Dentística e Estética

Complicação estética em prótese do tipo protocolo: como tratar?

Complicação estética em prótese do tipo protocolo: como tratar?
Compartilhar | Comentar

O objetivo desse relato é demonstrar o fluxo de trabalho do tratamento de complicação estética em prótese. Nesse caso, mostraremos o retratamento dos maxilares atróficos com a utilização de enxerto ósseo em seio maxilar bilateral, remoção dos implantes mal posicionados e reabilitação tardia protética. Além disso, a estética e função associada a harmonia facial.

Descrição do caso

Paciente portador de prótese do tipo protocolo superior apresentou-se com dificuldade funcional e, principalmente, estética relacionada a exposição durante o sorriso. Junção entre a borda superior da prótese fixa com o rebordo gengival, assim como a dificuldade em higienização para manutenção a longo prazo.

Plano de tratamento

Para o ideal plano de tratamento reabilitador, a utilização de imagens tomográficas, protocolo fotográfico completo e análise intra-bucal estética funcional são, certamente, pilares fundamentais para o correto direcionamento e entendimento dos envolvidos.

Através da individualização com base nas características do paciente, realizamos nosso plano de tratamento.

Caso clínico: tratando complicação estética em prótese

Autora

Dra. Fernanda Werneck
Especialista em Prótese Dentária.
Professora do curso de Imersão em tratamento dos maxilares atróficos, IPENO – Florianópolis.
E-mail: fe.werneck@hotmail.com

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.

[jetpack_subscription_form title="" subscribe_text="" success_message="Parabéns por assinar nossa newsletter! Verifique seu e-mail para confirmar a assinatura." subscribe_button="Enviar"]