Implantodontia

Carga Imediata como tratamento em Implantodontia

Carga Imediata como tratamento em Implantodontia
Compartilhar | Comentar

Reabilitar arcadas completas de maneira imediata, sem ter que esperar meses ou passar por próteses provisórias e reembasamentos, é o sonho de muitos pacientes e dentistas. Mas, para realizar a técnica de Carga Imediata, é necessário seguir alguns princípios básicos, os quais você vai conhecer a seguir. 

O que é Carga Imediata?

Considera-se Carga Imediata os implantes ativados no mesmo dia ou em até 48h após a cirurgia de instalação. 

É importante ressaltar que as próteses utilizadas no tratamento são provisórias e deverão ser substituídas posteriormente. Portanto, ao falar de carga imediata, estamos nos referindo às reabilitações totais de arcadas completas. Com isso, o cirurgião dentista deve levar inúmeras questões em consideração para decidir o melhor momento de colocar a carga sobre os implantes dentários.

A Carga Imediata em tratamentos com implantes dentários aumenta consideravelmente a aceitabilidade dos pacientes. Porém, deve-se ter em mente que ela não é adequada para todos casos e nem para todo mundo. Não deve ser uma promessa, mas um objetivo. Então, quando bem indicada e realizada, tem grandes chances de sucesso.

>>> Leia mais: Você promete implantes com carga imediata aos seus pacientes?

Um pouco de história

A Implantodontia deve muito ao médico sueco Per-Ingvar Brånemark. Foi ele que criou, entre outras coisas, o conceito de osseointegração. Em seu protocolo – como nos referimos às reabilitações totais sobre implantes – ele definiu a espera de 3 meses para a mandíbula e implantes receberem a carga. Para a maxila, a espera é de 6 meses.

Em sua visão inicial, em meados de 1969, o pesquisador recomendava que os implantes não deveriam receber carregamento protético imediato. Dessa forma, a remodelação óssea e a osseointegração não seriam comprometidas.

Por isso, a estabilidade primária é um elemento de extrema importância para o sucesso de reabilitações imediatas.

Cuidados para o procedimento

Nos anos seguintes, vários estudos e pesquisadores sugeriram atualização da técnica. Tudo isso para devolver dentes de maneira imediata, diminuindo a quantidade de procedimentos e dando mais conforto aos pacientes. Então, se quiser ter sucesso na carga imediata, recomenda-se seguir algumas condições: 

  • As exodontias devem ser minimamente invasivas para maior preservação de paredes ósseas;
  • O dente extraído não pode ter infecção ativa;
  • Deve-se realizar uma fresagem de 3 a 5mm apical do alvéolo fresco em prol do travamento e da estabilidade primária;
  • O torque ideal sugerido pela maioria dos estudos é de no mínimo 35 N/cm² (alguns estudos citam de 30 a 40N/cm² e outros de 32 a 45 N/cm²);
  • É importante escolher o tipo e tamanho correto dos implantes para cada situação;
  • A região é importante porque precisamos ter um osso com boa densidade, evitando movimentações e melhorando o travamento do implante;
  • É preciso uma correta distribuição espacial dos implantes que serão unidos pela barra que vem junto com a prótese.

Contraindicações no uso de Cargas Imediatas

Assim como toda técnica, a Carga Imediata também possui contraindicações:

  • Presença de infecção ativa com secreção purulenta;
  • Ausência de osso para extensão da fresagem na região apical do alvéolo;
  • Reabsorções ósseas severas;
  • Qualidade óssea, dependendo da região;
  • Pacientes com comprometimentos sistêmicos não controlados ou hábitos parafuncionais como bruxismo.

Em suma, como todas abordagens odontológicas, o diagnóstico correto vai guiar os tratamentos possíveis. Hoje ainda temos a opção de realizar esses tratamentos com fluxo de trabalho digital. Há também as possibilidades de cirurgias parcialmente ou totalmente guiadas.

>>> Leia mais: 10 dicas para você não passar apuros com implantes dentários

Concluímos que é muito importante também nos cercamos de exames de imagem, como a tomografia computadorizada. Sendo assim, uma avaliação minuciosa dos pacientes é sempre importante para que eles possam receber suas próteses totais fixas de maneira imediata.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.