Armazene os exames dos seus pacientes de forma fácil e eficiente

Os avanços na odontologia moderna têm desenvolvido soluções cada vez mais eficazes e eficientes, capazes de transformar a rotina clínica dos profissionais da área. 

As radiografias – principais exames de auxílio diagnóstico – são exemplos de procedimentos impactados de modo positivo pela utilização de ferramentas tecnológicas. 

Em especial, o método de radiografia digital, que vem conquistando cada vez mais adeptos e promete transformar as rotinas de exames odontológicos, trazendo mais precisão no diagnóstico e otimização dos fluxos de trabalho. 

Quer saber mais sobre as vantagens da radiografia digital e armazenamento de exames online? Continue lendo essa matéria! 

O que é radiografia digital? 

A radiografia é um exame de diagnóstico por imagem amplamente utilizado pelos dentistas, auxiliando na detecção de doenças e problemas bucais e no planejamento de tratamentos odontológicos. 

Dentre as técnicas radiográficas disponíveis atualmente está a radiografia digital, a qual tem se destacado no quesito inovação. 

Conhecida também como método radiográfico direto, essa técnica é caracterizada pelo uso de sensores digitais, que basicamente capturam as imagens e enviam ao computador. 

No geral, os exames gerados por radiografia digital possuem qualidade superior aos convencionais, e oferecem vantagens como facilidade de manipulação, armazenamento e compartilhamento de imagens.  

Como funciona a radiografia digital? 

A radiografia digital segue os mesmos princípios da radiografia convencional para captura de imagens de dentes, gengiva e demais estruturas orais. 

A principal diferença entre elas está relacionada o método de revelação dos exames, que na técnica digital substituí filmes radiográficos por equipamentos mais sofisticados, conhecidos como sensores digitais. 

Em suma, a técnica consiste em: 

  1. Proteger o sensor digital com barreira plástica para garantir a biossegurança durante o procedimento. 
  2. Conectar o sensor digital em um computador com software pré-instalado; 
  3. Encaixar o sensor para radiografia dental no posicionador adequado e inserir o dispositivo na cavidade bucal do paciente, posicionando-o de acordo com a área a ser radiografada;  
  4. Efetuar o disparo do aparelho de raio-X, enquanto os sensores captam os feixes de radiação emitidos pelo equipamento; 
  5. Em questão de segundos (3 -5), a imagem radiográfica estará disponível na tela do computador. 

Após a obtenção das imagens por meio dos sensores digitais, o exame radiográfico pode ser armazenado em um arquivo no próprio computador ou de forma online (recursos em nuvem).

Desse modo, além de ter acesso facilitado ao documento, você também pode exibir as imagens para seu paciente, aumentando a confiança e a credibilidade no tratamento realizado. 

Vantagens da radiografia digital e armazenamento eletrônico de exames  

Além de otimizar o processo diagnóstico, a radiografia digital traz uma série de vantagens para as rotinas de trabalho do seu consultório e também para seus pacientes.  

A seguir, confira quais são elas! 

Otimização de tempo 

Com a radiografia digital, os exames são feitos de forma rápida e simples – inclusive você pode realizá-los em sua própria cadeira odontológica utilizando um raio-x portátil.  

As imagens são transmitidas rapidamente para um software no computador, o qual dispõe de recursos como contraste, colorização, 3D etc. para favorecer a interpretação do exame e acelerar o seu diagnóstico. 

Além disso, as imagens podem ser armazenadas em prontuários digitais e enviadas eletronicamente tanto para os pacientes quanto para outros especialistas, sem perda de qualidade. 

Ou seja, todo o atendimento do paciente se torna mais rápido e dinâmico, permitindo que você e sua equipe economizem o recurso mais valioso do consultório odontológico: o tempo.  

Economia de insumos e consumíveis  

Conforme já mencionamos, no método digital não há a necessidade de revelar os exames radiográficos. 

Isso significa que a compra de filmes convencionais, químicos reveladores e fixadores e até mesmo o uso de equipamentos como câmara de revelação não são mais necessários. 

Como resultado, você terá uma redução considerável de custos em seu consultório, que antes era destinados para a compra de tais insumos e consumíveis. 

Organização e gestão facilitada 

A radiografia digital também facilita a organização e gestão de documentos, fichas e exames no consultório. 

Enquanto no método convencional os exames são mantidos em arquivos físicos, ocupando espaço e demandando tempo de manipulação e gerenciamento, na versão digital tudo é armazenado de forma eletrônica. 

Isto significa que você e sua equipe têm acesso aos exames em poucos cliques, sem precisar buscar por pastas físicas, digitalizar arquivos e se preocupar com a segurança e integridade das informações. 

Odontologia mais sustentável 

Outra vantagem da radiografia digital é que se trata de um método mais sustentável.  

Isso porque o método convencional envolve o uso de chapas de materiais plásticos, metais pesados e soluções químicas para processamento radiográfico que oferecem ao meio ambiente. 

A radiografia digital, por outro lado, dá espaço a ferramentas mais eficazes e menos poluentes, proporcionando, assim uma redução na produção de resíduos de serviços de saúde (RSS). 

Como implantar a radiologia digital no consultório odontológico? 

Para implantar essa tecnologia em seu consultório, será necessário investir em equipamentos voltados para radiografia digital, como aparelho de raio x, sensor digital e um software especializado.  

Entenda mais sobre cada um deles a seguir. 

Raio-x portátil   

O aparelho de raio-x é um dos protagonistas na aquisição de radiografias digitais. 

E hoje, já é possível tê-lo em seu próprio consultório, sem que seu paciente precise se deslocar para uma clínica radiológica ou, mais precisamente, sem que ele tenha que se levantar da sua cadeira. 

Estamos falando do raio-x portátil, um equipamento compacto, prático e sem fio (bateria recarregável), que pode ser facilmente levado de um ambiente para o outro, atendendo vários profissionais.   

Dr.  Lucas Stipp Vargas de Lima, dentista que atua com mais 11 profissionais em uma clínica odontológica integrada em Botucatu-SP é um dos adeptos a utilização do raio-X e relata que o equipamento foi um divisor de águas em seu consultório. 

“Há um tempo eu poderia dizer que ‘’indicaria’’ o raio x portátil e o sensor digital, mas hoje acredito que tenha se tornado mais que uma indicação e sim um ‘’pré-requisito’’ para uma equipe que quer estar preparada para receber seus pacientes, tratá-los de maneira segura, rápida e efetiva e fazer a clínica se destacar em todos os quesitos, desde o ‘’boca a boca’’ até em relação às finanças.” 

Importante citar que modelos de raio-x portáteis como o Dióx, podem ser usados tanto para obtenção de radiografias digitais, em conjunto com sensor radiográfico, como para radiografias no método analógico.  

Sensor digital  

Junto ao raio-x portátil, utiliza-se um sensor digital, afinal, é ele o equipamento responsável por captar os feixes de raio x e enviá-los à tela do computador em poucos segundos.  

Sensor para Radiografia Digital Intraoral Eagle Tamanho 2 – Dabi Atlante

 

Trata-se de um dispositivo pequeno e altamente tecnológico, que pode ser levado de uma sala a outra para ser usado por toda a equipe odontológica. 

“O sensor radiográfico transita por todos os consultórios, e apenas 1 sensor já é possível atender toda a demanda dos dentistas, pois as tomadas radiográficas são muito rápidas”, explica Dr.  Lucas Stipp. 

O sensor também oferece mais segurança ao paciente, sendo que alguns modelos reduzem em até 50% a exposição à radiação e dispõem de filtros que maximizam a qualidade da imagem, evitando a repetição. 

Além disso, inibe a necessidade do uso de químicos, reduzindo o tempo gasto com a revelação de exames radiográficos e facilita o armazenamento dos exames de forma digital.   

Software Simples Dental 

Além de equipamentos para captação de imagens digitais, também é importante investir em um software para manter e organizar todos esses exames de forma segura e eficiente. 

Entre as opções disponíveis no mercado, o Simples Dental sem dúvidas é a melhor e mais completa ferramenta odontológica. 

Com o Simples Dental, as imagens radiográficas são capturadas e armazenadas de forma automática, sem limite de espaço.  

Também podem ser compartilhadas rapidamente e acessadas direto no prontuário digital do paciente, junto à demais informações e histórico clínico. 

Ou seja, todos os dados de um paciente ficam armazenadas em único lugar, tornando o acesso e compartilhamento de informações mais rápido e dinâmico. 

A Dental Cremer é a maior dental da América Latina e a solução completa em equipamentos odontológicos.Aqui você encontra as melhores soluções e softwares para radiografia com preços atrativos, condições especiais de pagamento e entrega rápida! 

Quer saber mais sobre equipamentos de radiografia digital? Fale agora com um especialista e encontre soluções que cabem no seu bolso 

Deseja contratar um software de gestão completo e integrado com todas as rotinas de seu consultório? Faça um teste grátis com o Simples Dental, software parceiro da Dental Cremer. 

Referências: 

https://rdicom.com.br/blog/radiologia-digital/#o-que-e-a-radiologia-digital 

https://www.pixeon.com/blog/armazenamento-de-exames-na-nuvem-melhora-a-prestacao-de-servicos/ 

https://www.clinicorp.com/post/radiografia-digital-odontologica 

https://brlaudos.com.br/radiografia-odontologica/ 

https://www.neuralmed.ai/blog/radiologia-digital 

Comentários

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *