Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Hoje comemoramos o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Data oficializada em 2005 pela Lei N° 11.133, porém, comemorada desde 1982. Não por coincidência, a data foi definida no mesmo dia que é também comemorado o Dia da Árvore, devido a proximidade da primavera e o aparecimento das flores que remete a renovação da luta das pessoas com algum tipo de deficiência.

De acordo com a Lei N° 13.146/15, a pessoa com deficência é “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” Sendo assim, a data surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Existem diversos tipos e níveis de deficiência, podendo ser classificadas em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

Deficiência Física:
O paciente apresenta problemas no seu corpo que comprometem o desenvolvimento de funções físicas. Esse tipo é encontrado, por exemplo, em paraplégicos ou em pessoas com paralisia, membros amputados ou deformidades congênitas.

Deficiência Auditiva:
As pessoas com eficiência auditiva, por sua vez, são aquelas que possuem perda bilateral, parcial ou total do sentido da audição. Essa perda da capacidade de ouvir pode ser causada por problemas diversos, tais como doenças hereditárias, doenças maternas, problemas no parto, infecções virais, lesões, entre outras causas.

Deficiência Visual:
As pessoas com deficiência visual são aquelas que apresentam problemas que dificultam a visualização de objetos. É considerado deficiente visual aquele que é cego ou apresenta uma baixa visão. Vale ressaltar que problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia não são considerados deficiências.

Deficiência mental:
Na deficiência mental, as pessoas apresentam funcionamento mental abaixo da média. Vale destacar que, para ser considerada uma deficiência, os sintomas devem surgir antes dos 18 anos de idade.

Com o passar dos anos, muitas barreiras já foram derrubadas, o preconceito também diminuiu  muito, mas em muitos lugares, estas pessoas sofrem com a falta de acessibilidade, que por muitas vezes, impede a locomoção, a comunicação e até mesmo o direito de informação. Cabe a nós, uma parte grande de responsabilidade, já que lidamos com diversos pacientes que possam vir a apresentar algum tipo de problema de acessibilidade para vir ao consultório ou clínica, por exemplo.

A atenção e cuidado para com estas pessoas devem ser constantes, porém, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, serve muito para reforçar a responsabilidade social e pelos direitos destas pessoas.

Fonte: Mundo Educação

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.