Relato do caso clínico com a Resina Charisma® Diamond One:
Paciente apresentando restaurações de resinas compostas insatisfatórias nos dentes 24, 25 e 26 (Fig.01). As restaurações antigas foram removidas (Fig.02) e após a finalização da técnica operatória as cavidades foram escaneadas com o escâner Primescan Dentsply – Sirona para a detecção da tonalidade de cor das cavidades, como mostra a Fig. 03.
O software de detecção de cor identificou diferentes cores nas diversas cavidades, sendo que nos pré-molares predominou as cores A1 e B1 e no molar, as cores A3 e A2. A detecção prévia da cor foi feita para se avaliar a real capacidade de adaptação da resina composta Charisma® Diamond ONE – Kulzer sobre as diversas tonalidades presentes nos dentes a serem restaurados.
Na sequência foram feitos os procedimentos de condicionamento ácido seletivo, ou seja, somente em esmalte por 20s (Fig. 04). A cavidade foi lavada abundantemente e seca (Fig. 05) para aplicação do sistema adesivo Gluma Bond Universal (Fig. 06). A aplicação foi feita ativamente por 20 s e o adesivo foi fotoativado por 10s.
Para a inserção da resina composta foi utilizada a técnica incremental em cada cúspide separadamente com um máximo de 2mm de incremento em todos os dentes a serem restaurados (Figs. 07 e 08). Os excessos foram removidos com pontas multilaminadas, conforme mostra a Fig. 09 e o polimento final foi obtido com o uso das pontas para acabamento e polimento – Charisma® EasyShine – Kulzer – Fig. 10. A restauração foi finalizada (Fig. 11) e submetida a checagem dos contatos oclusais (Fig. 12).
Após 1 semana as restaurações foram reavaliadas (Fig. 13) e submetidas novamente ao detector de cor para verificação da tonalidade final da Charisma® Diamond ONE nas diferentes tonalidades presentes.
Fotos do caso clínico
Conclusão do caso clínico com Charisma® Diamond One
Foi observado que as restaurações realmente conseguiram se adaptar às cores dos remanescentes dentais presentes em cada cavidade, ou seja, com apenas uma tonalidade foi possível restaurar diferentes tonalidades de cor, como apresentado neste caso: A1, B1, C1, A2 e A3.
Materiais utilizados neste caso clínico
Confira outro caso clínico utilizando a Resina Charisma® Diamond
Sobre o autor:
Dr. Jansen Ozaki | @jansenozaki
- Mestre e Especialista em Dentística – FOP/UNICAMP
- Coordenador de Pos-graduação de Dentística FAOA – unidades de São Jose dos Campos /SP
- Coordenador dos Cursos de Imersão de Laminados e Lentes de Contato da Odontopartners/SP
- Professor docente do curso de Pós-graduação de Reabilitação Oral – Universidade Autônoma do Chile
- Professor docente do curso de Pós-graduação da Instituto Autônomo del Norte – IAN, Durango/Mexico
Este conteúdo foi elaborado em parceria com a marca Kulzer
Comentários
Nenhum comentário