Como se destacar no estágio de odontologia?

Sem dúvidas o estágio de odontologia é a parte mais valiosa da graduação. É onde você vai sentir o cheirinho de dentista e perceber que “é real”. Mas mesmo sendo muito produtivo, existem alguns pontos que podem impulsionar e agregar ainda mais benefícios ao seu aprendizado prático.

Saiba observar os detalhes do seu estágio de odontologia

Se você souber aproveitar as pequenas coisas, terá um aproveitamento incrível. Preste atenção na maneira que os funcionários da distribuição manipulam os materiais. Quanto de resina elas separam para uma restauração? Onde elas armazenam cada tipo de produto? Isso pode te ajudar a evitar desperdícios no seu futuro consultório.
Quanto aos professores, analise a forma com que se sentam no mocho, manipulam os instrumentais, organizam a bancada enquanto atendem, a maneira que falam com os pacientes, a postura ao receberem um questionamento… eles sabem o que estão fazendo por experiência. Absorva o máximo de detalhes, são estes que farão a diferença!

Não tenha pressa para ir embora

É compreensível que depois de uma longa semana de provas você se sinta tentado a ir embora quando seu paciente falta. Porém, se você se propuser a acompanhar um procedimento diferente que o seu colega ao lado está fazendo, você terá um melhor aproveitamento do tempo e do dinheiro investido na faculdade.
Faça a conta de quanto custa uma tarde na clínica da faculdade. Será que não é melhor estar presente usufruindo da estrutura e das oportunidades de ver algo novo?

>>> Leia mais: Você conhece os melhores métodos de estudo?

Questione e não fique com dúvidas

Sabe aquela pulguinha atrás da orelha que você deixa para lá porque “não vale a pena perguntar”? Mude esse pensamento e foque nela!

Você aprendeu que precisa jatear levemente um arzinho antes de fotopolimerizar o adesivo, certo? Mas… POR QUÊ? Por que devo fazer isso? E o que acontece se eu não fizer? Saiba os motivos dos protocolos. Não se contente apenas com “receitas de bolo” decoradas.
É comum que em restaurações a nível de esmalte dentistas utilizem primer.
– Ué, mas não precisa! Não temos fibras colágenas expostas.
Exatamente! Esses profissionais se contentaram em saber que o passo a passo seria ácido + primer + adesivo e nunca questionaram o motivo. Hoje em seus consultórios desperdiçam produto, tempo e dinheiro simplesmente por não SABEREM.

Faça diferente!

Estas foram algumas dicas para que você possa melhorar seu rendimento no estágio e se destacar como acadêmico. Saia da caixa, pense além, preste atenção e acima de tudo, aproveite!

Confira todos os nossos artigos voltados para estudantes!

Sobre a autora:

Kamila Luz | @kamilaluzismail

Cirurgiã Dentista pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Fundadora do curso Manual do Recém Formado
Especializada em Ortodontia
Liga Acadêmica de Saúde Coletiva
Influenciadora Digital para acadêmicos

✍️ Deixe seu comentário com uma dica diferente do que está aqui!

📢 Compartilhe com os seus amigos para eles também se destacarem no estágio de odontologia

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

8 Comentários
  1. Show! Passo muito tempo na faculdade me dedicando a projetos de extensão, ligas, monitorias e sempre que posso acompanhar um caso dos colegas, fico lá no pé, porque cada paciente tem um manejo único e os protocolos também se diferenciam de acordo que é adequado a necessidade do paciente, a decoreba de sequência de materiais é a mesma, mas como são colocados, podem variar. Tento aproveitar cada coisinha do curso.

  2. Perfeito!!! Sou fã da Ka e admiro todos os projetos dela. O ESTÁGIO é mesmo muito especial, estou passando por essa fase e amando a experiência, é um misto de sensações e realização ❤️❤️

  3. Amei as dicas! Super valiosas, aproveitar o máximo que puder enquanto estiver na clínica da faculdade ou estágio, é essencial, aprendemos bastante observando também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *