Gestão e Marketing

Como obter mais indicações dos pacientes – Parte 01

Como obter mais indicações dos pacientes – Parte 01
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A crise vem para tirar-nos da zona de conforto. Por isso o dentista precisa inovar, criar meios para que esse momento difícil traga frutos para o seu empreendimento. Devemos, a cada dia, investir na qualidade do atendimento, criando cada vez mais benefícios diretos e indiretos para os clientes.

Imagine um cliente que procura por um implante dentário, obviamente ele deseja que o trabalho fique perfeito e lhe devolva a capacidade de mastigar de forma segura (benefício direto). Contudo ele, provavelmente, quer mais que um bom resultado técnico. Ou seja, um tempo menor de tratamento, atendimento em horário não convencional ou um maior conforto no ato cirúrgico (benefício indireto).

E tudo isso podemos oferecer com a técnica da carga imediata ou tardia, um atendimento após as 20h e uma cirurgia com sedação.

Devemos sempre procura conhecer cada vez mais o nosso cliente.  Saber o que ele valoriza para agregar mais valor ao tratamento. Assim nos diferenciamos e conquistamos a fidelidade dele.

Em minha clínica, inicio o primeiro atendimento sempre com uma boa anamnese clínica e de marketing. Sempre faço perguntas sobre a saúde geral e odontológica do cliente. Mas também perguntas como: qual o melhor horário para atendê-lo; tipo de revista e música que mais gosta; o que ela faz nas horas vagas; entre outras. Assim, consigo conhecer melhor o meu cliente, criando mais afinidades e oferecendo um atendimento personalizado.

Quando identificamos benefícios indiretos e temos competência para oferecer um serviço melhor, devemos ser capazes também de comunicar esses diferenciais ao cliente. Identidade visual, marca, forma de atender, material de divulgação, a clínica. Tudo deve estar integrado.

Hoje encontramos ferramentas que facilitam o nosso trabalho e que devemos utilizar sempre.

WhatsApp, Facebook, Instagram, Google etc.

Devemos estar sempre em contato com os nossos clientes, comunicando novidades técnicas odontológicas, orientação preventiva, atualizações em curso e congressos, aniversário, natal, inicio e final de tratamento, nascimento, casamento etc… Com isso criamos mais qualidade em nossa clínica e uma identidade maior com os nossos pacientes, aumentando o nosso mix de marketing e o número indicações.

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