Descomplicando os Sistemas Adesivos autocondicionante: Parte II

A adesão na odontologia, abriu caminhos como preparos mais conservadores e fixação mesmo na ausência de retenções macromecânicas. Permitindo avanços em restaurações diretas com resinas compostas, cimentação em restaurações indiretas com cerâmicas odontológicas, cimentação de retentores intrarradiculares, como pinos de fibra de vidro, e muitas outras indicações. E um desses grandes avanços na odontologia adesiva, foi o surgimento dos sistemas adesivos autocondicionante, também conhecidos como sistemas Self-etch, encontrados no formato de dois passos e no de passo único.

Para melhor compreensão do assunto, recomendo a leitura da parte I deste artigo, sobre sistemas adesivos convencionais, com o intuito de revisar as bases fundamentais da união adesiva com a superfície dentária, como a capacidade de molhamento e energia livre de superfície, e as interações entre o condicionamento ácido, do primer e do adesivo com os substratos dentários.

>>>Leia mais: Descomplicando os Sistemas Adesivos Convencionais: Parte I

Diferente dos sistemas convencionais, apresentam um Primer contendo monômeros ácidos, com menor agressividade comparados ao condicionamento com ácido fosfórico, desmineralizando parcialmente a superfície dentária, e quando em dentina, modificam o Smear Layer, impedindo sua remoção total, tornando-se parte constituinte da camada híbrida após a infiltração do adesivo, responsável por uma camada mais homogênea.

É importante relembrar que o esmalte é o tecido mais mineralizado, constituído de aproximadamente 97% de hidroxiapatita, por este motivo, o primer ácido não é capaz de desmineralizar o suficiente de sua superfície, podendo-se realizar previamente, tanto para o sistema de dois passos quanto para o de passo único,  o condicionamento seletivo no esmalte com ácido fosfórico a 37% (por 30 segundos e após, lavar abundantemente), resultando em maiores microporosidades e melhorando a interação com o adesivo.

Algumas vantagens dos sistemas autocondicionante podem ser observadas em relação aos sistemas convencionais, como:

  • Eliminação do condicionamento ácido prévio na superfície dentária;
  • Facilita o controle da umidade da dentina;
  • Técnica operatória menos sensível;
  • Vantajosos nas restaurações envolvendo esmalte e dentina.

Vamos conhecer as principais apresentações dos sistemas adesivos autocondicionante.

Sistemas adesivos autocondicionante de dois passos:

São dispostos em dois frascos, um contendo o primer ácido, e outro com o adesivo/bond propriamente dito. O primeiro passo é a aplicação do primer ácido, constituído de monômeros ácidos, promovendo a desmineralização do substrato dentário, monômeros hidrofílicos, para a melhor infiltração do adesivo na dentina, e os solventes. Antes de sua aplicação deve-se agitar o frasco, com auxílio de um Microbrush aplicar com fricção por aproximadamente 20 segundos, utiliza-se suaves jatos de ar para auxiliar na evaporação dos solventes, favorecendo sua ação, modificando o Smear Layer (quando na dentina), e infiltração na estrutura dentária. Atenção: Não se deve remover o primer ácido! Em seguida é aplicado o adesivo, com um novo Microbrush, também com fricção, e fotopolimerizar por 20 segundos (ou de acordo com o fabricante), promovendo a formação da camada híbrida com boas propriedades mecânicas e resistência.

Sistemas adesivos autocondicionante de passo único:

Também conhecidos como all-in-one, que agrega todos os componentes do primer ácido e do adesivo em uma única solução, com o objetivo de reduzir o tempo clínico e a sensibilidade técnica operatória. Essa mesma solução realizará o condicionamento simultaneamente a infiltração do adesivo pelo substrato dentário. Na dentina, formando a camada hibrida juntamente com o Smear Layer modificado. Para melhor resultado no esmalte, pode-se realizar o condicionamento ácido seletivo.

Apresenta-se em frasco único ou em dois frascos diferentes, neste último, o conteúdo dos frascos deve ser misturado previamente a sua aplicação. Como o primer ácido é apresentado em solução única com o adesivo, pode ter seu efeito reduzido, comparado a sua aplicação individual, desta forma, com intuito de contornar este problema e aumentar sua eficácia, aplica-se com o Microbrush uma primeira camada da solução, com fricção por 20 segundos, suaves jatos de ar auxiliam na volatização do solvente, sem deixar excessos e SEM fotopolimerização, aplica-se a segunda camada da mesma maneira, porem ao final fotopolimerizar por 20 segundos (ou de acordo com o fabricante).

Com o intuito de aprimorar estes sistemas adesivos e torná-los mais versáteis, alguns fabricantes desenvolveram os “adesivos universais”, sob o mesmo conceito dos adesivos autocondicionante de passo único, assim como o passo a passo para sua aplicação. Esta versatilidade, permite ser adaptáveis à cada situação clínica, por exemplo, podem ser aplicados com condicionamento ácido seletivo em esmalte, ou sem condicionamento ácido prévio (autocondicionante), ou até mesmo com condicionamento ácido prévio em esmalte e em dentina, mas é importante saber que esta última possibilidade, cabe ao cirurgião-dentista de acordo com a cavidade que está sendo preparada, e com cada caso, e de qual protocolo adesivo seguir, em relação ao “adesivo universal”.

Conclusão:

Em termos de durabilidade, ele apresenta melhores resultados e menor índice de falhas, já que são aplicados separadamente, quando comparados ao sistema autocondicionante de passo único, este último, pode apresentar resultados variados, pois a solução única pode provocar instabilidade físico-química. A escolha, que cabe a cada profissional, e sucesso será obtido respeitando as características de cada material e sua relação com as estruturas dentárias, e na execução correta das técnicas.

Sobre o autor: 

Renato Lenoir C H Martinez | @renato_lenoir

  • Professor de Dentistica e Clínica Integrada pela UNIG – Itaperuna/RJ
  • Professor de Prótese pelo UNIFLU – Campos/RJ
  • Especialista em Prótese e Reabilitação Oral e Estética – SLM
  • Mestrado em Clínica Odontológica – UFF

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *