A Classificação de Angle foi uma classificação desenvolvida por Edward Hartley Angle no início do século XX, com o objetivo de classificar as maloclusões e facilitar a comunicação entre os ortodontistas!
Desde então, ela se tornou uma ferramenta indispensável para o diagnóstico e planejamento de tratamentos ortodônticos por todo o mundo! Nela, o autor pressupôs que o primeiro molar permanente superior ocupava uma posição estável no esqueleto craniofacial, e que as desarmonias ocorriam de alterações anteroposteriores em relação a ele.
Quais são os tipos de más oclusões da Classificação de Angle?
Com isso, Angle dividiu as más oclusões em três categorias que se diferenciam da oclusão normal, sendo elas:
- Classe I;
- Classe II;
- Classe III!
Nesse artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre cada uma delas!
Classe I (Neutroclusão)
Ocorre quando a cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior permanente oclui no sulco mesiovestibular do primeiro molar inferior permanente.
Ou seja, há uma relação anteroposterior normal entre os arcos superior e inferior, evidenciada pela “chave molar”.
Normalmente, pacientes portadores de Classe I de Angle apresentam um perfil facial reto.
Classe II (Distoclusão)
Ocorre quando a cúspide mesio vestibular do primeiro molar superior permanente oclui entre a cúspide mesio vestibular do primeiro molar inferior e o segundo pré-molar.
Ou seja, uma maloclusão em que o primeiro molar inferior permanente encontra-se distalizado em relação ao primeiro molar superior.
Normalmente, pacientes portadores de Classe II de Angle apresentam um perfil facial convexo.
As maloclusões de Classe II foram ainda divididas em duas, sendo elas: Divisão 1 e Divisão 2
- Divisão 1ª:
Caracterizadas quando as maloclusões de Classe II estão associadas a inclinação axial vestibular exagerada dos incisivos superiores.
- Divisão 2ª:
Caracterizadas quando as maloclusões de Classe II estão associadas a inclinação axial vertical ou palatina dos incisivos centrais superiores.
Além disso, também podemos encontrar uma Classe II apenas de um lado! Quando isso acontece, podemos dizemos, por exemplo, que estamos diante de uma Classe II divisão 1ª subdivisão direita, quando a relação molar de Classe II estiver somente do lado direito.
Classe III (Mesioclusão)
Ocorre quando a cúspide mesio vestibular do primeiro molar permanente superior oclui entre o primeiro e o segundo molar permanente inferior.
Ou seja, maloclusões nas quais o primeiro molar permanente inferior encontra-se mesializado em relação a cúspide mesiovestibular do primeiro molar permanente superior.
Normalmente, pacientes portadores de Classe III de Angle apresentam um perfil facial côncavo.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a compreender um pouco mais sobre a Classificação de Angle e a sua relevância para tratamentos em Ortodontia! Até a próxima!
Comentários
Nenhum comentário