Você posta fotos ou vídeos de procedimentos nas suas redes sociais? Quero dizer, fotos ou vídeos do trans-operatório, seja cirúrgico ou não? Tenho visto muitos dentistas postando cenas durante procedimentos como bichectomia, instalação de implantes, extração de terceiro molar muito orgulhosos do que estão fazendo.
Mas acredite, só quem acha esse tipo de postagem interessante são outros dentistas. Pessoas “normais” não vão decidir fazer bichectomia porque viram o vídeo da sua cirurgia.
Vamos fazer uma analogia com as construtoras.
Como elas fazem para vender um apartamento? Elas mostram o apartamento lindamente decorado, ou seja, mostram o sonho das pessoas. Aquele lar com tudo no lugar, digno das revistas de decoração, e é o sonho da maioria das pessoas morar em um lugar lindo assim.
As construtoras não vão te mostrar os tijolos sendo colocados, um por um, entre camadas de cimento num ambiente sujo e empoeirado (procedimento). Então porque dentistas tentam vender seus serviços mostrando o procedimento, quando faz muito mais sentido mostrar a transformação que podemos oferecer a elas através dos nossos tratamentos?
Outro dia vi uma frase muito boa no Instagram e já coloquei ela nas minhas palestras: “Não venda a carne crua, venda o churrasco com a família”.
É outro exemplo que torna claro para nós que não somos profissionais do marketing, mas que dependemos dele para nosso negócio prosperar. Tenha em mente a importância de vender pelo desejo e não pelo produto em si.
Quer um exemplo na odontologia?
Não venda o implante (vejo muitos colegas postando a foto do parafuso o tempo todo, ou pior, da cirurgia que assusta as pessoas). Venda a segurança e a liberdade de poder mastigar e sorrir com confiança. É isso que as pessoas compram no final das contas. Elas não querem saber do parafuso, elas querem a transformação! Elas não querem a carne crua, elas querem o churrasco com a família!
E isso vale não só para procedimentos cirúrgicos, mas também para os estéticos. Os dentistas tendem a postar sua própria visão da odontologia, quando deveriam postar a visão do paciente. O paciente precisa se ver transformado para então desejar a transformação que o seu tratamento proporciona.
Não poste foto da injeção na testa quando falar de botox, e nem vídeos dos preparos sendo feitos para lentes de contato. As pessoas associam isso a dor e sofrimento, e por consequência podem acabar desistindo de fazer o tratamento.
Pense nas capas das revistas de beleza. O que vende?
É a mulher bonita com o corpo perfeito na capa. Ninguém precisa ver como ela fez lipoaspiração pra ficar daquele jeito. De novo, mostre o sonho e não o procedimento ou o produto. É super normal postarmos com a cabeça de dentista, afinal essa é a nossa realidade diária. Entretanto, precisamos entender a importância da comunicação correta através das redes sociais para tirarmos o melhor proveito dessa ferramenta. Para que possamos nos tornar referência em nossa cidade e trazer os pacientes certos para o consultório através das redes sociais é necessário treinamento e planejamento.
Se você tiver ajuda para isso, pode encurtar o caminho e economizar tempo e dinheiro. Quer saber como eu posso te ajudar com isso?
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