Como fazer a monitorização da esterilização?

Hoje vamos conversar sobre as ferramentas de monitorização de seleção e como podemos utilizá-las. 

A esterilização através do calor úmido das autoclaves é a mais indicada, mas para certificação da eficácia e da qualidade do processo se faz necessário a monitorização física, química e biológica. Desta maneira, além de detectar possíveis falhas você estará de acordo com a legislação vigente.

Indicadores físicos

Para monitorar fisicamente, verifique se o painel de controle da autoclave segue os parâmetros indicados no manual de instrução. Caso o ciclo interrompa, ou você detecte alguma falha, espere alguns minutos e reinicie o ciclo. 

Indicadores químicos

Dentre os indicadores químicos há uma grande variedade de classes e indicações.

 A classe 1 por exemplo, engloba impressão nas fitas, nos envelopes e papéis de esterilização, os quais modificam de cor ao serem expostos à correta temperatura, podendo ser um bom indicador de processo.

Deve-se monitorar diariamente os fatores físicos: tempo, temperatura e vapor. O ideal seria a utilização de um indicador químico classe 4 dentro de cada envelope a ser esterilizado.

Os indicadores classe 5 também devem ser usados diariamente, preferencialmente no primeiro ciclo da manhã, bem como dentro de cada envelope com materiais cirúrgicos e de procedimentos críticos. Já o  indicador químico classe 6 é indicado para apenas alguns tipos de ciclos, conforme o manual de instrução da autoclave. 

Indicadores biológicos

O indicador biológico é considerado o padrão-ouro da biossegurança. Deve-se usá-lo no mínimo semanalmente, mas também indicado para cada pacote crítico.

Para realizar a monitorização biológica selecione duas ampolas de um mesmo lote, a teste vai para o envelope selecionado dentro da autoclave. Assim que iniciar o ciclo,  ligue também a sua mini incubadora, para que o aquecimento inicie.

Após o término do ciclo de esterilização, remova  a ampola teste do envelope e aguarde 15 minutos para despressurização. Ative tanto a teste quanto a controle,  pressionando a ampola contra o metal da incubadora. É importante você também fazer essa manipulação sempre segurando na tampa de cima.

monitoração-de-esterlização-imagem1

Agora é só aguardar o tempo de incubação. 

Após o término do tempo de incubação indicado pelo fabricante, remova a ampola teste e a ampola controle para verificação do resultado. O ciclo terá sido aprovado caso a ampola teste não tenha alterado de cor, enquanto a controle tenha ficado no tom amarelado.

É fundamental o armazenamento por até 5 anos de todos os resultados, tanto dos indicadores químicos quanto dos indicadores biológicos. Faça isso de maneira organizada e datada em um livro de registros.

Espero ter ajudado!

Comentários

2 Comentários
    • Olá, Isabela! Tudo bem?
      O ideal é que todos os registros realizados na autoclave, sejam armazenados por tempo indeterminado.Havendo alguma divergência, terá a comprovação de que foi realizado o teste em todos os períodoso dos anos
      (somente a ficha controle), é uma forma de segurança para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *