levar inúmeras questões em consideração para decidir o melhor momento de colocar a carga sobre os implantes dentários.
A Carga Imediata em tratamentos com implantes dentários aumenta consideravelmente a aceitabilidade dos pacientes. Porém, deve-se ter em mente que ela não é adequada para todos casos e nem para todo mundo. Não deve ser uma promessa, mas um objetivo. Então, quando bem indicada e realizada, tem grandes chances de sucesso.
>>> Leia mais: Você promete implantes com carga imediata aos seus pacientes?
Um pouco de história
A Implantodontia deve muito ao médico sueco Per-Ingvar Brånemark. Foi ele que criou, entre outras coisas, o conceito de osseointegração. Em seu protocolo – como nos referimos às reabilitações totais sobre implantes – ele definiu a espera de 3 meses para a mandíbula e implantes receberem a carga. Para a maxila, a espera é de 6 meses.
Em sua visão inicial, em meados de 1969, o pesquisador recomendava que os implantes não deveriam receber carregamento protético imediato. Dessa forma, a remodelação óssea e a osseointegração não seriam comprometidas.
Por isso, a estabilidade primária é um elemento de extrema importância para o sucesso de reabilitações imediatas.
Cuidados para o procedimento
Nos anos seguintes, vários estudos e pesquisadores sugeriram atualização da técnica. Tudo isso para devolver dentes de maneira imediata, diminuindo a quantidade de procedimentos e dando mais conforto aos pacientes. Então, se quiser ter sucesso na carga imediata, recomenda-se seguir algumas condições:
- As exodontias devem ser minimamente invasivas para maior preservação de paredes ósseas;
- O dente extraído não pode ter infecção ativa;
- Deve-se realizar uma fresagem de 3 a 5mm apical do alvéolo fresco em prol do travamento e da estabilidade primária;
- O torque ideal sugerido pela maioria dos estudos é de no mínimo 35 N/cm² (alguns estudos citam de 30 a 40N/cm² e outros de 32 a 45 N/cm²);
- É importante escolher o tipo e tamanho correto dos implantes para cada situação;
- A região é importante porque precisamos ter um osso com boa densidade, evitando movimentações e melhorando o travamento do implante;
- É preciso uma correta distribuição espacial dos implantes que serão unidos pela barra que vem junto com a prótese.
Contraindicações no uso de Cargas Imediatas
Assim como toda técnica, a Carga Imediata também possui contraindicações:
- Presença de infecção ativa com secreção purulenta;
- Ausência de osso para extensão da fresagem na região apical do alvéolo;
- Reabsorções ósseas severas;
- Qualidade óssea, dependendo da região;
- Pacientes com comprometimentos sistêmicos não controlados ou hábitos parafuncionais como bruxismo.
Em suma, como todas abordagens odontológicas, o diagnóstico correto vai guiar os tratamentos possíveis. Hoje ainda temos a opção de realizar esses tratamentos com fluxo de trabalho digital. Há também as possibilidades de cirurgias parcialmente ou totalmente guiadas.
>>> Leia mais: 10 dicas para você não passar apuros com implantes dentários
Concluímos que é muito importante também nos cercamos de exames de imagem, como a tomografia computadorizada. Sendo assim, uma avaliação minuciosa dos pacientes é sempre importante para que eles possam receber suas próteses totais fixas de maneira imediata.
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ TikTok
Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!
Comentários
Nenhum comentário