Caso Clínico: Reabilitação estética com laminados cerâmicos

Paciente do sexo masculino, 35 anos. Insatisfação estética de seu sorriso, especificamente com o formato, tamanho e coloração dos dentes. Por isso, procurou para realizar uma reabilitação estética.

Avaliação Inicial

Após anamnese e exame clínico, foi constatada a presença de sorriso invertido, dentes com tamanho incompatíveis em relação ao tamanho da maxila e amplos diastemas. Foi observada também a indicação de clareamento dental, devido à coloração inicial apresentada.

Tratamento Executado

Foi realizado um escaneamento intraoral visando planejamento para reabilitação estética com laminados em cerâmica à base de dissilicato de lítio. O planejamento foi provado e aprovado pelo paciente. Para a realização do mock up, foi utilizada a resina bisacrílica PrimmaArt na coloração A1. Iniciou-se com clareamento dental com três sessões, utilizando o gel clareador Whiteness HP Blue. O gel clareador foi aplicado por até 40 minutos por sessão, seguindo as recomendações do fabricante e, desta forma, pudemos observar uma alteração da cor de A3 para A1.

Na sessão seguinte ao clareamento, os preparos foram realizados sobre o mock up, o que contribui significativamente para a redução de desgastes das estruturas dentárias, diminuindo também a chance do paciente desenvolver sensibilidade após o tratamento. A moldagem foi realizada pela técnica de dupla moldagem com silicone de adição e fio de afastamento gengival 000. Feita a prova seca dos laminados cerâmicos, foi realizado o teste da coloração do cimento, utilizando as pastas Allcem Veneer Try-in (FGM) nas colorações Trans e A1, a fim de buscar uma naturalidade maior.

Em comum acordo com o paciente, optou-se por fazer a cimentação utilizando o cimento na coloração Trans. O condicionamento dos laminados foi realizado com Condac Porcelana 10%, por 20 segundos e complementado com a aplicação do Condac 37, a fim de neutralizar o efeito do ácido fluorídrico, remover os precipitados vítreos residuais e aumentar a área de contato do silano com a cerâmica. Para a silanização foi então utilizado o silano Prosil (FGM), que foi aplicado na superfície interna dos laminados.

Os dentes foram condicionados pela técnica de condicionamento ácido total com o Condac 37  por 15 segundos, devido à preservação do esmalte dentário nos preparos. Após o condicionamento, o adesivo Ambar APS (FGM) foi aplicado na superfície dos dentes e dos laminados, sendo volatizado em ambas as estruturas. A cimentação foi então concluída com a cor planejada (Allcem Veneer APS Trans) . O resultado natural e harmônico, condizente com o planejado, foi perfeitamente aceito pelo paciente, contribuindo para mais autoestima.

Autores

Dr. Felipe Pinto Paredes Rodrigues
TPD Arnã Ariel da Costa

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *