Como inovar nos stories do consultório

É fato que os stories estão cada vez mais presente no dia a dia de quem usa redes sociais, mas apenas fazer uma foto, vídeo ou boomerang já não é o suficiente. É preciso inovar e explorar todas as armas que a ferramenta nos dá.

Sabemos que o dia a dia do consultório restringe seu tempo e que muitas vezes, por conta da correria, não é possível registrar momentos e curiosidades. Mas é muito importante que as suas redes sociais estejam atualizadas com conteúdos que interessem o seu público-alvo. Já falamos sobre isso em um dos artigos do blog, você pode conferir AQUI.

Além de criar vídeos e fotos, os stories nos dá uma possibilidade enorme de colocar a criatividade em prática. Com a vivência em redes sociais, pudemos descobrir alguns truques que podem transformar os stories além de uma simples foto, e é isso que veremos neste artigo. Vamos lá?

Conhecendo a ferramenta

Os stories do Instagram é composto por oito modalidades. Vamos conhecer cada uma delas:

  • Normal: esse modo permite tirar fotos, gravar vídeos e dar zoom enquanto você está gravando (é só arrastar o dedo pra cima enquanto segura para gravar);
  • Boomerang: o famoso! É muito usado para situações onde você, ou o alvo da sua foto, esteja em movimento. Tirar foto pela janela do carro em movimento, por exemplo, é quase impossível, mas com um boomerang isso pode ser resolvido;
  • Modo superzoom: dentro dessa opção, você tem diversas oportunidades. Sabe aquele zoom “dramático” de alguma situação? Você consegue fazer por aqui;
  • Foco: essa ferramenta está disponível somente em alguns aparelhos, mas ela é responsável por deixar o fundo das fotos desfocado, o mesmo efeito que alguns celulares mais modernos entregam na câmera normal;
  • Rebobinar: nessa opção você pode gravar vídeos de trás pra frente, é interessante utilizá-la em situações de movimento, assim como o boomerang;
  • Modo ao vivo: sabe quando você está em alguma palestra superinteressante e que você não quer que seus colegas percam? Ou quando você percebe que seus pacientes têm dúvidas semelhantes e existe a possibilidade de engaja-los nas redes sociais falando sobre esses temas? É aqui que você usa o modo ao vivo;
  • Modo texto: aqui tem várias fontes para você criar seu texto, vai depender do seu gosto e do que você deseja escrever, porque cada uma delas possui tamanhos e estilos diferentes.

5 truques para criar stories autênticos

Dica 1: sombra no texto

Muitas vezes ficamos presos às mesmas fontes de texto e não conseguimos inovar. Sabe aquele efeito 3D, onde o texto parece ter uma sombra? Esse modo é interessante pra criar um contraste entre a foto e o texto. Confere o vídeo abaixo que vou te ensinar como criar esse efeito:

Dica 2: Paleta de cores dos stories

Quer usar outras cores além das convencionais? Use a ferramenta de conta gotas e inove! Você pode criar vários textos com várias cores complementares da sua imagem. O efeito fica bem legal! Aprenda como fazer no vídeo abaixo:

Dica 3: Explore os recursos dos pincéis

Os stories possuem vários tipos de pincéis, portanto, use-os! Além de poder regular a espessura dos pincéis, você pode utilizar várias cores e formas. Separamos um truque com um dos pincéis. Para pintar a tela inteira, da forma que fizemos no vídeo, é só escolher a segunda opção de pincéis, selecionar a cor que você deseja e pressionar a tela por alguns segundos. Você pode conferir pelo vídeo abaixo:

Dica 4: Inserir caixa de texto

Esse efeito é legal para criar um contraste entre o texto e a foto, ou até mesmo fazer uma composição de vários “blocos” de texto.

Dica 5: Faça montagens nos stories

Quer colocar mais de uma foto nos stories? É possível! Se você tem iPhone, é só ir até a sua galeria, escolher a foto que você deseja, clicar no ícone que você utiliza quando quer enviar a foto por WhatsApp, por exemplo, e selecionar na parte inferior esquerda o botão de “copiar”. Após isso, cole nos stories. Caso você tenha outro dispositivo, baixe o APP “Unfold” que também te deixa fazer essas colagens diferentes.

#DICA EXTRA: Use as ferramentas nativas dos stories, como por exemplo, as caixas de perguntas e enquetes. Essa é uma ótima opção para criar engajamento e entender o seu público. Vamos dar uma sugestão de storie de interação: coloque uma caixa de perguntas na sua foto com a seguinte questão: “qual conteúdo você gostaria de ver aqui no perfil?” Simples, mas efetivo! A partir de então, você pode usar todas as sugestões para atrair e manter seus seguidores sempre ativos.

É isso! Com essas dicas, você já poderá criar stories autênticos, é só colocar a criatividade em prática e saber usar as ferramentas. Ah, lembrando que menos é mais, então cuidado para não exagerar na dose!  

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *