Como o crescimento da busca pela harmonia da face impacta em todas as especialidades

Desde o início da pandemia da COVID-19, as incertezas e angústias sobre o futuro do mercado de trabalho e da economia são presenças constantes no dia a dia, ainda mais entre os profissionais autônomos. E assim como as demais profissões, com os cirurgiões dentistas não foi diferente. Porém, um momento de tantas dúvidas significou um crescimento exponencial de uma área em específico: a Harmonização Orofacial.

Isso mesmo, enquanto outros setores fechavam suas portas em decorrência da COVID-19, as clínicas especializadas em Harmonização Orofacial viram crescer os seus faturamentos mensais. Para ter uma ideia, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e do Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o segundo país com maior mercado estético do mundo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos estéticos não cirúrgicos estão no topo dos mais procurados no Brasil — não à-toa, somente em 2020, o Google registrou um aumento de 540% na pesquisa sobre harmonização facial no país.

O mercado de Harmonização Orofacial no Brasil

Os procedimentos estéticos são os queridinhos de muitos brasileiros, isso não é novidade. Afinal, nada melhor do que estar com a autoestima elevada, rosto harmonioso e um sorriso perfeito. O sucesso é tanto, que entre os anos de 2011 e 2017, por exemplo, o mercado de HOF quintuplicou de tamanho, em especial depois que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regularizou a prática como especialidade odontológica.

Diante disso, para os próximos anos, as expectativas são ainda melhores, tornando o Brasil o maior mercado da área no mundo.

Ter uma carreira promissora e o seu trabalho reconhecido é um dos principais objetivos, não é mesmo? Pois bem! Para isso é fundamental estar antenado sobre as tendências e novidades na sua área de atuação. A Harmonização Orofacial, por exemplo, é um setor que oportuniza esse crescimento profissional tão desejado.

Sendo um dos mercados mais promissores da atualidade, a procura por procedimentos que envolvem a estética facial cresce cada vez mais. Podendo você, tornar-se um especialista na área e com grande procura de pacientes.

Possibilidade de trabalhar com diversos procedimentos em somente uma especialidade

A Harmonização Orofacial é uma área ampla, em que para cada caso é recomendado um procedimento. Você confere alguns deles abaixo:

Além disso, a grande demanda de pacientes para odontologia estética também vem crescendo ano após ano. Procedimentos na área da Dentística como o clareamento dental e facetas em resina composta tem ganhado grande destaque nos consultórios.

A estética do sorriso é algo fundamental, afinal nossa boca é considerada o centro da nossa face e de nada me adianta ter uma pele firme, sem rugas, os lábios preenchidos, mas o sorriso amarelado. Dentes amarelos causam a sensação de falta de zelo com a saúde, além de envelhecer uma face de maneira expressiva.

A Harmonização Orofacial também complementa todas as especialidades, afinal até na Implantodontia precisamos devolver o suporte aos lábios através das próteses e o aumento da dimensão vertical, porém alguns casos somente a reabilitação dentária não é suficiente para rejuvenescer a face e a harmonização se faz de grande ajuda para devolver a autoestima do rosto como um todo.

Ouça agora: https://open.spotify.com/episode/2R7wtQghqzTocWDkV3E6Rg?si=575ed8b4acb34cbe

Na Ortodontia conseguimos compensar e alinhar os dentes, com a associação da Harmonização Orofacial podemos melhorar o perfil dos nossos pacientes, pois nem sempre é possível corrigir totalmente o padrão facial com os aparelhos dentários.
Os procedimentos estéticos como a aplicação de ácido hialurônico pode ser a “cerejinha do bolo” na finalização de um tratamento ortodôntico.

A Harmonização Orofacial requer alguns investimentos em produtos, no entanto, não exige adquirir equipamentos de alto custo. Mas, além disso, a vantagem está em ter um retorno financeiro do que foi gasto em médio e curto prazo, conforme a procura dos seus pacientes pelos procedimentos — diferente de outros mercados na Odontologia.

Atualmente é a especialidade de maior rentabilidade dentro na Odontologia. Essa conta não fica muito difícil de ser realizada, levando-se em consideração que os procedimentos são de curta e média durações, diferente de outros realizados que duram muitos anos. Outra coisa que chama bastante atenção é o fato de que os procedimentos possuem uma variedade grande de associações, o que acaba possibilitando a constância do paciente no consultório.

O diferencial dos cirurgiões dentistas é o acesso a marcas e produtos renomados no mercado nacional e internacional. Isso faz toda a diferença na entrega dos resultados de alta performance na harmonização. Pois, nada adianta uma técnica perfeita e um produto que não condiz com a qualidade aplicada. Produtos certos são capazes de atrair e fidelizar seus pacientes, pois geram valor aos seus tratamentos.

Sobre a Autora:

Dra. Isabela Bueno

  • Cirurgiã-Dentista em Bauru, SP – Brasil.
  • Possui graduação em odontologia pela Universidade Sagrado Coração, 2014.
  • Pós graduada pelo HRAC-USP BAURU.
  • Especialista em Harmonização Orofacial FUNORTE
  • Referência em Clareamento Dental crosp 115045
  • Equipe Instituto odontológico V&G e UNIGRAVES

✍️ Deixe seu comentário 

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre tudo o que você precisa para harmonização orofacial! 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *