Scanner intraoral: o que é e como escolher o seu?

Os avanços tecnológicos têm trazido ao mercado odontológico equipamentos e inovações que prometem revolucionar o modo como os tratamentos são realizados.

O Scanner Intraoral é um dos destaques, um dispositivo capaz de capturar imagens da arcada dentária do paciente em questão de minutos.

Um aliado dos cirurgiões-dentistas modernos que agiliza e torna os tratamentos ainda mais seguros e previsíveis.

Mas, entre tantas opções, como escolher o scanner certo? Quais características do equipamento devemos considerar?

Descubra abaixo qual o modelo de scanner intraoral ideal para agilizar sua rotina clínica, aumentar seu lucro e transformar o perfil do seu negócio.

 

O que é um scanner intraoral? 

O scanner intraoral é um equipamento inovador, capaz de transformar a rotina de consultórios odontológicos, impactando na qualidade e velocidade dos serviços oferecidos. 

Leve, ergonômico e de fácil manuseio, ele se assemelha muito a um fotopolimerizador, e sua função é capturar imagens em alta definição de toda a estrutura bucal do paciente. 

As imagens capturadas geralmente são reproduzidas em um software e ficam armazenadas digitalmente.  

Mas alguns softwares já oferecem visualização em 3D e planejamento digital, para um tratamento odontológico muito mais eficiente e personalizado. 

Principais vantagens do scanner intraoral 

O scanner intraoral é um equipamento que oferece inúmeras vantagens ao cirurgião-dentista e equipe odontológica. A seguir, listamos as principais delas. 

Moldagens rápidas e sem desconforto 

Uma das vantagens é a substituição dos métodos tradicionais de moldagem pelo escaneamento digital.  

Isso faz com que a etapa de moldagem se torne muito mais confortável para o paciente, pois o procedimento é feito em poucos minutos e dispensa o uso de materiais. 

Precisão em detalhes 

Trabalhar com o auxílio de um scanner intraoral também significa obter alta precisão e riqueza em detalhes. 

A ferramenta aumenta a qualidade dos serviços prestados aos clientes, reduzindo erros e retrabalhos e impactando na fidelização. 

Mais produtividade 

A agilidade que o scanner intraoral permite durante um atendimento odontológico também é um dos diferenciais do equipamento.  

Com ele, o dentista pode reduzir tempo de cadeira ao oferecer um atendimento mais ágil, possibilitando que tratamentos sejam feitos, inclusive, no mesmo dia, por conta da facilidade de comunicação com o laboratório. 

Aumento da conversão 

Com o scanner intraoral o paciente tem acesso às imagens de sua arcada dentária, simulações de tratamento e mais previsibilidade nos resultados, o que favorece a aceitação do tratamento e aumenta a conversão. 

 Redução de custos 

Outra vantagem é a redução de gastos com materiais de moldagem e de custos laboratoriais, para aqueles que optarem pela produção in-house (dentro da própria clínica).  

Indicações do scanner intraoral 

Apesar de ser uma de suas principais funções, o scanner intraoral não serve apenas para otimizar os procedimentos de moldagem.   

Ele também simplifica procedimentos em diferentes especialidades, auxiliando o diagnóstico, planejamento, tratamento e até mesmo acompanhamento de diversos casos.  

Os modelos mais tecnológicos apresentam funcionalidades que permitem ao cirurgião-dentista:  

  • monitorar a movimentação dentária em tratamentos ortodônticos; 
  • detectar cáries de forma precoce; 
  • acompanhar o desenvolvimento dentário de uma criança; 
  • medir o volume obtido em um enxerto; 
  • acompanhar a cicatrização de uma extração dentária; 
  • entre outros. 

Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Como utilizar o scanner intraoral? 

No geral, o escaneamento intraoral é um procedimento simples de ser executado e que leva poucos minutos. 

O paciente fica posicionado na cadeira odontológica, sentado ou inclinado, enquanto o cirurgião-dentista introduz a ponteira do scanner na cavidade bucal. 

À medida em que o scanner realiza uma varredura de toda a cavidade bucal do paciente, as imagens vão se formando no software.  

Ao fim do procedimento, tanto dentista quanto paciente têm acesso às imagens obtidas por meio de escaneamento. 

Contudo, alguns cuidados podem ser tomados para garantir a precisão e confiabilidade de resultados.  

As boas práticas incluem: 

  1. Realizar a profilaxia no paciente antes do escaneamento; 
  2. Manter o meio bucal seco para capturar imagens mais nítidas e de qualidade; 
  3. Ter domínio sobre o equipamento e a maneira como escanear seu paciente, mantendo posição, distância e velocidade ideais. 

Como escolher o scanner intraoral ideal? 

Para escolher o scanner intraoral mais adequado para sua atuação clínica, é muito importante analisar os atributos e diferenciais oferecidos por cada modelo e marca. 

A seguir, selecionamos 5 critérios a serem avaliados na hora de escolher o seu equipamento. 

Velocidade 

Um dos principais fatores a serem considerados é a velocidade da digitalização de imagens capturadas. 

Equipamentos rápidos reduzem o tempo de cadeira e, consequentemente, permitem mais eficiência no atendimento odontológico. 

Ergonomia 

Peso e tamanho do aparelho também são atributos muito importantes a serem analisados, pois impactam no conforto do dentista e paciente durante o escaneamento. 

Neste caso, para uma boa ergonomia é preciso escolher um equipamento leve, compacto e fácil de manusear.   

Qualidade da imagem 

Outro aspecto relevante é a qualidade da imagem obtida por meio do escaneamento intraoral.  

Uma imagem nítida e de alta qualidade é fundamental para um diagnóstico preciso, segurança no tratamento e redução de erros manuais, evitando assim repetições de etapas.  

Software 

A qualidade do software e dos demais recursos disponíveis também são pontos importantes de serem verificados, isso porque podem tornar a experiência muito mais agradável. 

Alguns softwares apenas armazenam e disponibilizam as imagens de forma digital. 

Outros oferecem funcionalidades que permitem visualização dos escaneamentos 3D, simulação de resultados do tratamento, construção de modelos para impressão, projetos de sorrisos, etc. 

Valor de investimento  

O scanner intraoral é um equipamento que exige alto investimento, mas que traz excelentes resultados e alta lucratividade para o seu negócio. 

Quando ao valor de investimento, além dos custos iniciais, é preciso considerar os custos recorrentes de cada scanner, como a contratação de softwares, manutenções etc. 

Por isso, é importante realizar um bom planejamento financeiro e analisar todas as condições de pagamento e financiamento oferecidas.

 

Principais modelos de scanners disponíveis no mercado 

Escolher um scanner intraoral pode ser o primeiro passo para implementação de um fluxo digital em seu consultório.  

A seguir, selecionamos 4 modelos de scanners intraorais desenvolvidos com tecnologia de ponta e que prometem transformar a sua rotina clínica. Confira! 

Scanner Intraoral Heron IOS – 3DISC 

Heron IOS da 3 DISC é um scanner intraoral compacto e que pesa cerca de 150 gramas, garantindo a ergonomia necessária para o dia a dia clínico. 

Seu software é acessível e intuitivo, instalado diretamente no computador, dispensando o uso de internet e custos recorrentes com licenças. 

Não possui software CAD, mas permite fácil exportação a softwares instalados no mesmo computador. 

Seus principais diferenciais são: 

  • Sistema de refrigeração: dispensa o aquecimento do produto para iniciar os trabalhos; 
  • Mapa de Qualidade: para garantir excelência na obtenção das imagens, evitando áreas de falhas que possam prejudicar os trabalhos protéticos. 
  • Heron Cloud: acesso a um sistema de nuvem que envia arquivos diretamente para o laboratório, facilitando a comunicação. 

Scanner Intraoral TRIOS 3 – 3shape 

O TRIOS 3 da 3Shape é um equipamento que oferece escaneamentos intraorais com velocidade e precisão superiores, auxiliando no diagnóstico e simplificando o fluxo de trabalho. 

Pode ser adquirido em duas versões: TRIOS 3 Basic e TRIOS 3 Wireless. 

A principal diferença entre eles está nos aplicativos disponíveis em cada software e na presença do fio no modelo Basic, o que torna o modelo Wireless mais dinâmico. 

O software do TRIOS é altamente intuitivo, aberto e se integra à demais softwares de desenho e planejamento ou específicos de especialidades como implantodontia, ortodontia, prótese etc. 

O scanner intraoral TRIOS 3 apresenta: 

  • Escaneamento com cores reais e medição de tonalidade, para resultados altamente estéticos;
  • Além de recursos habituais de recorte, medição e desenho de linha de término, possui uma ferramenta que bloqueia as áreas escaneadas, ideal para preparos protéticos múltiplos; 
  • Aplicativos para simulação de resultados ortodônticos e restaurativos e para monitoramento da evolução do tratamento ao longo do tempo;
  • Integração com a Invisalign®;
  • Communicate: canal de comunicação direta com laboratórios parceiros, ou seja, que possuem sistema 3Shape.

Assista ao unboxing feito pelo Dr. Rafael Evaristo, dentista parceiro da Dental Cremer, e conheça todos os componentes do 3shape TRIOS 3: 

Scanner Intraoral TRIOS 4 – 3Shape 

Para aqueles profissionais que buscam máxima eficiência em seus tratamentos, conheça:

3Shape TRIOS 4. 

Além dos atributos presentes em sua última versão, esse scanner poderoso possui recursos avançados que possibilitam alcançar resultados ainda mais satisfatórios. 

Um de seus principais diferenciais está na realização de um escaneamento 3D da arcada dentária do paciente ao mesmo tempo em que analisa a presença de cáries superficiais. 

Algumas das vantagens que 3shape TRIOS 4 oferece: 

  • Tecnologia fluorescente para detecção de cáries; 
  • Baterias de alta duração e espelhos que não embaçam.  
  • Conexão 2 em 1: pode ser usado com ou sem fio; 
  • Ponteiras inteligentes com marcadores de uso para controle e calibração; 
  • Licença opcional, para maior versatilidade e escolha do operador.

Complemente a sua leitura: Saiba mais sobre os softwares e as funções incorporadas no 3Shape TRIOS

 

Nesta matéria você conferiu a importância do scanner intraoral para a odontologia moderna, quais características analisar ao escolher o seu equipamento, além dos principais modelos de scanners disponíveis no mercado. 

Agora, se você deseja adquirir um scanner intraoral e entrar no mundo da Odontologia Digital, a Dental Cremer pode te ajudar! Somos a solução completa em scanners intraorais e demais produtos digitais.  

Em nosso site você encontra scanners intraorais de grandes marcas e uma ampla linha de softwares odontológicos, impressoras 3D e fresadoras para um fluxo digital completo.  

E, se preferir, pode conhecer e experimentar pessoalmente os scanners intraorais 3Shape e 3DISC ao visitar o Dental Cremer Experience, nosso hub de conhecimento e tecnologia localizado na Av. Paulista, em São Paulo.

Aproveite nosso atendimento especializado com análise de viabilidade, para entender qual o equipamento mais adequado para o seu negócio, além de condições especiais de pagamento e financiamento! 

Acesse o site, fale com um especialista Dental Cremer e inicie a transição do seu consultório para o digital! 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer | Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Referências: 

DENTAL Cremer. [S. l.], 15 maio 2023. Disponível em: https://www.dentalcremer.com.br/. 

SCANNER Intraoral: Tudo que você precisa saber sobre essa tecnologia!. Aditek, [S. l.], p. 1-1, 24 out. 2022. Disponível em: https://www.aditek.com.br/blog/scanner-intraoral-tudo-que-voce-precisa-saber/. Acesso em: 15 maio 2023. 

SCANNER intraoral: qual devo comprar?. Revista Implant News, [S. l.], p. 1-1, 22 out. 2022. Disponível em: https://revistaimplantnews.com.br/scanner-intraoral-qual-devo-comprar/. Acesso em: 15 maio 2023. 

05 dicas para um bom escaneamento intraoral. BE IN Digital, [S. l.], p. 1-1, 7 jul. 2020. Disponível em: https://be-in.digital/05-dicas-para-um-bom-escaneamento-intraoral/. Acesso em: 15 maio 2023. 

SCANNER Intraoral: Como Funciona E Quais As Suas Vantagens. Empreendedor Dentista, [S. l.], p. 1-1, 9 mar. 2020. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/scanner-intraoral/. Acesso em: 15 maio 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *