Caso Clínico de Reabilitação Estética com facetas em Filtek Universal 3M

O paciente apresentou-se a clínica queixando-se de duas situações: manchas de escurecimento em alguns dentes e uma possível fratura.

Na avaliação clínica foi constatado que os dentes 12, 11, 21 e 22 já apresentavam restaurações em resina e que realmente estavam manchados e, no dente 22 foi confirmado a fratura.  As possibilidades restauradoras foram então apresentadas ao paciente e ele optou pela reconstrução dos dentes envolvidos com resina composta.    

O material de escolha para este caso foi a nova resina da 3M Filtek Universal™ na cor B1 que como características possui um excelente manuseio, acabamento e polimento. Outra característica relevante deste material é o efeito natural match, pois mesmo com uma escala menor de opções de cores e somente uma opacidade, ele consegue cobrir toda a gama da escala Vita. E além de tudo, possui duas cores especiais que é a Pink Opaquer (PO) e a resina para dentes clareados XW.  

Após a definição do tratamento iniciamos o isolamento do campo operatório para facilitar o acesso e garantir melhor controle da umidade. Com as restaurações removidas cuidadosamente, os protocolos adesivos foram aplicados. Neste caso foi utilizado o Single Bond™ Universal e fotoativado com com EliparDeep Cure-l, ambos da 3M. Outro fator importante da resina Filtek™ Universal é a opção de utilizarmos cápsulas que minimizam a contaminação cruzada e a incorporação de bolhas, o que torna a inserção mais fácil e prática.  

Foi inserida a resina na cor B1, ajustadas nos preparos com espátulas para resina (Follow), separadas com tira de poliéster e então fotopolimerizadas COM Elipar™ Deep Cure-l.   

Após a completa polimerização das resinas, os protocolos de acabamento e polimento foram aplicados, iniciando com a marcação do contorno, anatomia primária, secundária e terciária. Para completar esta etapa foram usados SofLexPopOn  para contorno e anatomia primária; Brocas Multilaminadas 12 lâminas para natomia secundária e Soflex™ Espiral para anatomia e secundária.  

Após o retorno do paciente pudemos observar a perfeita integração das restaurações com os dentes adjacentes e com os tecidos moles. As resinas apresentavam brilho e lisura de superfície e o feedback do paciente foi extremamente positivo mostrando a versatilidade e o sucesso dos materiais utilizados neste caso clínico.  

Passo a passo das Facetas em Filtek Universal 3M

Adquira os produtos utilizados no caso clínico:

Sobre o autor:
Maciel Júnior
Especialista em  Dentística Restauradora  USP Bauru
Mestre em Dentística Restauradora UNESP Araraquara
Doutor em Dentística Restauradora UNESP Araraquara
Professor Faepo UNESP Araraquara

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *