Compreender e aplicar o marketing para dentistas é essencial para atrair novos pacientes e consolidar uma presença profissional nas redes sociais.
Quando um estudante de odontologia se forma, é comum que ele entre no mercado de trabalho sem conhecimento suficiente sobre gestão e marketing, especialmente no ambiente digital.
Por isso, neste artigo, você entenderá a importância das redes sociais para seu consultório e terá acesso a algumas ideias de posts para dentistas, ajudando a aumentar seu engajamento e a conversão de seguidores em pacientes.
Qual a importância do marketing para dentistas?
O marketing para dentistas pode ser um método muito eficaz para auxiliar no crescimento de uma clínica odontológica, tanto no início de suas atividades quanto em momentos de expansão.
Sem essa prática, a conquista de novos pacientes fica à mercê da sorte, além de gerar uma lacuna significativa no plano de gestão da clínica, já que é responsável por definir todas as ações necessárias para comercializar consistentemente todos os serviços oferecidos.
Assim como um paciente não teria sua saúde bucal em dia sem um plano de tratamento bem definido, uma clínica também não deve ser conduzida sem um plano de marketing.
Marketing para dentistas: conheça os benefícios
O marketing para dentistas, quando bem feito, garante que os pacientes encontrem sua clínica e se conectem com ela. Os benefícios incluem:
- Fidelização de pacientes: a criação de conteúdo relevante e o compartilhamento com o público-alvo incentiva as pessoas a lembrarem da sua marca, criando confiança e fidelidade.
- Maior visibilidade para a clínica: estratégias de marketing digital, como conteúdo personalizado e Google Meu Negócio, aumentam a visibilidade e o alcance da clínica.
- Diferenciação de serviços: o marketing ajuda os pacientes a entenderem por que sua clínica é única, tornando-se um diferencial competitivo.
- Geração de leads qualificados: consultórios que investem em marketing digital recebem leads qualificados com maior probabilidade de se tornarem pacientes.
- Medição de sucesso: com uma estratégia bem definida, é possível medir o sucesso e avaliar o retorno do investimento.
Código de Ética Odontológica: como atuar no marketing legalmente?
Antes de você, dentista, começar a produzir conteúdo para o seu site ou redes sociais, é preciso ficar atento às regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Propaganda enganosa
É proibido pelo Código de Ética Odontológica divulgar tratamentos e equipamentos sem eficácia comprovada cientificamente e registro validado pelos órgãos competentes. Também é vedado o uso de títulos e especializações não reconhecidos pelos Conselhos de Odontologia.
Divulgação de preço
É proibido aos dentistas divulgar preços, formas de pagamento ou serviços gratuitos. Também é vedada a divulgação de serviços odontológicos em sites de compra coletiva ou com cartões de desconto, por caracterizar concorrência desleal e desvalorização da profissão.
Sorteio
O Código de Ética do CFO proíbe os dentistas de realizarem sorteios ou concursos que ofereçam serviços profissionais como prêmio. Essa prática é considerada concorrência desleal e nunca deve ser adotada.
Propaganda em veículos de massa
Embora dentistas possam participar de programas de televisão e rádio, é fundamental que sua presença nesses meios de comunicação se limite a fornecer esclarecimentos. Autopromoção e prescrição de tratamentos são estritamente proibidas nesses canais.
Palavras proibidas
Ao criar materiais de marketing para dentistas, é fundamental estar atento à linguagem utilizada, tanto escrita quanto falada. O CFO estabeleceu diretrizes proibindo o uso de termos que possam ser interpretados como sensacionalismo, autopromoção, concorrência desleal, mercantilização da odontologia ou promessa de resultados específicos em tratamentos.
Como atrair pacientes com marketing para dentistas?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o sucesso não surge da noite para o dia.
Pelo contrário, os profissionais — e aqui cabe citar que são profissionais das mais diversas áreas — precisam estar sempre atentos às novidades e atualizações do mercado para conseguir se manter no topo, conquistando cada vez mais a fidelidade das pessoas.
Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes que irão ajudar você a divulgar o seu consultório nas redes sociais, engajar seu público e despertar o desejo pelos seus serviços. Confira!
Conheça seu público-alvo
Antes de criar conteúdo, defina seu público-alvo com base em:
- Idade e gênero;
- Localização;
- Poder aquisitivo;
- Principais dúvidas odontológicas;
- Canais preferidos de informação.
Mantenha a consistência
Manter um fluxo de publicações frequente é crucial para aumentar sua presença online e engajamento.
Crie um calendário editorial para organizar e programar seus posts com antecedência.
Construa autoridade na odontologia
Crie posts educativos que demonstrem seu conhecimento e profissionalismo.
Conteúdos bem fundamentados e baseados em estudos científicos ajudam a fortalecer sua credibilidade.
Utilize automação para facilitar a interação
As funcionalidades do Simples Dental, maior software odontológico da América Latina, podem ajudar nessa etapa. Confira algumas delas:
- Integração com WhatsApp Business: agende consultas, envie lembretes e responda dúvidas de pacientes diretamente pelo WhatsApp, facilitando a comunicação e otimizando o tempo.
- Envio de lembretes personalizados: automatize o envio de lembretes de consultas, retornos e outros compromissos, reduzindo faltas e aumentando a adesão aos tratamentos.
- Confirmação de presença automática: diminua as faltas em consultas com confirmações automáticas via WhatsApp ou SMS.
- Agendamento Online: permita que os pacientes agendem consultas online, 24 horas por dia, 7 dias por semana, diretamente em sua agenda, eliminando ligações e otimizando o tempo da sua equipe.
- Prontuário Eletrônico: mantenha o histórico de seus pacientes organizado e acessível, com informações de tratamentos, radiografias e outros documentos em um só lugar.
- Controle Financeiro: gerencie pagamentos, parcelamentos e fluxo de caixa de forma integrada, facilitando o controle financeiro da sua clínica.
- Envio de Campanhas de Marketing: crie e envie campanhas de e-mail e SMS para seus pacientes, divulgando promoções, novos tratamentos e outras novidades.
Em quais redes sociais um dentista deve investir?
A melhor maneira de descobrir quais são as redes sociais ideais para divulgar os seus serviços odontológicos é conhecendo o seu público a fundo.
Se você costuma ler sobre marketing odontológico, já deve ter ouvido falar sobre as personas ou buyer personas.
Esse conceito refere-se a uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio, ou seja, o paciente ideal do seu consultório.
Neste caso, definir uma persona te ajudará a descobrir em quais mídias sociais sua audiência se encontra e qual a melhor forma de abordá-la.
Além disso, cada rede social possui características específicas e permite que você se conecte com seu público de diferentes formas. Confira as principais delas:
O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos e que segue crescendo.
Somente no Brasil, de acordo com dados de janeiro de 2024, são cerca de 134,6 milhões de contas.
Com inovações constantes, a rede já é uma das mais populares em números de usuários no mundo.
No Instagram, você pode divulgar a sua especialidade clínica e os serviços oferecidos em seu consultório, mostrar a rotina de sua equipe e os bastidores do seu negócio e criar conteúdo que atraiam a atenção do seu público.
Também é possível patrocinar publicações de feed e stories utilizando o Instagram ADS para atingir potenciais clientes, convidando-os a conhecer o seu perfil, agendar uma consulta ou acessar o seu site, por exemplo.
Segundo os dados divulgados pela Meta em 2024, referentes aos resultados de 2023, o Facebook tem cerca de 3,07 bilhões de usuários ativos por mês, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
A rede oferece opções de publicidade paga via gerenciador de anúncios do Facebook ADS, onde você pode promover anúncios para públicos segmentados com o objetivo de:
- Aumentar o número de agendamentos;
- Promover o consultório odontológico (reconhecimento de marca);
- Atrair pacientes por especialidade clínica;
- Aumentar o número de visualizações de um vídeo;
- E muito mais.
Porém, é importante se atentar as proibições do CFO em relação aos valores dos serviços, promoções e sorteios, divulgação de informações sem comprovação cientifica ou reconhecimento do conselho, entre outras regras.
YouTube
Ter um canal no YouTube pode te ajudar a criar autoridade em sua carreira na odontologia. Por isso, aposte em conteúdos relevantes que educam o seu público:
- Vídeos sanando as dúvidas mais comuns dos seus pacientes.
- Vídeos explicando tratamentos e procedimentos oferecidos em seu consultório;
- Tutoriais e dicas de cuidados diários com a saúde bucal;
- Unboxing de produtos de higiene oral;
- Mitos e verdades da odontologia;
- Entre outros.
WhatsApp Business
Pela base de cálculos usada pela We Are Social e Meltwater em 2024, ele passou a ser, também, a rede social mais usada do Brasil.
A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, equivalendo a 169 milhões de usuários.
Para os dentistas, essa é uma excelente ferramenta de comunicação com seus pacientes.
A versão do aplicativo para empresas, WhatsApp Business, além de facilitar a confirmação de consultas, também pode ser um canal para recuperação de clientes inativos, envio de mensagens em datas comemorativas e aplicação de pesquisas de satisfação.
Para otimizar essa experiência, você pode contar com o Simples Dental. Sua integração com WhatsApp Business permite agendar consultas, enviar lembretes e responder dúvidas de pacientes diretamente pelo WhatsApp, facilitando a comunicação e otimizando o tempo.
30 ideias de conteúdos para impulsionar o marketing para dentistas
Agora que você já viu os principais passos para alavancar as comunicações do seu consultório e como descobrir em quais redes sociais você deve apostar, reflita por um instante.
Será que o que você está entregando para sua audiência é relevante, dinâmico e tem tudo o que precisa para atrair novos seguidores e engajar da maneira como gostaria?
Se a resposta for negativa, não se preocupe! Abaixo você terá acesso a uma lista de conteúdo para serem abordados em suas redes sociais.
Os temas variam entre os mais comuns aos mais específicos, mas todos buscam sanar aquelas dúvidas que são comuns na prática diária. Confira!
Dúvidas mais comuns dos pacientes em consultório:
- O que fazer quando o dente quebra?
- O que causa e como tratar bruxismo?
- Quanto tempo dura um clareamento dental?
- A ausência prolongada de um dente pode resultar em algum dano para a saúde bucal do paciente?
- A partir de quanto tempo os pais devem começar a escovar os dentes do bebê?
- A cada quanto tempo é ideal marcar uma consulta no dentista?
- É preciso trocar as restaurações?
- Para aqueles que mantêm uma boa higiene bucal, existem outros fatores que aumentam o risco de cáries?
- É possível acelerar o tratamento ortodôntico?
- O que fazer para controlar o mau hálito?
- O uso prolongado da chupeta influencia na necessidade do uso do aparelho ortodôntico?
- Existe algum risco durante os procedimentos para pacientes com diabetes?
- O tabagismo influencia na recuperação durante tratamentos odontológicos?
- Por quanto tempo o paciente pode ficar com o “curativo” no dente?
- A necessidade da escovação se dá devido ao número de refeições ou deve acontecer obrigatoriamente 3 vezes ao dia?
Conteúdos específicos sobre procedimentos e/ou especialidades clínicas:
- Será que todas as pessoas precisam extrair os dentes do siso?
- O que comer quando arrancar o siso?
- Pode passar o fio dental quando a gengiva estiver inflamada e/ou sangrando?
- Dor de dente é sinônimo de tratamento de canal?
- Como escovar dentes de bebê?
- Como desmistificar o terror que acompanha o termo “tratamento de canal”?
- Pode utilizar a placa de clareamento dental para amenizar o impacto entre os dentes ou é necessário solicitar uma nova moldeira, específica para o bruxismo?
- Quanto tempo devo ficar com a moldeira de clareamento dental?
- É viável seguir com o tratamento de canal no dente do siso ou o paciente pode optar logo pela extração?
- Quais produtos de higiene bucal, são indicados para evitar o aparecimento de placas bacterianas?
- Quais são as principais causas para o amolecimento dos dentes permanentes?
- Existe idade máxima para pacientes que desejam realizar o implante dentário?
- Pacientes que utilizam prótese dentária podem desenvolver problemas na gengiva?
- Existe alguma diferença na composição dos cremes dentais que influencia diretamente no tratamento indicado?
- O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?
EXTRA: ideias de conteúdo para laboratórios de prótese
- Como são feitas as próteses?
- Qual a indicação para próteses dentárias?
- Quais as contraindicações da prótese dentária?
- Quais a diferença entre prótese fixa e móvel?
- Qual o melhor material para prótese dentária?
- Prótese tem validade?
- Prótese dentária, como funciona?
- Como higienizar a prótese?
- Prótese dentária que não encaixa, o que fazer?
- Próteses dentárias podem ser deduzidas do imposto de renda?
Por fim, pudemos perceber as redes sociais são uma excelente oportunidade de contato direto com seus pacientes e potenciais pacientes.
Agora, aproveite todas as dicas de conteúdo apresentadas neste texto e comece a colocar em prática suas estratégias de atração e fidelização.
Sem dúvidas, unindo-as a um bom planejamento, fontes confiáveis e muita criatividade, você conseguirá alcançar excelentes resultados e contribuir para o sucesso do seu negócio!
Olá como faço para interno programa de cadastro dos cliente que vcs possuem
Olá, tudo bem? Você se refere ao programa Lovers ou Estudantes?