Como escolher o seu manequim odontológico?

Você entrou na faculdade de odontologia há pouco tempo e finalmente vai iniciar a tão esperada pré-clínica? Saiba que esses serão dias desafiadores com muito trabalho manual, mas também recompensadores depois de tanto aprendizado! Quem vai te acompanhar nessa jornada todos os dias é o seu manequim odontológico.

O que é um manequim odontológico?

Uma boca artificial com vários dentes, para simular um paciente de verdade. Já que ele será o seu companheiro por vários anos, parece ser uma missão importante escolhê-lo, certo? Por isso, vamos te ajudar com esse artigo.

Na maioria das faculdades a marca do manequim é padronizada para todos os alunos, porque eles precisam encaixar na “cabeça” disponível no laboratório, o famoso Bob hehe (alguém inventou esse nome e a moda pegou entre os acadêmicos).

Independente da marca estipulada pela sua faculdade, você terá um manequim base (articulação de plástico + gengiva) e vai trocar apenas os dentes. Esses sim são específicos para cada matéria.

Na prática, você vai comprar seu primeiro manequim para Materiais Dentários e vai usar os dentes que vierem nele nessa disciplina. Quando você tiver Dentística, vai manter a base e trocar apenas o jogo de dentes, que é vendido avulso! A mesma coisa para Periodontia, entendeu? Assim você economiza e não precisa ficar comprando o manequim inteiro a cada matéria.

Ah, é importante você saber que para a disciplina de Endodontia e Prótese, algumas faculdades pedem um manequim diferente, mas isso depende bastante! Em geral, nosso conselho é que você cuide bem do seu manequim desde o primeiro dia, pois você vai usar ao longo de toda a graduação. Inclusive, algumas pós-graduações e cursos de aperfeiçoamento pedem um manequim na lista de material, e se estiver bem conservado, você pode levar o seu!

Daqui, desejamos que você tenha uma ótima experiência nas primeiras aulas práticas. E lembre-se: o foco deve ser aprender, e não fazer tudo perfeito! Lá será o seu lugar para errar e treinar bastante. Então, aproveite!

>>>Confira todos os artigos voltados para você estudante!

Sobre a autora:

Kamila Luz | @kamilaluzismail

Cirurgiã Dentista pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Fundadora do curso Manual do Recém Formado
Especializada em Ortodontia
Liga Acadêmica de Saúde Coletiva
Influenciadora Digital para acadêmicos

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *