Cirurgia guiada em Implantodontia: vantagens e desvantagens

A cirurgia guiada em Implantodontia vem ganhando cada vez mais espaço atualmente, com a aderência dos cirurgiões dentistas a Odontologia Digital. Com este tipo de abordagem cirúrgica, podemos colocar o planejamento reverso em prática de forma real. Realizar implantes dessa maneira vai ajudar muito em casos limítrofes, reduz erros de posicionamento e facilita bastante os passos cirúrgicos e protéticos das reabilitações.

Esse estilo de cirurgia não é nenhuma novidade. Ela é quase tão antiga quanto a própria osseointegração. A diferença da cirurgia guiada de antigamente, em comparação a dos dias atuais é a evolução digital. A Odontologia sempre procurou meios de se tornar mais previsível e um deles foi através da prototipagem. A construção de protótipos que imitassem o resultado a ser alcançado, individualizado para cada caso.

Considerações sobre a cirurgia guiada

Pense comigo. Você mesmo pode produzir algum tipo de guia cirúrgica com ajuda ou sem ajuda do técnico em prótese dentária. Obtenha uma moldagem fiel, um modelo de gesso, realize ou solicite um enceramento diagnóstico para um dente ausente e por cima disso produza um guia em resina que pode te dar várias informações na hora de instalar um implante. Você terá melhores noções da saída do parafuso, do tamanho, inclinação de instalação do implante e do tipo e tamanho de componente a ser utilizado.

Vamos levar esse pensamento para outro nível. Por cima de um modelo de gesso ou a partir de um modelo digital em 3D é possível confeccionar guias cirúrgicas bastante precisas. E para que a cirurgia fique ainda mais eficiente, existem kits exclusivos de fresas para cirurgia guiada. Nesses casos, você vai gastar bastante tempo no planejamento para garantir rapidez nas outras fases. Com a utilização do Fluxo de Trabalho Digital é possível unir as imagens da tomografia computadorizada (DICOM) com o arquivo do escaneamento intraoral (STL) e mandar confeccionar um guia em uma impressora 3D para sua cirurgia.

Software Implant 3Shape

>>> Leia mais: 5 vantagens do fluxo digital na Implantodontia <<<

Ao longo dos anos, profissionais utilizam a cirurgia guiada para casos de implantes múltiplos ou limítrofes, isto é, naqueles que cada milímetro será importante para o resultado final. Entretanto, observo que muitos dentistas também estão utilizando em casos considerados mais simples e até em unitários. É um diferencial e uma segurança que pode trazer muito mais previsibilidade e conforto para os pacientes. Você gasta mais tempo no planejamento para economizar em tempo cirúrgico e protético. Essa é a matemática.

Quais são as vantagens da cirurgia guiada em Implantodontia?

Conforto do paciente

possibilita cirurgias sem incisão e com menos sangramento. Com o guia travado em posição, você utiliza as fresas diretamente para preparar os leitos, sem precisar de incisão e descolamento. Em casos de protocolo isso significa um pós-operatório muito mais confortável para o paciente. Dependendo do caso, você também nem precisa utilizar suturas.

Menor tempo cirúrgico

Com tudo planejado com antecedência, todo material separado e os guias, fica tudo mais rápido e previsível. Esse item também entra na conta do conforto do paciente.

Previsibilidade, segurança e assertividade

Inclusive te mostra os casos que podem não dar certo por algum motivo. Desse jeito, você pode mudar o planejamento antes mesmo de iniciar o caso.

Mais atendimentos

A possibilidade de atender pacientes que tenham restrições médicas que necessitam de consultas mais rápidas e pouco invasivas.

Marketing e diferencial

Oferece aos pacientes maior segurança e conforto.

Quais são as desvantagens da cirurgia guiada em Implantodontia?

Necessidade de extrações múltiplas e implante imediato

Não será possível fazer implante imediato após as extrações nos casos de cirurgia guiada porque você perderá a referência óssea inicial.

Erro no planejamento

Se alguma medida ou algo tiver errado no planejamento, nada dará certo no decorrer do caso. Isso não pode passar despercebido para a fase cirúrgica. Todos os erros devem ser cometidos na fase virtual e no planejamento.

Investimento inicial

Será preciso gastar um pouco de dinheiro antes de iniciar com as cirurgias guiadas. Cada empresa de implantes tem seu kit especial para cirurgia guiada. A valor dos guias pode ser incluído no valor do tratamento e repassado ao paciente. Isso pode encarecer um pouco o tratamento, mas vale o conforto e segurança.

Curva de aprendizado

Algumas empresas de implante podem habilitar o profissional pra a utilização da cirurgia guiada. Esse curso tem um custo e tem o tempo que você vai despender para aprender na prática todos os detalhes da abordagem.

Agora com essas informações em mãos, você pode optar pela cirurgia guiada em alguns casos do seu consultório. Minha sugestão é que você selecione um caso que se adeque aos requisitos da cirurgia guiada, converse com a empresa de implantes que você utiliza e os torne parceiros. Muitas empresas oferecem a confecção dos guias e ajuda por todo processo. É um investimento como muitos que fazemos em nossas carreiras, porém se você essa demanda em mãos, ele será acertado e frutífero.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

💻 Facebook

📸 Instagram

🐤Twitter

🥰 Pinterest

💃🏼 TikTok

▶️ Youtube

🎧 Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

1 comentário
  1. Boa noite! Achei bem interessante essa matéria informativo, já que estou pretendendo fazer 4 implantes inferiores, pois há muito anos perdi esses dentes, já realizei a tomografia Computadorizada pra ver a massa óssea! Fiquei bem interessada nesse tipo de procedimento, cirurgia guiada, acredito que causa menos sofrimento, por que já tive essa experiência na cirurgia de implante convencional! Pretendo divulgar essa informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *