Conheça um pouco mais do inverno brasileiro

Hoje, não por coincidência, comemoramos o dia do turista. E se você não é do tipo que está curtindo muito esse “friozinho” que vem fazendo em grande parte do país, essa matéria é para você!

Apesar da grande preferência de verão e praia no destino dos brasileiros, sabemos que nem só de sol forte e bronze vivem as pessoas.  Com este outono mostrando a que veio e o inverno batendo a porta, vamos te apresentar alguns destinos que podem fazer você mudar de ideia (para melhor) sobre o inverno. Separamos alguns destinos especificadamente na serra para você conferir e visitar, por que não?

A serra gaúcha apresenta três grandes destinos que qualquer pessoa adoraria conhecer, você pode até não ser fã de frio (muito frio mesmo), mas com certeza se apaixonaria

Gramado – Serra Gaúcha: Gramado tem pontos importantes e imperdíveis no passeio, como o Lago Negro, cartão-postal da cidade. A Rua Coberta é point da culinária gaúcha, onde é possível provar os chocolates produzidos na região, comer um fondue de queijo (ou até rodízios) e saborear as famosas e tradicionais carnes. Para os que curtem carros, motos, curiosidades e estão viajando com as crianças, os vários museus temáticos são ótimas atrações, como o Hollywood Dream Cars, Super Carros, Harley Motor Show e o Museu de Cera. O MiniMundo, o Mundo à Vapor e a Aldeia do Papai Noel são passeios imperdíveis com as crianças. O Parque Snowland é outra atração obrigatória para quem gosta do frio. Lá há uma pista de esqui e de patinação no gelo bastante procurada. Tudo isto sem mencionar as fábricas de chocolates e cristais; o centro charmoso onde ocorre o Festival de Cinema – anualmente em agosto, o Le Jardin Parque de Lavanda e os passeios agroturísticos, para aqueles que querem conhecer o lado mais rural e típico da região.

bestday-gramado-

Canela – Serra Gaúcha:  Canela se destaca pelo ecoturismo, turismo de aventura e belas paisagens, sempre com o romantismo em alta, para os casais apaixonados. O Parque da Ferradura e a Cascata do Caracol ficam bem próximos e são passeios belíssimos, com visuais incríveis, especialmente próximo ao pôr do sol. No caminho para os parques, paradinha obrigatória no Castelinho do Caracol, hoje um museu e um café, onde se pode saborear a deliciosa apfelstrudel (a típica sobremesa de maçã alemã) com um chá da mesma fruta para aquecer o frio. Mas, se você quer mais frio ainda, visite o Mundo Gelado – próximo ao Castelinho. Lá o visitante entrará em uma fria (literalmente) a -10°C, conhecendo esculturas de gelo e sentindo na Antártida. Já para os mais urbanos, no passeio pelo centro merecem destaque a Igreja Matriz, também chamada de Igreja de Pedra pelo revestimento em basalto, e as lojas dos artesanatos em couro e lã.

541775e12aac4-mata-das-araucarias

Nova Petrópolis – Serra Gaúcha: Menos famosa, mas não menos interessante, é Nova Petrópolis, a 35 quilômetros da dupla dinâmica acima. Lá, a colonização alemã é forte e os atrativos remetem as suas tradições. A cidade é conhecida como Jardim da Serra, pelas praças e casas sempre floridas, como a Praça da República. O passeio obrigatório em Nova Petrópolis é no Parque Aldeia do Imigrante, uma área com lagos, mata nativa e duas aldeias que preservam a cultura alemã dos antigos colonizadores. É na área do parque que o visitante pode saborear um tradicional café colonial, comprar lembrancinhas e conhecer mais sobre o cuco, aquele relógio bastante curioso da região da Floresta Negra, na Alemanha. Vá sem pressa, pois o local é para curtir e apreciar a paisagem.

luciano-queiroz_shutterstock_328756187_2500x1250

Urubici – Serra Catarinense: Outro destino imperdível e localizado na Serra de Santa Catarinense, que abriga a cidade que é considerada a mais fria do país junto a São Joaquim: Urubici. Ela tem o recorde de temperatura mais baixa já registrada no país, com -17ºC em 1990 – e a sensação térmica chegou a assustadores -40ºC. Urubici mantém o clima bucólico e tranquilo de cidade do interior, com povo acolhedor e simpático. O atrativo principal aqui é a neve! Sim, neve no Brasil! O visitante que conhece Urubici no inverno pode ter a experiência de subir no Morro da Igreja e ver a neve, além de poder apreciar a bela paisagem branquinha com montanhas e vales. Você pode curtir estes cenários congelados em 360° e ainda conhecer o Morro do Campestre e a Cascata Véu de Noiva – cartões-postais da região.

localbrurubici

Campos do Jordão – Serra Paulista: Como falar em frio no Brasil sem mencionar Campos do Jordão? A chamada ‘Suíça Brasileira’ atrai milhares de turistas e tem todo o charme e conforto necessários para a estação. Cercada de montanhas, a cidade paulista tem várias atrações e passeios e em julho realiza o badalado Festival de Inverno, que atrai centenas de músicos renomados internacionalmente. A Vila de Capivari é o point turístico, onde estão reunidos o melhor da gastronomia de Campos do Jordão, que agrada inclusive os paladares mais exigentes. Esta parte da cidade também concentra a rede hoteleira e o comércio, com excelentes alternativas de bares e restaurantes. Ainda em Capivari está o teleférico que leva ao Morro do Elefante, considerado o principal ponto da região que proporciona uma vista panorâmica da cidade. O passeio por Campos do Jordão continua nos parques, como o Amantikir, um espaço que reúne 17 belos jardins em estilos internacionais, e o horto florestal, com o maior número de araucárias do estado de São Paulo. O passeio pode continuar de trem para a cidade vizinha, Santo Antônio do Pinhal, que a partir da histórica estação leva os turistas em um trajeto saudosista por entre as montanhas, tal e qual era feito antigamente.

PP_Campos-do-Jordao-SP_090720150002

Com a chegada do frio, algumas paisagens acabam se transformando e se embelezando de uma forma natural que chega a encher os olhos. As regiões serranas são as mais procuradas pelos turistas nessa época do ano, que geralmente acontecem fortes geadas e alguma vezes a nevar, mudando as paisagens locais de uma forma em que os brasileiros não estão acostumados. Isso tudo sem falar da gastronomia, que cada região específica traz sua irreverência particular, hotéis e pousadas com um conforto sem igual. Destinos perfeitos, seja para uma viagem romântica ou com a família.

Fonte: Blog Guia Viagens Brasil / Viagem e Turismo

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *