O que é o consumidor 5.0? Como encantar esse público?

A transformação digital tem provocado grandes mudanças no mercado, principalmente no comportamento dos consumidores e na forma como eles se relacionam com as marcas.

E se antes os clientes só desejavam um serviço odontológico bem-feito, agora a mais recente geração de clientes – denominado consumidor 5.0 – está em busca de uma experiencia de compra completa e ainda mais satisfatória.

Quer saber mais? Ao longo do texto confira o que é Consumidor 5.0, suas principais características e como a secretária possui um papel fundamental para atender as demandas e expectativas desse perfil de cliente.

O que é Consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 é o mais recente perfil de cliente e, sem dúvidas, possui o comportamento de compra mais complexo até agora.

Esse tipo de consumidor está em busca de procedimentos odontológicos mais ágeis e tecnológicos, valoriza um atendimento de qualidade, com empatia e cordialidade, e deseja viver experiências personalizadas e inovadoras.

Mas, antes de conferirmos todas as características do Consumidor 5.0, vamos relembrar os seus antecessores? Confira a seguir!

  • Consumidor 1.0:

Esse tipo de consumidor era pragmático e via um produto e/ou serviço apenas como forma de solucionar um problema. Focava no produto e em suas qualidades, sem se importar com a marca.

  • Consumidor 2.0:

Por ter acesso à mais opções de produtos, o consumidor 2.0 passou a ter maior poder de escolha.

Isso fez com que as marcas buscassem formas de se diferenciar em meio a concorrência, melhorando produtos, oferecendo benefícios e segmentando seu público.

  • Consumidor 3.0:

O consumidor 3.0 iniciou a busca por produtos e serviços na internet, tendo mais autonomia durante a compra online.

Além de valorizar produtos e serviços de alta qualidade, esse perfil de cliente precisava se sentir representado pela marca.

  • Consumidor 4.0:

Com o acesso facilitado a informações, o consumidor 4.0 era extremamente exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas marcas.

Bem- informado, curioso e proativo, esse tipo de cliente desejava ser valorizado pelas marcas e buscava uma sensação de pertencimento.

Características do consumidor 5.0

Já o consumidor 5.0 é, sem dúvidas, o tipo de paciente mais exigente e informado. Usuário ativo das redes, ele usa a internet para pesquisar, interagir, comprar e recomendar produtos e serviços.

Ele deseja estabelecer relacionamentos com as marcas que consome, preferindo aquelas com propósitos e valores semelhantes aos seus, e valoriza uma boa experiencia de compra.

Suas principais características são:

  • Gosta de tecnologia e domina ferramentas digitais;
  • Sempre informando e atento às tendências do momento;
  • Valoriza a experiência com a marca;
  • Pesquisa soluções e produtos, realiza compras e agenda consultas de forma online;
  • Quer resolver problemas com rapidez;
  • Considera opiniões de outros consumidores antes de adquirir um produto ou serviço;
  • Deseja criar um vínculo emocional com a sua marca.

Para atender as expectativas e fidelizar clientes que possuem esse perfil de consumo 5.0, é fundamental adequar o consultório odontológico à essa nova realidade.

Isso inclui desde investir em novas tecnologias, realizar melhorias na qualidade dos serviços prestados e, principalmente, capacitar a equipe odontológica para oferecer uma experiencia única e memorável.

O papel da secretária no atendimento e fidelização do consumidor 5.0

Diante deste cenário, saiba que a secretária pode desempenhar um papel importante na construção de um bom relacionamento e fidelização dos pacientes da quinta geração.

Isso porque, ela é a primeira pessoa com quem o paciente tem contato, seja ao marcar uma consulta ou recepcioná-lo na clínica odontológica.

Sendo assim, para conquistar o consumidor 5.0, é importante que a secretária esteja preparada para:

  1. Criar um vínculo de confiança

A secretária é peça-chave na hora de estabelecer um vínculo e construir uma relação duradoura com o consumidor 5.0.

Afinal, é ela quem poderá transmitir uma imagem profissional e acolhedora do consultório antes mesmo de o paciente ser atendido pelo dentista.

Além disso, em casos de clientes regulares, esse contato se torna constante, seja por conta de um atendimento pós-venda, envio de pesquisas de satisfação e ofertas de novos tratamentos.

  1. Usar novas tecnologias

No contexto do consumidor 5.0, o acesso rápido a dados como ficha clínica e horários de consultas é essencial para promover um atendimento ágil e eficiente.

Logo, a secretária precisa estar familiarizada com sistemas e softwares de gerenciamento de informações, dominando ferramentas como agenda eletrônica, prontuários digitais e WhatsApp Business.

3. Promover uma experiencia agradável e personalizada

A secretária também pode contribuir para tornar o atendimento odontológico do consumidor 5.0 único e memorável.

Uma forma de individualizar o tratamento é preparar o ambiente para a chegada do paciente, levando em conta suas preferências e necessidades específicas.

Seja tocando a sua playlist favorita no consultório, fornecendo materiais informativos sobre o tratamento ou até mesmo oferecendo brindes personalizados ao fim do tratamento.

 

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Neste evento online promovido pela Dental Cremer, o especialista em Gestão e Marketing Odontológico Fernando Trigueiro aborda temas como:

  • comunicação e encantamento do paciente;
  • Dicas práticas sobre organização do consultório;
  • A importância de um bom relacionamento entre secretária e dentista.

Leia também: 

A importância de ter uma secretária em seu consultório

Secretária de alta performance: 6 práticas infalíveis

Fontes consultadas para a criação desse texto:

  1. https://www.simplesdental.com/blog/afinal-o-que-e-e-o-que-nao-e-funcao-da-secretaria-dentista/#:~:text=Ele%20%C3%A9%20quem%20vai%20cuidar,aos%20procedimentos%20feitos%20por%20ele.
  2. https://www.neoassist.com/blog/quem-e-o-consumidor-5-0-e-qual-o-diferencial-desse-novo-perfil-de-cliente/
  3. https://www.cedrotech.com/blog/consumidor-5-0/#
  4. https://brasil.emeritus.org/blog/2020/06/09/consumidor-5-0/
  5. https://www.consumidormoderno.com.br/2022/06/28/consumidor-5-0-empresa-atendimento/

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