Scanner Intraoral: guia completo, comparativo e modelos 2026 para sua clínica digital

Muitos profissionais pensam em investir em um scanner intraoral, mas não sabem por onde começar. Como ele integra o fluxo de trabalho? Quais modelos são melhores? Quais recursos realmente importam? É por isso que preparamos este guia completo!

Nele, você terá acesso às principais informações sobre scanners intraorais: como funcionam, principais benefícios e o que avaliar antes da compra.

Além disso, você também poderá comparar os principais scanners disponíveis e escolher aquele que transformará o seu consultório em 2026!

O que é e como funciona para que serve?

O scanner intraoral é um aparelho odontológico projetado para digitalizar as arcadas dentárias dos pacientes, criando modelos tridimensionais (3D) dos dentes e tecidos moles.

Leve, ergonômico e fácil de operar, ele capta imagens em alta definição de toda estrutura bucal em poucos segundos, substituindo moldagens físicas e trazendo mais comodidade ao paciente.

Essas imagens são geralmente reproduzidas em um software e ficam armazenadas digitalmente, podendo ser enviadas aos laboratórios, utilizadas para avaliações e diagnósticos ou para planejamento e acompanhamento de casos.

Quem usa, aprova! Descubra como alguns especialistas parceiros da Dental Cremer | Henry Schein têm utilizado seus scanners intraorais:

Vantagens do scanner intraoral

O scanner intraoral traz uma série de vantagens ao cirurgião-dentista e à equipe odontológica. A seguir, listamos as principais:

Conforto para o paciente: substitui os métodos tradicionais de moldagem, geralmente considerados desconfortáveis, tornando a experiência clínica mais agradável para o paciente.

Agilidade no dia a dia: capta as imagens da arcada dentária em segundos. Inclusive, em fluxos de trabalho chairside, permite realizar a restauração em uma única sessão.

Comunicação facilitada: scanners integrados permitem o envio dos arquivos direto para o laboratório, melhorando a comunicação e reduzindo o prazo de produção da prótese.

Alta precisão: elimina as distorções comuns em moldagens físicas, resultando em imagens precisas que melhoram o diagnóstico e facilitam o planejamento do tratamento.

Menos erros e retrabalhos: o escaneamento reduz falhas humanas e retrabalhos, trazendo mais segurança e previsibilidade aos tratamentos odontológicos.

Aceitação do tratamento: o paciente tem acesso às imagens e simulações de resultados, o que favorece a aceitação do plano de tratamento proposto e aumenta a taxa de conversão do consultório.

Redução de custos: diminui gastos com materiais de moldagem e serviços laboratoriais, principalmente no caso de dentistas que utilizam o fluxo chairside.

Ilustração sobre fluxo digital Chairside, destacando seu funcionamento e vantagens, com profissionais de odontologia utilizando tecnologia moderna na clínica.

Sustentabilidade: com o scanner, o atendimento odontológico torna-se mais sustentável. Alginatos, gessos e outros materiais de uso contínuo não são mais utilizados, pois tudo é feito de maneira digital.

Armazenamento simples: o armazenamento em nuvem simplifica o acesso à informação e o compartilhamento dos dados do paciente com laboratórios e profissionais parceiros.

Como utilizar o scanner intraoral?

O escaneamento intraoral é um procedimento simples, que leva poucos minutos.

Funciona da seguinte forma:

  • Paciente fica posicionado na cadeira odontológica, sentado ou inclinado, enquanto o cirurgião-dentista introduz a ponteira do scanner na cavidade oral.
  • À medida que o scanner realiza uma varredura de toda a estrutura bucal, as imagens vão se formando no software.
  • Após o procedimento, dentista e paciente têm acesso às imagens, que podem ser utilizadas para diferentes finalidades.

Veja o passo a passo de um escaneamento intraoral, na prática:

 

Dicas de boas práticas para o escaneamento intraoral, incluindo profilaxia bucal, manutenção do meio bucal seco e domínio do scanner.

Como o scanner intraoral se integra ao fluxo digital?

O scanner pode ser integrado tanto ao fluxo de trabalho labside (com participação de laboratório) quanto ao fluxo chairside (realizando inteiramente no consultório).

Entenda a diferença entre eles:

Fluxo Digital Labside

Envolve a participação do laboratório de prótese. É o modelo mais utilizado por clínicas que não possuem equipamentos como fresadoras CAD/CAM e impressoras 3D.

Passo a passo:

  • O dentista realiza o escaneamento intraoral no consultório;
  • Envia o arquivo digital l (STL, PLY ou OBJ) para o laboratório de prótese;
  • O laboratório recebe, planeja e projeta a peça protética;
  • Após a produção, a peça é enviada ao consultório para prova e instalação

Fluxo Digital Chairside:

É feito totalmente dentro do consultório. Traz autonomia e agilidade aos tratamentos, mas exige um investimento maior em equipamentos digitais (fresadoras, impressoras 3D).

  • O dentista realiza o escaneamento intraoral;
  • Projeta a restauração (coroa, ponte, prótese etc.) no software CAD;
  • Fabrica a peça utilizando uma fresadora CAD CAM e/ou impressora 3D.
  • Instala a restauração no paciente em uma única sessão ou, no máximo, em duas.

Escolhendo um scanner intraoral: quais recursos avaliar?

Antes de adquirir o seu equipamento, é preciso avaliar alguns aspectos importantes, incluindo:

Velocidade de escaneamento

Verifique a velocidade FPS e o tempo de escaneamento de cada aparelho. Isso influenciará diretamente no tempo de cadeira, na qualidade das imagens obtidas e na experiência do paciente atendido na sua clínica.

Tamanho e vida útil das pontas

Analise o tamanho da ponta e sua vida útil, ou seja, a quantidade de vezes que ela pode ser esterilizada (100x, 150x etc.). Além das pontas convencionais, algumas fabricantes oferecem opções de mini ponteiras, que atendem às diferentes necessidades dos pacientes.

Softwares, recursos e compatibilidade

Conheça não só o software que acompanha o equipamento, mas também outros módulos e recursos que complementam o escaneamento intraoral.

Isso inclui:

  • Softwares para engajamento de pacientes;
  • Simuladores de sorriso ou ortodontia;
  • Ferramentas de planejamento;
  • Recursos integrados com IA;
  • Integração com laboratórios e formatos de arquivo (STL, PLY, OBJ).

Ergonomia e autonomia

Para garantir o conforto e a liberdade de movimentos durante o escaneamento, considere a ergonomia e autonomia do aparelho (por exemplo, ausência de fios).

Entenda também como o aparelho se integra à sua rotina clínica. Alguns scanners, como TRIOS 3shape, podem ser utilizados em todos os consultórios conectados a um único computador.

Garantia e suporte técnico

Confira se a fabricante ou distribuidora oferece garantia, treinamento e suporte técnico de qualidade. Afinal, o scanner intraoral possui uma curva de aprendizado que exige orientação profissional.

Ao adquirir seu equipamento na Dental Cremer | Henry Schein, por exemplo, você conta com treinamento especializado e suporte via help desk, que acompanha você desde a instalação até o uso avançado do scanner intraoral.

Imagem de um profissional de suporte técnico usando um headset, com expressão sorridente, representando atendimento ao cliente e equipamentos digitais.

Principais modelos de scanners intraorais no mercado

Atualmente, existem diversos scanners intraorais disponíveis, com diferentes níveis de tecnologia, recursos e aplicação clínicas. Abaixo, listados alguns dos modelos mais populares, capazes de transformar a sua rotina clínica.

Scanner Intraoral TRIOS® 3 – 3shape

Oferece escaneamentos rápidos e precisos, auxiliando no diagnóstico e simplificando o fluxo de trabalho. Disponível nas versões TRIOS 3 Wired, conectado ao computador por cabo, e TRIOS 3 Wireless, que utiliza tecnologia sem fio para comunicação.

Recursos e diferenciais:

  • Escaneamento com cores reais e medição de tonalidade;
  • Software aberto para integração com outras ferramentas;
  • Aplicativos para simulação e evolução do tratamento;
  • Recursos avançados de recorte, medição e desenho de linha de término;
  • Canal de comunicação direta com laboratórios parceiros 3Shape.

Unboxing: assista ao vídeo do Dr. Rafael Evaristo, parceiro da Dental Cremer | Henry Schein, e conheça todos os componentes do 3shape TRIOS 3:

 

Scanner Intraoral TRIOS® 4 – 3Shape

Possui recursos avançados, realizando o escaneamento 3D da arcada dentária do paciente ao mesmo tempo em que analisa a presença de cáries superficiais.

Recursos e diferenciais:

  • Tecnologia fluorescente para detecção de cáries;
  • Baterias de alta duração e espelhos que não embaçam.
  • Conexão 2 em 1: pode ser usado com ou sem fio;
  • Ponteiras inteligentes com marcadores de uso para controle e calibração;
  • Licença opcional, para maior versatilidade e escolha do operador.

Complemente sua leitura: Saiba mais sobre os softwares 3Shape TRIOS

Scanner Intraoral TRIOS® 5 – 3Shape

Menor, mais leve e ergonômico para caber perfeitamente em qualquer mão. Oferece proteção avançada ao paciente e controle de contaminações, além de recursos como ScanAssist que otimiza o escaneamento.

Recursos e diferenciais:

  • Não precisa ser calibrado, equipamento sempre pronto para uso;
  • Possibilita escanear até 33 pacientes por bateria;
  • Assistente inteligente (ScanAssist) guia o escaneamento;
  • Conexão Wifi com TRIOS Share trazendo liberdade para sua clínica.

Tecnologia TRIOS Share: digitalize a sua clínica inteira com apenas um scanner intraoral! Entenda:

Aoralscan Lync – Shining 3D

Equipamento ideal para clínicas que desejam iniciar na odontologia digital. Possui software e hardware potentes, atendendo a várias aplicações clínicas, como prótese, implantodontia, restauração e ortodontia.

Recursos e diferenciais:

  • Equipamento compacto, leve e intuitivo – apenas 116g;
  • Captura rápida de arcada completa com IA – aproximadamente 25 segundos;
  • Inteligência artificial remove automaticamente a interferência de tecidos moles;
  • Profundidade de campo de até 22mm, acessando cavidades e espaços.
  • Conexão simplificada do tipo-C, plug-and-play, que otimiza o uso.

Aoralscan 3 e 3 Neo – Shining 3D

Equipamento de última geração, projetado para fluxos digitais completos na clínica ou consultório. Disponível nas versões Aoralscan 3, mais completa, e Aoralscan 3 Neo.

Recursos e diferenciais:

  • Ponteiras adulto e infantil autoclaváveis (até 100x);
  • Profundidade de campo de até 22mm, acessando cavidades e espaços;
  • Compatível com MAC, torando a experiência mais completa;
  • Captura rápida de arcada completa com IA – aproximadamente 25 segundos
  • Relatório de Saúde Bucal e outros recursos avançados.

Atenção: O Neo vem com alguns recursos desabilitados, que podem ser ativados por licenças adicionais, mas alguns recursos do modelo completo não podem ser adicionados posteriormente.

Aoralscan Elite– Shining 3D

Inovação da Shining 3D com sistema 2 em 1: combina um scanner intraoral padrão (IOS) a um avançado sistema de fotogrametria intraoral que registra a posição de implantes com precisão.

Recursos e diferenciais:

  • Compacto, leve e com estrutura metálica resistente;
  • Três opções de ponteira: pediátrica, adulta e edêntulos.
  • Indicado para protocolos de implantes All-On-X;
  • IA que remove automaticamente dados desnecessário durante o escaneamento;
  • Recursos avançados de análise de mordidas e cortes sagitais.

Imagem comparativa de diferentes modelos de aparelhos de alinhamento dental, destacando características técnicas, peso e softwares compatíveis.

Principais dúvidas sobre scanners intraorais

O scanner intraoral pode ser o primeiro passo para a implementação de um fluxo digital em seu consultório. A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho!

Qual a importância da velocidade e precisão de um scanner intraoral?

Um scanner rápido e com boa qualidade de escaneamento, além de reduzir o tempo de cadeira, permite a criação de peças com encaixe perfeito.

Qual software vem com o scanner intraoral?

O software varia de acordo com a marca e o modelo do scanner. Alguns apenas armazenam e disponibilizam as imagens digitalmente, outros apresentam compatibilidade com demais softwares e equipamentos, além de integração com laboratórios. Portanto, ao comprar um scanner, a qualidade do software de digitalização e dos outros recursos disponíveis (planejamento, gestão) devem ser considerados.

O tamanho da ponta do scanner intraoral importa?

Sim. Pontas muito grandes podem dificultar o acesso em áreas difíceis e o atendimento de pacientes com limitação de abertura bucal, como as crianças.

Qual o preço de um scanner intraoral e seu suporte?

O preço de um scanner intraoral é varia entre R$ 25 mil reais, podendo ultrapassar R$ 100 mil reais dependendo do modelo da sua escolha. Além do valor inicial de investimento, alguns aparelhos exigem custos com manutenções, licenças e assistência técnica.

Recapitulando

Nesta matéria, você conferiu:

  • Os scanners intraorais são indispensáveis para a odontologia moderna, transformando os fluxos de trabalho CAD/CAM e garantindo maior precisão na confecção de próteses;
  • Antes de adquirir um scanner é importante avaliar a velocidade e qualidade da imagem, usabilidade e integração com softwares, além de recursos e acessórios disponíveis;
  • Marcas como 3Shape e Aoralscan oferecem soluções de alto desempenho para modernizar o seu negócio e otimizar seus tratamentos.

Transforme sua odontologia com nossos scanners

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre scanners odontológicos, que tal dar o próximo passo para digitalizar seu consultório?

Na Dental Cremer | Henry Schein, você encontra os melhores scanners do mercado, além de todo o suporte e treinamento para fazer uma transição suave para o digital.

Faça uma análise de viabilidade com um especialista e descubra a opção ideal para o seu negócio.

Parcele seu scanner em até 36x sem juros* *Consulte disponibilidade e condições. Sujeito à análise de crédito.

Conte com um suporte Help-Desk com alto índice de satisfação, disponível para auxiliar em todas as etapas.

Fale agora com um consultor e solicite seu orçamento personalizado.

Imagem de uma página de E-book gratuito sobre odontologia digital, com tópicos como fluxo digital, implementação e tipos de fluxo de trabalho, para dentistas e profissionais da área.

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *