20 de março: Dia Mundial da Saúde Bucal

Neste mês de março acontece uma data muito importante para a Odontologia, o Dia Mundial da Saúde Bucal.  

A Celebração, criada pela World Dental Federation (FDI), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal a da adoção de hábitos de higiene oral diários. 

A seguir saiba mais sobre essa desta data comemorativa e como você, profissional de Odontologia, pode incentivar os cuidados com a higiene bucal no consultório. 

Quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal? 

O Dia da Saúde Bucal foi instituído pela World Dental Federation (FDI) em 2007.  

Inicialmente, a data era comemorada no dia 12 de setembro, para homenagear o aniversário do fundador da entidade, Charles Godon. 

Contudo, em 2012 a instituição resolveu alterar a data da celebração e hoje o Dia Mundial da Saúde Bucal acontece em 20 março.  

Além desta data, no Brasil também são comemorados o Dia Mundial do Dentista e Dia Nacional do dentista, que ocorrem em 3 de outubro e 25 de outubro, respectivamente. 

Qual o intuito do Dia Mundial da Saúde Bucal? 

O intuito de celebrar o Dia Mundial da Saúde Bucal é unir esforços para difundir educação em saúde bucal ao redor do mundo, bem como o acesso a serviços odontológicos de qualidade. 

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da saúde, quase metade da população mundial apresenta algum tipo de doença bucal, impactando diretamente a qualidade de vida destas pessoas. 

Além disso, já se sabe que a saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral do corpo, e que a má higiene oral é fator de risco para os desenvolvimentos de diversas doenças sistêmicas.  

Isso reforça a importância dos cuidados com a higiene oral para garantir mais saúde ao longo da vida. 

Como incentivar os pacientes a cuidarem da higiene bucal? 

O Dia Mundial da Saúde Bucal também nos lembra da importância do papel do dentista para uma sociedade mais saudável.  

Mais do que tratar problemas bucais, é fundamental que esses profissionais disseminem informações sobre prevenção e incentivem os pacientes a realizarem uma higiene bucal diária e efetiva. 

Existem diversas formas de fazer isso, até mesmo por meio ações simples que podem ser inseridas no dia a dia clínico.  

A seguir, confira algumas delas:

1. Conscientize sobre os benefícios da higiene oral adequada 

Os benefícios de uma boa higiene oral vão muito além de manter um sorriso bonito e saudável, e o paciente precisa estar ciente disso. 

Cuidar dos dentes, gengivas e demais tecidos que compõem a cavidade oral é essencial para manutenção da saúde de todo o corpo, prevenindo, por exemplo, doenças cardiovasculares, diabetes, partos prematuros, entre outras. 

Fornecer materiais impressos sobre o tema também pode ser útil para estimular os hábitos diários de higiene. 

2. Demonstre técnicas de higiene oral 

Muitos pacientes realizam a higiene bucal de maneira inadequada, pois nunca foram orientados sobre as técnicas de escovação, uso correto do fio dental e de outros itens de higiene oral. 

Por isso, mostre ao paciente de que maneira ele deve realizar a higiene bucal e com que frequência. Se necessário, utilize macromodelos para tornar a explicação mais didática. 

Em casos de pacientes infantis, essa educação pode ser aplicada também à família do paciente. 

3. Enfatize a importância do acompanhamento odontológico regular 

Visitas regulares ao consultório são essenciais para prevenir o desenvolvimento de cáries, gengivites e complicações mais graves, contudo, mais da metade da população brasileira não vai ao dentista todo ano. 

Sendo assim, explique ao paciente por que ele deve ir ao dentista regularmente e enfatize a importância das consultas preventivas para a manutenção da saúde bucal e o tratamento de qualquer condição em sua fase inicial. 

4. Crie e compartilhe conteúdo sobre saúde bucal 

A internet nos permite criar e compartilhar conteúdo de forma rápida e em larga escala. Então, por que não usá-la para disseminar informações úteis sobre saúde bucal? 

Aproveite o Dia Mundial da Saúde Bucal para publicar conteúdos de conscientização em suas redes sociais, estimular seus seguidores a realizarem a higiene bucal corretamente e irem ao dentista com frequência. 

5. Indique produtos de higiene oral de qualidade  

Uma escova dental de qualidade faz toda a diferença na hora de realizar uma higiene bucal de excelência. 

Então, além de orientar seus pacientes quanto a técnica de escovação, recomende produtos apropriados e que ofereçam uma limpeza efetiva e proteção superior. 

Ao mesmo tempo, o mercado odontológico tem desenvolvidos soluções cada vez mais inovadoras, pensadas para atender os mais diversos perfis de pacientes e suas necessidades individuais. 

Agora que você já sabe que uma das formas de incentivar a higiene bucal diária é recomendando produtos de qualidade aos seus pacientes, confira o portfólio completo de higiene oral disponível no site da Dental Cremer. 

Lá você encontra escovas odontológicas, cremes dentais e enxaguantes bucais de marcas reconhecidas no mercado, como Curaprox e Oral-B. E ainda fica por dentro dos últimos lançamentos e novidades da área de higiene oral! 

Acesse o site e aproveite! 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer | Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

✍️ Deixe seu comentário

 Compartilhe com os amigos

 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

Twitter

 Pinterest

 TikTok

▶️ Youtube

 Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Fontes de referência

“TENHA orgulho de sua boca”: 20/3 – Dia Mundial da Saúde Oral. MINISTÉRIO DA SAÚDE, [S. l.], p. 1-1, 17 mar. 2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/tenha-orgulho-de-sua-boca-20-3-dia-mundial-da-saude-oral/. Acesso em: 17 mar. 2023. 

NO DIA Mundial da Saúde Bucal (20/03), confira dicas para criar bons hábitos nas crianças. FUNDAÇÃO ABRINQ, [S. l.], p. 1-1, 18 mar. 2022. Disponível em: https://www.fadc.org.br/noticias/dia-mundial-da-saude-bucal-22. Acesso em: 17 mar. 2023. 

“DIGA ahh! Pense na boca, pense na saúde!” Dia Mundial da Saúde Bucal: 20/3. Ministério da Saúde, [S. l.], p. 1-1, 18 mar. 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/diga-ahh-pense-na-boca-pense-na-saude-dia-mundial-da-saude-bucal-20-3/. Acesso em: 17 mar. 2023. 

BOA saúde bucal tem reflexo na saúde integral. Conselho Federal de Odontologia, [S. l.], p. 1-1, 13 mar. 2013. Disponível em: https://website.cfo.org.br/boa-saude-bucal-tem-reflexo-na-saude-integral/. Acesso em: 17 mar. 2023. 

DIA mundial da Saúde Bucal: o que você precisa saber para cuidar da sua. Unimed, [S. l.], p. 1-1, 20 mar. 2022. Disponível em: https://blog.segurosunimed.com.br/dia-mundial-saude-bucal/. Acesso em: 17 mar. 2023. 

DIA do Dentista: 55% dos brasileiros não vão regularmente ao profissional. Trinuna, [S. l.], p. 1-1, 25 out. 2022. Disponível em: https://tribunahoje.com/noticias/saude/2022/10/25/111066-dia-do-dentista-55-dos-brasileiros-nao-vao-regularmente-ao-profissional. Acesso em: 17 mar. 2023. 

NO DIA Nacional da Saúde Bucal, relembre a importância da consulta com dentista. MultiClinica, [S. l.], p. 1-1, 25 out. 2018. Disponível em: https://www.multiclinica.com.br/consulta-com-dentista/. Acesso em: 17 mar. 2023. 

RADAR da saúde: quase metade da população mundial tem um problema bucal. Veja Saúde, [S. l.], p. 1-1, 1 mar. 2023. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/radar-da-saude-quase-metade-da-populacao-mundial-tem-um-problema-bucal/. Acesso em: 17 mar. 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *