Como montar um consultório odontológico – Escolhendo o local

Quando me formei há 20 anos, meu grande sonho era ter o meu próprio consultório odontológico. Depois de alguns meses trabalhando para terceiros, resolvi encarar esse desafio. Naquela época a concorrência já era grande, pois acabei ficando em uma cidade com muitos dentistas. Então a ideia era escolher um bom local, e essa será a minha primeira dica nessa série de artigos que irei escrever sobre o tema.

Escolher um bom local consiste em realizar um estudo sobre a região que você pretende se estabelecer e para isso temos várias ferramentas, como as estatísticas que mostram a quantidade de dentistas por habitante, a quantidade de especialistas, a renda per capita da região que se deseja, tal informação pode ser encontrada no Perfil do Cirurgião-Dentista que está nesse link. Esses dados são muito importantes, principalmente nos dias de hoje, onde estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, já estão bem saturados de profissionais. Mas isso não quer dizer que não existam possibilidades de sucesso nessas regiões. Você só terá que se empenhar um pouco mais para poder encarar a concorrência.

>>>Leia mais: 8 modelos de clínicas para você se inspirar 

Agora se você optou por uma região com uma menor população de profissionais, não se esqueça de verificar a renda per capita média da população local e garantir que o baixo número de profissionais do local se deve apenas a uma falta de visão dos colegas dentistas, que não perceberam a oportunidade que você percebeu, e não, a presença de uma população tão carente, que não será capaz de pagar por um tratamento odontológico. Nesse caso o que deve prevalecer nessa região, são os órgãos de saúde do governo, os quais atenderão a maior parte dessas pessoas.

Uma vez escolhido o Estado e a Cidade que você deseja se fixar, você ainda não tem todas as informações para poder escolher o Local. Antes, você terá que decidir qual tipo de atendimento você irá realizar, ou seja, Convênio ou Particular. Agora você deve estar se perguntando: Devo optar por um ou por outro? Não posso atender os dois? A minha resposta é: você não deveria.

>>>Leia mais: Dentista, vale a pena atender por convênio?

Todos nós sabemos que os convênios pagam pouco e para se ter sucesso você vai precisar reduzir ao máximo seus custos fixos e trabalhar com a agenda cheia, certo? Então você não poderá investir num consultório odontológico com muitos mimos e luxos, em um bairro com imóveis estilosos e aluguéis altos. Sua sala de espera terá que ser espaçosa, para poder comportar o grande número de pacientes, que estarão à espera da sua consulta. A escolha do ponto fica um pouco mais facilitada, pois os pacientes de convênio chegarão até você independentemente do local escolhido, se o estabelecimento está em sobreloja ou prédio comercial, se há vagas de estacionamento disponíveis ou se temos que parar o carro a algumas quadras.

Agora se você optar por um atendimento particular, então você terá que procurar imóveis que estejam mais visíveis, afinal de contas, você será responsável pela captação de clientes. Deverá ter boas vagas de estacionamento próximas e, acima de tudo, estar localizado em uma parte da cidade, reconhecida pela população local, como um local nobre e seguro. Você deverá ter um espaço para o café, outro para as crianças, móveis mais confortáveis e sala de espera mais aconchegante. Vai ter que investir em ações de marketing, se tornar conhecido e estar sempre atualizado. Os lucros podem demorar mais para aparecer, assim como sua agenda para lotar.

Como é possível atender os dois públicos de uma só vez? Caso você adote o padrão particular de atendimento, os ganhos com convênio não serão suficientes para os custos da clínica. Além do que, há sempre o risco dos pacientes particulares migrarem para o convênio ou mesmo serem afugentados, pois você vai precisa fidelizar o seu cliente, atendê-lo de maneira mais calma, oferecer tratamentos mais modernos e inovadores assim como um ambiente diferenciado. Escolhido isso, tudo ficará mais claro e você começará a planejar o seu novo consultório, levando em conta o tipo de atendimento desejado.

Se você quiser mais informações, segue abaixo um dos vídeos do meu canal do YouTube, sobre Como Montar um Consultório Odontológico.

Até a próxima!

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

 

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

3 Comentários
    • Que bom que gostou João! Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber os artigos sempre em primeira mão. Abraços 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *